Democrito de abdera

Categories: Trabalhos

0

Nascido em Abdera, Demócrito viajou pelo Egito e pela Ásia e teve uma vida extremamente longa. Escreveu numa prosa arcaica mas bem elaborada, elogiada por Cícero e Plutarco, sobre filosofia da natureza, matemática, ética e música. Restam-nos de suas obras somente curtos fragmentos, mas Aristóteles analisou sua doutrina filosófica. Esse grande filósofo desenvolveu a doutrina atomística de Leucipo e se opôs à escola de Heráclito e à de Parmênides.

Segundo Demócrito, os átomos de que se compõe o universo, similares em qualidade mas diferentes em volume e forma, estão em movimento constante no espaço e se agrupam de maneiras Swipe to page diferentes para form Demócrito acrescent pereçam, os próprios alma é uma forma su ar 3 S”ipe tc view os decaiam e ra Demócrito, a Itimo composto de átomos mais sutis) animando o corpo humano. Alguns aspectos da doutrina de Demócrito aproximam-se de noções científicas modernas. Em ética, Demócrito sustenta que se deve buscar a felicidade na moderação dos desejos e no reconhecimento da superiorldade da alma sobre o corpo.

Segundo seus contemporâneos, Demócrito estava sempre rindo das loucuras da humani humanidade, e ele é às vezes era chamado de filósofo risonho, m oposição ao melancólico Heráclito. Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego éliL0Tñpn [episteme], ciência, conhecimento; Àóyoq [logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento. É o estudo científico da ciência (conhecimento), sua natureza e suas limitações.

A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é conhecida como teoria do conhecimento. Relaciona-se com a metafisica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, valia a consistência lógica de teorias e suas credenciais cientificas. Atomismo é uma filosofia natural que se desenvolveu em diversas tradições antigas. Na tradição ocidental, ele remonta ? teoria dos filósofos da antiguidade que propuseram a existência de inúmeras e minusculas partículas sólidas – átomos – que não podiam ser cortados.

Os principais filósofos atomistas foram Leucipo de Mileto, Demócrito de Abdera, Epicuro de Samos e Lucrécio. O mundo em constante transformação era explicado como a reorganização incessante dos átomos imutáveis em diferentes formas. Até o químico Dalton em 1800 d. C. esta teoria praticamente não evoluíra. A PAGFarl(F3 praticamente não evoluíra. A principal contribuição do atomismo para a atualidade foi o fato de buscar explicar os fenômenos pela emergência, isto é, desenvolver um modo de pensar que se desvencilha da teleologia.

A metafisica (do grego antigo [metà] = depois de, além de; e QUOIÇ [physis] = natureza ou física) é uma das disciplinas fundamentais da filosofia. Os sistemas metafísicos, em sua forma clássica, tratam de problemas centrais da filosofia teórica: são tentativas de descrever os fundamentos, as condições, as leis, a strutura básica, as causas ou princípios primeiros, bem como o sentido e a finalidade da realidade como um todo, isto é, dos geral. ?tomos vem do grego a: não tomo : divisível . átomo : não divisível . Para Lucrécio, a alma é mortal. Após o decesso, resta um simulacro (simulacrum), os fantasmas que assombram os vivos. Deste modo, ele resgata a ideia epicurista de eidolon, termo grego. Ele afirma que o medo da morte criou o mito da imortalidade da alma. A Teosofia sustenta a tese da alma morredoura, mas defende que o espínto, pnnc(pio que anma a alma, é o Ser que realmente sobrevive à morte . PAGF3ÜF3

Concertação social

0

Antecedentes históricos As primeiras associações sindicais e patronais foram criadas em Portugal na primeira metade do século XIX e, em

Read More

Higiene e profilax ia

0

A formação profissional na área tem sido motivo de preocupação ao longo da história da enfermagem brasileira e não se

Read More