Desenho tecnico

Categories: Trabalhos

0

CLIMATIZAÇÃO AUTOMATIZADA DE AMBIENTES Alberto Bueno de Paulal, Alexandre Tonietti2 Darlan Zotti3, Felipe Pereira dos Santos4, Jovani Marcio da Silveira5. Resumo – O principal objetivo deste projeto é mostrar através de pesquisas, que é possível desenvolver um sistema de climatização automatizado e inteligente, buscando um maior conforto climático, melhoria na saúde e ao mesmo tempo evitar desperdícios de energia. Abstract – The main o c ora research, it is posslbl o to next*ge system and intelligen better health care w 1.

INTRODUÇÃO to show through ed climate control table climate, ergy. A ocorrência de mudanças climáticas no Brasil e no mundo, vem sendo cada vez mais frequente. O desmatamento das florestas, o crescimento das regiões metropolitanas em conjunto com o desgastamento da camada de ozónio, são alguns dos fatores que contribuem para as mudanças bruscas de temperatura que temos vivido nos últimos anos, e porque não dizer, nas últimas décadas.

Pesquisas nos mostram que as mudanças bruscas de temperatura aumentam consideravelmente o risco de problemas temperatura agradável e que não cause um choque térmico ao air de um ambiente, seria o ideal. Neste Artigo, pretendemos mostrar através de pesquisas, que é possível desenvolver um sistema de CLIMATIZAÇÃO AUTOMATIZADA DE AMBIENTES, para uma melhoria na saúde e ao mesmo tempo econimizar energia. 1. 1 CLIMATIZAÇAO É a definição dada ao processo de fazer com que um meio ambiente qualquer permaneça numa faixa de temperatura smpática aos organismos biológlcos que se quer preservar. . 2 CONDICIONAMENTO DE AR É o processo de tratamento do ar interior em espaços fechados. Esse tratamento consiste em regular a qualidade do ar interior, o que diz respeito às suas condições de temperatura, umidade, limpeza e movimento. Para tal, um sistema de condicionamento de ar inclul as funções de aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem e ventilação do ar. A climatização constitui um processo semelhante ao condicionamento de ar, mas não inclui a função de umidificação ou outras funções. . AU OMA IZANDO O SISTEMA DE CLIMATIZAÇAO A automatização do sistema seria uma forma do usuário programar a temperatura desejada e o ambiente interno se manter nessa temperatura com o mínimo de variação posslVel, ndependente da variação da temperatura externa ao ambiente, ou seja, se a temperatura externa for mais alta que a programada pelo usuário, o sistema aci dores, ou se a se a temperatura for mais baixa, ele aciona os aquecedores, mantendo sempre a mesma temperatura.

Além disso, o usuário poderá programar os dias da semanas e horários que o sistema atuará, economizando energia nos horários que o ambiente em questão não estiver sendo utilizado. 3. FUNCIONAMENTO Buscamos através de pesquisas e chegamos a uma conclusão que para o sistema funcionar precisaríamos de: Um Sensor de Tempera dentro do ambiente, dois Controladores Digitais para Unidades de Refrigeração e um Interruptor Horário, além é claro dos condicionadores e aquecedores, lembrando que já existem no mercado condicionadores de ar com as duas funções, esfriar e aquecer. . 1 INTERRUPTOR HORÁRIO Pela ordem de ligação o Interruptor Horário é o primeiro. Sua função é ligar e desligar o sistema, de acordo com a programação feita pelo usuário. Pode ser programado o dia da semana e horário (período). O modelo que estamos utilizando é o RTST20 da marca Coel, como mostra a Figura 1. . 2 CONTROLADOR DIGITAL Os Controladores Digitais para unidades estáticas de resfnamento ou aquecimento, são ligados após o interruptor horário e recebem informações dos sensores de temperatua.

Através deles o usuário poderá programar a temperatura desejada. Ele lê a temperatura ambiente, através do sensor e aciona os resfriadores ou a uecedores, dependendo da temperatura desejada, pré pelo usuário. Para Para demostração na nossa maquete utilizamos apenas um para resfriamento ligado a um cooler. O modelo é o EVKB 21, ilustrado na Figura 2. 3. SENSOR DE TEMPERATURA O sensor de temperatura mede a temperatura do ambiente, ele é ligado no controlador digital.

O modelo que optamos em utilizar é um do tipo Pares Termoelétricos, mais conhecido como Termopar, ilustrado na figura 3. Esse modelo oferece boa robustez e alcançam temperaturas muito mais altas se comparados a outros modelos do mercado, e como eles geram tensão a partir da temperatura medida, não precisam de fonte de alimentação, além disso, sua tecnologia simples favorece sua fabricação a um custo bastante acessível. 4. OS TESTES

Nos testes que realizamos com a nossa maquete, conseguimos comprovar, embora de forma mais simples, que o sistema realmente funciona bem e pode ser aplicado em qualquer ambiente onde se faz necessário um controle de temperatura ou um conforto térmico. A opção de poder programar os dias e horários para o funcionamento do sistema e mais um ponto positivo, pois ajuda na economia de energia. 5. CONCLUSÃO Podemos concluir dizendo que o nosso projeto foi muito bem sucedido, pois conseguimos aprender com as pesquisas e colocá- las em prática para o funcionamento do sistema.

Atps

0

Passo 1 – Criar um caso, atendendo as seguintes diretrizes: a) deve existir um autor da ação e um réu;

Read More

Construindo um negocio

0

Nome: Reginaldo Ferreira Gomes 239703 Nome: Josimar Gomes Do Amaral Nome: Marcos Paulo Rodrigues de Souza Nome: Anderson Pereira Moreno

Read More