Levodopa

Categories: Trabalhos

0

Levodopa (L-dopa) A Levodopa é o metabólito precursor da dopamina, por si só inerte, atuando através da sua descarboxilação a dopamina. Na metabolização da Levodopa ocorre a formação do metabólito 3-0-metildopa (3-OMD). No cérebro ela é rapidamente descarboxilada a dopamina. A levodopa ou 1-diidroxifenilanina, é um grande aminoácido neutro. Após a ingestão oral, é absorvida no intestino delgado proximal por um sistema de transporte mediado por um carreador saturável.

A absorção pode ser retardada pelas efeições e pelo aumento da acidez gástrica. A levodopa absorvid é aproxim efeito antiparkinsoni hematoencefálica atr aminoacidos neutros PACE 1 ora to view nextpage do plasma e sua a exercer um zar a barreira sporte dos Tratamento Farmacológico da Doença de Parkinson Apenas 1-3% aproximadamente da Levodopa administrada chega inalterada no cérebro, sendo que grande parte administrada é descarboxilada pela MAO presente na mucosa intestlnal e em outros locais periféricos.

A dopamina liberada na irculação pela conversão periférica da Levodopa causa efeitos gastrointestinais indesejados, em especial náuseas. A fim de diminuir a concentração de Levodopa degrada na via sistêmica, e diminuir a dose de Levodopa administrada diariamente, faz- se uma associação com um inibidor da descarboxilase do L- aminoácido aromático de ação periférica tais como a Carbidopa e Benzerazida. Essa associação diminui o metabolismo sistêmico da Levodopa, aumenta seus níveis plasmáticos, Levodopa disponível na circulação cerebral.

Efeitos Indesejáveis: Efeitos gastrintestinais: anorexia, náuseas e vômito aparecem quando a Levodopa é utilizada sem um inibidor periférico da descarboxilase. Efeitos cardiovasculares: pacientes que fazem uso de Levodopa podem apresentar arritmias cardíacas, incluindo taquicardia, extra-sístoles ventriculares e fibrilação atrial, efeitos atribuídos a formação de catecolaminas periféricas. Discinesia: 80% dos pacientes que recebem a Levodopa como tratamento prolongado apresentam movimentos involuntários de contorção (discinesia).

Pacientes que fazem uso de Levodopa ais carbidopa apresentam discinesia mais frequentemente do que aqueles que usam apenas Levodopa como tratamento. Esse slntoma pode ser aliviado com a diminuição da dose, porem os sintomas da doença retornam. O surgimento de discinesia intensa requer a retirada do inibidor periférico da descarboxilase. Efeito ON/OFF: com uso continuado de Levodopa ocorrem flutuações do estado clínico, quando a rigidez e hipocinesia agravam-se subitamente podendo durar poucos minutos ou até mesmo horas.

Esse efeito ON/OFF ou “liga/desliga” pode fazer o aciente parar de andar de repente, e fazê-lo sentir-se fixado no chão. Esse efeito não é observado em paciente que não fazem tratamento com drogas. Desta forma, tem sido sugerido que, com a evolução da doença, ocorre perda da capacidade dos neurônios de armazenar a dopamina. Na tentativa de reverter esses efeitos são utilizadas administrações de doses menores com intemalos mais curtos. Bibliografia: http://www. revistaanalytica. com. br/ed_anteriores/23 /art04. pdf http://appp. ccm. br/blog/qual-e-a -farmacocinetica-da-levodopa/478/

A espiritualidades nas bem-aventuranзas

0

NONATO OLIVEIRA A ESPIRITUALIDADE NAS BEM-AVENTURANЗAS EVANGELHO DE MATEUS 1 a Ediзгo Goiвnia Ediзгo do Autor 2010 DEDICATУRIA А minha

Read More

Praticas interventivas

0

O ser humano aprende através das mais diversas formas, contudo, nenhuma delas supera o aprender fazendo. O Construtivismo (Piaget, Vigotski)

Read More