Divergencias metodológicas

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FREDERICO, Celso. Recepção: divergências metodológicas entre Adorno e Lazarsfeld. MATRIZes. N. 2 Abril. pp 157-172, 2008 Eloize Y. Kamei Celso Frederico é graduado e pós-graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor titular na mesma instituição em que estudou, leciona Fundamentos de Sociologia Geral e da comunicação, vinculado ao Departamento de Comunicação e Artes.

Autor e dezenas de artigos científicos publicou, entre outros, os seguintes livros: A consciência operária no Brasil (Ática, 1978), A vanguarda operária (Símbolo, 1979), O jovem Marx (Cortez, 1995), Dialética e materialismo editora UFRJ, 2006). Neste ensaio, o autor trata de empirismo e dialética através das divergências metológicas entre Adorno e S”ipeto w next*ge Lazarsfeld. Frederico ponto de partida à c o texto apresentand administrativa: Paul nos Estados Unidos PACE 1 ors ia tomando como s envolvidos.

Inicia na a pesqulsa austríaco radicado imulado com os baixos salários da universidade que se dedicou a fazer pesquisas de mercado para empresas particulares. Discorre sobre o sucesso na trajetória do sociólogo para o qual a percepção da sociologia deveria concentrar-se nos processos de escolha, uma vez que o étodo pela qual essa ocorre tornara-se autônomo e sendo cient Swipe to view next page científico é aplicável a todos os objetos de pesquisa: o empirismo das análises técnicas.

O autor retrata o (des)econtro metodológico dos pensadores a partir do projeto que aproximou os dois estudiosos, no periodo de 1 938 a 1941. Lazarsfeld dirigindo uma pesquisa sobre a reação dos ouvintes diante da música clássica tocada nas estações de rádio convida Adorno para o trabalho em razão de seus estudos sobre “a música e seu caráter contraditório em nossa sociedade”. Parte-se do ressuposto que esperava, com o convite, “reconciliar a teoria européia e o empirismo americano” (LAZARSFELD, 1969, p. 323). Com vasto referencial bibliográfico o autor apresenta Adorno.

De origem judaica, Theodor Wiesengrund Adorno estudou filosofia, sociologla, psicologia e música na Universidade de Frankfurt; trabalhou no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, mudouse para os Estados Unidos fugindo da Alemanha nazista. Discorre sobre Adorno e a defesa da dialética (concepção européia de metodologia) enquanto método na sociologia relacionando a diferença entre os processos na compreensão a sociedade: enquanto a pesquisa no empirismo positivista avança sobre as partes para se chegar ao conhecimento, a dialética busca explicitar as conexões entre as partes e o todo, num sentindo inverso do positivismo.

Tal descompasso metodológico é enfatizado pelo autor ao destacar que o fracasso da empreitada se deu, antes de qualquer coisa, às divergências epistemológicas PAGFarl(F3 o fracasso da empreitada se deu, antes de qualquer coisa, às divergências epistemológicas que levaram os estudiosos a encarar de maneira oposta um dos elementos centrais do processo de comunicação, uma vez que Lazasfeld prioriza a recepção” e Adorno o momento da “produção”, produzindo assim o que o autor intitula de “diálogo de surdos”.

O autor explicita as diferenças, para, na sequência, discutir a pesquisa sobre a audição de música no rádio, a qual dedica oito páginas do artigo. São questões difíceis levantadas ao longo do texto em que se percebe a dimensão do olhar de Adorno sobre a temática e sua incompatibilidade com a pesquisa administrativa a qual havia sido convidado. O ensaio de Frederico capta parte da história das pesquisas em comunicação e em sua essência é um bem sucedido relato as diferenças metodológicas entre empirismo e dialética.

Em um sentido geral o texto é esclarecedor, cumprindo o objetivo implícito de tornar compreensível a divergência abordada relacionando-a a realidade, vinculado a um assunto que apesar de datado de 1 937 permanece atemporal. O texto destaca-se pela linguagem concisa e objetiva em estilo informativo, capaz de abranger um grande público, mas apesar da excelente redação, o texto não consegue despertar curiosidade, dando a sensação de assunto acabado mesmo se tratando de um tema longe de ser esgotado. PAGF3ÜF3

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