Direito empresarial
Estudo de caso “A inequidade pode afetar a motivação dos jogadores de futebol”. 1- Explique os significados dos conceitos: Equidade e nequidade. Na teoria da equidade as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça em relações com outras pessoas. Dentro de uma organização, as pessoas esperam receber uma compensação justa pelos seus esforços. Na teoria da inequidade, as pessoas experimentam um sentimento de injustiça e insatisfação que aumentam à medida que a inequidade é maior. S. wp view next page 2- O eu gerou a per ma minoria sendo além disso, sem trab bem menores e rece OF2 o caso narrado? érios, sem atraso, es tinham salários sso gerou um sentimento de inequidade e um clima desagradável dentro da equipe, o que levou o time a passar por uma fase ruim 3- Como cada uma das dimensões de justiça organizacional foi afetada pelas práticas do clube de futebol? Qual dessas dimensões foi a principal responsável pela percepção das injustiças na organização? A justiça atribuitiva foi afetada num momento em que o aumento de salário para uma minoria não foi justo. A justiça processual é a oportunidade de apresentar o ponto de vista de alguém sobre os resultados desejados aos tomadores de decisões.
Os craques eram bem remunerados porque se destacavam. A justiça interacional foi a principal respo responsável pela percepção de injustiça do time, pois quando as pessoas são tratadas de maneira injusta, elas reagem por meio de retaliação, foi o que aconteceu com a equipe de futebol, devido a certas injustiças, eles sentiram-se desmotivados. 4- Imagine que Silvana trabalhe nove horas por dia em uma mpresa e receba menos do eu alguns colegas que passam oito horas por dia no trabalho e produzem menos do que Silvana.
De acordo com a Teoria da Equidade, como Silvana poderia se comportar nesta situação? Segundo a Teoria da Equidade, quando as pessoas percebem que há desigualdade entre elas, experimentam o sentimento de inequidade. No caso de Silvana, ela poderia se comportar de uma forma totalmente negativa, ela poderia se sentir desvalorizada, injustiçada, causando diversas conseqüências: diminuindo a qualidade de trabalho, fazendo comparações com colegas, migos, familia, revendo sua auto-imagem, mudando até mesmo de emprego.
Bibliografia STEPHEN, P. R0bbins; TIMOTHY, Ajudge; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: Teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010. MOTA, Cahê. Fluminese completa três meses de salários atrasados nesta sexta-feira. Globoesporte. com, 6 nov. 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, beneficios e relações de trabalho: Como reter talentos na organização. 6 ed. Barueri: Manole, 2009. Faculdade Anchieta São Bernardo do Campo 2011