Dialogo diario de segurança

Categories: Trabalhos

0

Ar comprimido cuidado Os equipamentos de ar comprimido, foram desenvolvidos para injetar ar em algum recipiente ou em algum outro equipamento. Mas, com o uso corriqueiro, passou-se a usar o equipamento de ar comprimido para a limpeza de roupas ou a limpeza de máquinas, bancadas ou ainda a secagem de peças. A princípio, o ar comprimido parece bastante inofensivo e suficiente para não darmos muita atenção às normas para utilização.

O ar comp empregado (se não e ve ar 29 empregado poderá estar usando que to view nut*ge m corte na mão do tras vezes, um par uma máquina ossua uma série de part culas como: lascas de madeira, poeiras, etc. Dessa forma, estas partículas poderão ser projetadas na vista do empregado ou ainda de um companheiro que se encontra próximo (caso não estiverem utilizando óculos, poderá causar um acidente). Outras vezes, a máquina que está sendo limpa, possui uma mistura combustível, seja ela gasosa ou liquida.

A atuação do ar comprimido, a sua fricção contra as paredes dessa máquina e o conseqnente espalhamento do combustível, podem gerar aquecimento ou eletricidade estática, o que poderá resultar em fogo e explosão. Em outras ocasiões, temos o indivíduo que costuma limpar a roupa com ar comprimido. Este procedimento poderá fazer com que algumas partículas que estejam em sua roupa venham a se alojar do trabalhador, ou ainda, a ação do ar comprimido contra a pele poderá abrir uma fenda, a qual além de ser uma via de penetração do agente tóxico existente no local, é também uma via de infecção.

O agente tóxico poderá também introduzir-se na corrente sangflínea e provocar a morte. As brincadeiras deverão ser evitadas a todo custo. Devemos lembrar que um simples jato de ar nos olhos de m companheiro desprevenido pode ser o suficiente para cegá-lo de forma irremediável. Uma mangueira de ar próxima ao ouvido de um companheiro de trabalho, não só lhe dará um grande susto, capaz de fazê-lo se machucar com a máquina, equipamento, ferramenta em que está trabalhando, como também poderá romper-lhe os tímpanos.

Tudo isso pode acontecer com você que está usando ar comprimido, portanto além dos cuidados, não o utilize de forma inadequada. É necessário utilizar as luvas para proteção das mãos, os óculos de segurança, evitando que a visão possa ser perturbada e protetor auricular para que a audição não seja exposta ao alto nlVel de ruido dos mesmos. A ATITUDE E O AJUSTAMENTO NO POSTO DE TRABALHO Além do conhecimento das motivações dos indivíduos, os responsaveis por grupos de pessoas, devem levar em conta que cada um faz julgamentos com base nos quadros de referências próprias.

Portanto, um dos problemas básicos para se compreender a maneira das outras pessoas agirem, refere-se à dificuldade de se ajustarem aos quadros de referência, reciprocamente. As atitudes fornecem as premissas, a partir das quais o indivíduo realiza seus julgamentos e essa forma, uma atitud PAGF ag fornecem as premissas, a partir das quais o indivíduo realiza seus julgamentos e dessa forma, uma atitude negativa, pode levar o outro a considerar como negativa a informação ou comunicação recebida. ara que uma mudança de atitude ocorra, o tipo de mensagem transmitida deve estar moldada tendo em vista a base técnica do conteúdo e a base motivacional que sustenta esta atitude. Quando o indivíduo não consegue ajustar de um modo positivo, com as condições do meio, desenvolve comportamentos inadequados e logicamente, estes comportamentos podem omprometer o seu envolvimento, a sua atuação sobre a sua própria segurança pessoal. MANEIRA CORRETA DE TRABALHAR SENTADO O peso corporal na posição sentada é sustentado principalmente por dois ossos da bacia: as tuberosidades isquiáticas.

Estas acham-se separadas do assento apenas por uma fina camada muscular e uma pele grossa. Comprovou-se que os estofamentos devem se situar numa situação intermediária, nem muito macios nem muito duros. Portanto um estofamento pouco espesso, colocado sobre uma base rígida, que não afunde com o peso do corpo, ajuda a distribuir a pressão diminuindo o desconforto e a fadiga. O material usado para revestir o assento deve ser antiderrapante e capaz de dissipar o calor e umidade, não sendo recomendavel plástico e impermeáveis.

A posição correta no trabalho é fundamental para evitar-se as dores na coluna e cansaço. E-m comparação ao trabalho e de sentada alivia as PAGF circulatórios. Entretanto, a pressão nas costas aumenta devido ao deslocamento do centro de gravidade. Se você fica sentado sem qualquer suporte para as costas, a pressão sobre a parte inferior da coluna aumentará cerca de 50% em relação a exercida durante sua postura em pé. Da mesma forma, uma posição de trabalho sentada, com pouco suporte para os pés, aumentará a carga sobre a suas costas.

Em vista disso, é importante ajustar a altura do assento de forma que os pés possam descansar sobre a superfície de apoio e o ângulo de flexão dos joelhos fique em torno de 90 graus. O encosto da cadeira também deve ser ajustado em altura e profundidade, pois ele fornece apoio para a parte inferior das costas. A mesa de trabalho deve ficar a uma altura que permita ao cotovelo manter um ângulo ao redor de 90 graus. Quando não é possível ajustar a altura a mesa, um apoio para os pés pode ser necessário. É importante mudar de posição quando trabalhamos sentados e ficamos de pé de vez em quando. ?s vezes é útil aliviar os ombros e o pescoço empregando um apoio para os braços. Sentado, ora mantenha a posição ereta, ora recoste-as, mas observe o apoio lombar na sua cadeira, é bom nos levantar-mos para apanhar algum objeto para o trabalho ao invés de nos torcermos para fazer isso na cadeira. NO PROJETO DE UM ASSENTO DEVE SE CONSIDERAR: 1- Não existe um assento ideal para todas as ocasiões, mas aquele mais adequado para cada tarefa. – As dimensões do assen adequadas às dimensões adequadas às dimensões físicas do usuário.

A largura deve se adequar a largura do tórax e o comprimento deve ser tal que fique pelo menos cerca de 2 cm’s afastado da caxa. 3- Deve permitir variações de postura. Os assentos de formas anatômicas em que as nádegas se encostam neles, permitindo poucos movimentos, não são recomendados. FONTES DE CONSULTA: Revista PROTEÇAO vol. 02 na 07, Março 990 prevencionista. A RESPONSABILIDADE DE CADA UM NA PREVENÇAO DE ACIDENTES O principal responsável pela sua SEGURANÇA é você mesmo, pois ão há ninguém melhor para saber o que fazer de sua vida. Você é dono do seu próprio nariz.

Só que no mundo em que vivemos, o homem é um ser social, pois está ligado a família, a grupo de amigos e trabalha em conjunto com seus semelhantes. Dito isto, já podemos perceber que você já não é tão dono assim do seu nariz. Você tem responsabilidades com familiares, amigos e colegas de trabalho. Imagine se você for acidentado, ou provocar um acidente, teríamos as consequências diretas e indiretas: 1 – Além de você sofrer lesões, podendo até morrer, causar danos e prejuízos e, conforme o ipo de acidente, seus colegas também poderão ser acidentados. – São acionadas várias pessoas para o atendimento do(s) acidentado(s), causando com isto perda de tempo e prejuízos; 3 – A rotina da família é modificada ara o atendimento do acidentado e também, co PAGF s OF despesas, conforme o tempo de recuperação do acidentado, o dinheiro que vai entrar para as despesas domésticas, sofrer uma brusca redução; 4 – Caso você não morra no acidente, mas fique inutillzado para o trabalho, poderá ver toda a estrutura a sua volta desmoronar e deixará de ser uma pessoa “DE BEM COM A VIDA”.

Este exercício de imaginação eh triste, talvez tétrico, mas é ótimo para que você saiba que um acidente modifica tudo a que você está acostumado e, como envolve outras pessoas. No seu serviço, saiba executá-lo corretamente, distinga os riscos a que está exposto e tome as medidas preventivas necessárias. Se precisar de ajuda, entre em contato com o Técnico de Segurança a fim de que as providências possam ser solicitadas acompanhadas e resolvidas. Na prevenção de acidentes, você é parte do problema ou parte da solução? DEFINA-SE!! FÉRIAS Uma viagem de férias é um tempo de prazer, de despreocupação de alegria.

Para que isso aconteça, tudo deve ser programado com antecedência: A SEGURANÇA, os locais, a acomodação e o dinheiro necessário. Veja agora os pequenos cuidados que você deve ter com você próprio, com sua família e seu carro, na ida e na volta de uma férias: • O conforto e a segurança dependem muito da arrumação correta da bagagem que será levada. • O bagageiro muda a dinâmica do carro afetando a estabilidade e aumentando o consumo de combustível, portanto amarre bem tudo o que estiver nele; cubra com resistente ao ar; e por fim… ome cuidado nas curvas. Uma ultrapassagem segura exige, antes de mais nada, uma avaliação correta da distância necessária para fazê-la. O motorista que estiver sendo ultrapassado deve facilitar ao máximo essa operação. Observe com regularidade o painel de instrumentos, controlando as indicações de temperatura e as demais luzes de aviso. Esteja, também, atento aos diferentes cheiros que possam surgir de dentro e de fora do carro. Verifique os pneus, nlvel do óleo do motor, água do radiador, parte elétrica e cinto de segurança. ?? Evite refeições pesadas. Roupas apertadas prejudicam a circulação do sangue, ortanto use roupas leves e folgadas. P repare uma boa merenda e leve alguns jogos para entreter as crianças. PROTEÇAO DOS PULMOES O aspecto mais importante a ter em conta com respeito aos pulmões é que eles evitam que qualquer substância daninha se introduza no sangue – substâncias que podem estar no ar que respiramos. Os pulmões são formados por milhões de células tão pequenas. Só podem ser vistas com um microscópio muito potente.

O revestimento de cada uma destas células é um filtro muito bom. Permite que o oxigênio do ar passe ao sangue. Ao mesmo tempo permite que o dióxido e carbono do sangue saia através da respiração. Se o oxigênio fosse o único ás ue udesse passar através do sangue não haveria probl muitos perigosos e este é o motivo pelo qual em muitas circunstâncias é necessário usar máscaras contra gases apesar de que se tenham tomado outras medidas para eliminá-los do ar. Também temos os pós. Sempre tem pó no ar – mesmo nos lugares mais limpos.

Como resultado os pulmões se acham adaptados ao pó fluente, mas quando e se é muito espesso e muito fino, os pulmões não tem defesa contra eles. A maioria do pó que se respira é exalado. O pó fluente (solto) que se assenta nas passagens grandes de ar elimina-se tossindo. É somente o pó muito leve que penetra nas células pequenas o que as tapa e pode causar problemas. Suponho que melhor maneira de manter limpo o ar do lugar de trabalho é evitando que as substâncias daninhas entres neles. Isto significa que as operações e processo que produzem substâncias daninhas devem estar controladas por exaustores.

Sem dúvida, certas operações não podem ser protegidas completamente, alguns pós e vapores ficam soltos. Uma boa ventilação soluciona o problema em muitos casos, mas quando sto não é suficiente deverão usar-se máscaras ou respiradores. Provavelmente seria mais correto dizer que os respiradores e máscaras são protetores dos pulmões. O problema é que muita gente não quer usá-los. Dizem que lhes causa algum incômodo – o que não têm em conta é o “incômodo” que lhes podem causar os pulmões cheios de pó. E se este pó que se respira é venenoso, o problema pode ser muito sério.

O aspecto no qual queremos insistir é que se indica-lhes um protetor, deve usá-lo. Se não a fazem assim se estarão cri lema muito se indica-lhes um protetor, deve usá-lo. Se não o fazem assim se estarão criando um problema muito sério, mais sério do que possam imaginar. As substânclas perigosas que se usam na indústria são analisadas e estudadas continuamente. Quando a gerência recebe a informação de que tem que usar proteção contra estas substâncias, imediatamente põe à disposição dos trabalhadores o equipamento correspondente.

Se a Gerência está preocupada com nossa saúde, por que nós? ATENÇÃO: Usem equipamentos de proteção respiratória. LIMPEZA DAS MÃOS Dermatite é um termo geral para descrever ou designar a inflamação da pele que pode esultar de uma exposição a gases ou vapores irritantes no local de trabalho. Pode-se dividir este termo geral em várias classes específicas de dermatite. A dermatite de óleo é causada pela obstrução e fechamento dos orifícios da pele devido ao óleo e pastas.

A dermatite de sensibilidade é tlpo alérgico de irritação da pele, devido a um contato com um produto químico ou devido a um grande e repetido contato. A dermatite de contato é causada por um irritante primário e pode ser muito séria. Entres esses irritantes primários se incluem: ácidos, solventes, sabões, colas, resinas, borracha, plástico e cimento. Cuidado com a gasolina ou o querosene! Muita gente os usa para lavar as mãos, que se bem eliminam a graxa, também irritam a pele e dissolvem os óleos naturais que a protegem.

Muito pouca gente se dá conta do importante que é a pele para sobreviver. Sua principal tra debaixo. É a primeira tarefa é proteger o tecido Sua principal tarefa é proteger o tecido que se encontra debaixo. É a primeira defesa contra os germes. Em esta defesa os germes nos invadiriam e morreríamos. Todavia os germes que penetram no corpo através de pequenos cortes ou raladuras, podem criar problemas muito sérios, este é o otivo pelo qual é importante receber primeiros socorros quando se sofre uma lesão na pele, não importa o quão pequena seja.

CUIDADOS COM A PELE Em um artigo que li no mês passado sobre a pele, se dina que as enfermidades da pele, as quais se conhecem pelo nome de Dermatites, multiplicou-se na segunda metade deste século ao aumento tão grande de produtos químicos nas indústrias. A pele é um tecido muito sens[vel que cobre todo nosso corpo. Vivemos sem nenhum exagero, dentro de uma cápsula, nossa pele. A pele das pessoas adultas, como nós, tem extensão de mais de 3 m2 (três metros quadrados). Apesar de ina a pele é muito resistente.

Contém entre dois e três milhões de glândulas de suor, as quais despejam ao exterior cerca de um litro por dia durante os meses quentes. Se não tivéssemos a pele, não poderíamos sentir nada ao tocar objetos ou pessoas. A pele é uma camada misteriosa entrelaçada de delicados circuitos elétricos, antenas, cabos, interruptores, tecidos e muitos outros mecanlsmos. Recebe um terço do sangue do corpo. A pele é um órgão vivo que, como uma árvore, elimina as células (vermelha) mortas e desenvolve outras novas que as substituem. Quando tiverem tempo, e qualquer outro lugar,

Sniffy – relatório final

0

SUMÁRIO 1 RESUMO 2 INTRODUÇÃO. 3. 0 METODOS……… 3. 1 Sujeito 1 or12 to view nut*ge 3. 1. 2 Ambientes,

Read More

O que é revolução industrial?

0

Número de matrícula: Disciplina: Economia Professor: O que é Revolução Industrial? sao paulo 2012 Sumário Introdução O que é Revolução

Read More