Doze mais belos patrimonios religiosos brasileiro

Categories: Trabalhos

0

Doze mais belos patrimonios religiosos brasileiro Premium S}’ 942007 08, 2012 7 pazes INTRODUÇÃO O objetivo do trabalho DOZE DOS MAIS BELOS PATRIMÔNIOS BRASILEIROS foi mostrar a história dessas obras. Procuramos fazer uma pesquisa bibliográfica e usando a internet para buscar imagens para uma visualização mais clara. Para a apresentação desse trabalho foi desenvolvido em base das 12 mais belas edificações. São elas: Catedral Basaica, Casa da torre de Garcia D’Àvila e capela, Igreja de Nossa Senhora da Graça e colégio dos jesuítas, Igreja e convento de Nossa Senhora Da Penha, Igreja

De Nossa Senhora Da Assunção, A Igreja e Residência dos Reis magos, Fortaleza Do bom sucesso e antig Indios, Igreja e conve Nossa Senhora do Ca Nossa principal fonte ora en de s Nossa Senhora do São Lourenço dos hor as Neves, Igreja de e ê São Damião. patrimônio construído, as 100 mais belas edificações do Brasil, com isso procuramos mostrar como foram feitas essas edificações, como foram fundadas e o valor histórico de cada obra. DOZE DOS MAIS BE OS PATRIMONIOS BRASILEIROS IGREJA DE SAO COSME E SAO DAMINAO Conhecida como a igreja mais antiga do Brasil, a Matriz de São

Cosme e São Damião, foi andada construir por Duarte Coelho na década de 1 530, numa homenagem aos santos que teriam ajudado em sua vitoria sobre os potiguaras e os franceses. De arquitetura renascentista, possui sua fachada quase quadrada, com uma porta e duas janelas, entr entre as quais existem dois nichos de cantaria com as imagens dos santos gêmeos. Antes de excelente restauração, a fachada da igreja de encontrava muito descaracterizada por um frontão barroco tardio e deselegante. BUENO Alexei ET AL, O Patrimônio Construído, 2002, pg. 18) Casa da torre de Garcia D’Àvila e capela Erguida por Garcia d’ÁviIa a partir de 1551 para sede dos seus domínios, cumprindo o Regimento passado por João III de Portugal (1521-1557) data a sua construção entre 1563 e 1 609. Garcia D’Àvila foi um dos principais fidalgos entre os que chegaram na Bahia em 1 549, acompanhando tome de Sousa, governador-geral e fundador da cidade de Salvador.

Constituía-se em uma espécie de mansão senhorial, ainda ao estilo manuelino em uso por Portugal nas suas possessões ultramarinas no início do século XVI. A capela, ao contrario a igreja nao caiu em ruinas ao contrario do esto da edificação j se encontrava descrita exatamente como hoje. (BUENO Alexei ET AL, 2002, pg. 23) Igreja de Nossa Senhora da Graça e colégio dos jesuítas A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi uma das primeiras a serem constru(das no Brasil.

Originalmente erguida como um oratório de taipa no ano de 1551, por ordem de Duarte Coelho, fazia parte de uma propriedade doada aos Jesuítas para que iniciassem a catequização dos indígenas do local, e deveria incluir um colégio e um jardim botânico, instalados mais tarde. Já em 1 567 0 edifício primitivo foi substitu[do por outro maior, de lvenaria, obra do padre Antônio Pires concluída depois de quatro anos, mas que PAGFarl(F7 outro maior, de alvenaria, obra do padre Antônio Pires concluída depois de quatro anos, mas que era apenas uma capela.

Entre 1 584 e 1592 a igrejinha foi ampliada pelo padre Luiz Grã, com acréscimo da nave, fachada e telhado. Com o incêndio de Olinda em 1631 0 complexo foi seriamente danificado, mas os objetos de culto e outras riquezas foram removidos a tempo e enterrados a salvo dos saques. (BUENO Alexei ET AL O Patrimônio Construído, 2002, pg. 24) Igreja e convento de Nossa Senhora Da Penha O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios no ano de 1558, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.

Num penhasco que ostenta no seu entorno imponente fragmento da mata atlântica, está edificado o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios que aqui chegou em 1 558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. O monumento arquitetônico, peculiar na singeleza e sobriedade, apresenta em sua trajetória histórica muitas reconstruções como a excepcional concepção arquitetónica do Convento, inscrustado a rocha do morro, abrindo as janelas de suas celas para o magnfico panorama da barra de Vitória e do mar.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO A igreja, construída entre o final do século XVI e o início do século XVII, apresenta frontão, peça que coroa a entrada principal ou a frontaria do edifício. A torre é baixa em relação a largura da fachada e é externa, sem comunicação com o interior. Tem como característica particular, que a distingue da maioria das i PAGF3rl(F7 comunicação com o interior. Tem como característica particular, que a distingue da maioria das igrejas jesuiticas, as três naves eparadas por grossas colunas de pedra, o que permite abrigar um maor número de fiéis.

Segundo historiadores a residência inicialmente tinha sua quadra completa. No entanto, as alas sul e oeste ruíram no século XIX, e não foram reerguidas. O conjunto arquitetônico tombado pelo SPHAN Serviço de Patrimônio Histórico Artístico Nacional – criado em 1937 com a finalidade de proteger o patrimônio cultural brasileiro, hoje IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abriga também o Museu Nacional de José de Anchieta.

A cidade, em sua denominação, rende homenagem ao padre José de Anchieta, esuita espanhol, nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1 534 e que veio a falecer, na cidade que leva o seu nome. Padre Anchieta ingressou na Companhia de Jesus ainda jovem, quando foi estudar em Portugal. De lá veio para o Brasil na expedição do segundo Governador Geral, Duarte da Costa, com a missão de catequizar índios.

A Igreja e Residência dos Reis magos Constitui um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro, por ser uma das edificações que menos interferências sofreram nos séculos que se seguiram à sua construção. Concluída em 1580, tombada pelo IPHAN e ecentemente restaurada, é um dos melhores exemplos da arquitetura jesuítica no Brasil. O conjunto arquitetónico também é formado por uma praça e fica situado a 40 metros de altitude em relação ao nível ao m formado por uma praça e fica situado a 40 metros de altitude em relação ao nível ao mar.

A igreja ostenta, no altar, um retábulo entalhado em madeira de grande valor artístico. O altar da Igreja, construído em 1701, apresenta retábulo entalhado em madeira e, no centro uma obra do pintor frei Belchior Paulo, retratando a adoração dos Reis Magos, o quadro é considerando uma das primeiras Pinturas a ?leo na Brasil, já que a pintura jesuítica, no Brasil, se inicia em 1 587, com a chegada do frei Belchior Paulo. BUENO Alexei ET Al- O Patrimônio Construído, 2002, pg. 36) Fortaleza Do Monte Serrate Urna das mais belas construções militares do Brasil, a fortaleza se ergueu a dezoito metros a cima do nivel do mar, contruido na decada de 1 580, foi redormado pelo govero de Manuel Tales Barreto, entre 1 591 e 1602. sua estrutura apresentava planta no formato de um polígono hexagonal irregular, com parapeitos ? barbeta e, nos vértices, guaritas circulares recobertas por cupulas.

No terrapleno, pelo lado do portão de acesso, observa-se uma edificação de dois pavimentos, abrigando as dependências de Igreja de Nossa Senhora do bom sucesso e antigas enfemarias A igreja mais antiga do Rio de Janeiro, aberta em 1567, conjunto arquitetonico quinhentista. Inicialmente, dedicada a Nossa Senhora da Misericórdia, passou a ser no século XVIII a cultuar Nossa Senhora do Bonsucesso.

Igreja de São Lourenço dos Indios A construção da Igreja de São Lourenço dos (ndlos, feita em pedra e cal, na década de 1570, tem linhas arquitetônicas simp Lourenço dos [ndios, feita em pedra e cal, na década de 1570, em linhas arquitetônicas simples, muito representativa que foi o traço marcante na arquitetura dos padres jesuítas. A fachada pnncpal é constituída de porta de madeira de folha dupla almofadada, com molduras de pedra, bem como as três janelas existentes na altura do coro. No interior, a igreja possui altar-mor que representa uma ampliação do estilo dos altares laterais. Ao fundo, pode-se observar um painel, discretamente colocado, visando ocultar uma janela existente. O centro do altar é ocupado pela imagem de São Lourenço ostentando as vestes de diácono. (BUENO Alexei ET AL, O Patrimônio Construído, 2002, pg. 42)” Igreja e convento de Nossa Senhora Das Neves A igreja e o convento franciscano de Nossa Senhora Das Neves, em Olinda começaram a ser construídos em 1585, com projeto do Frei Francisco dos Santos.

Abandonado e danificado durante a invasão holandesa, foi restaurado e ampliado depois da expulsão dos invasores, até alcançar a amplitude atual. (BUENO Alexei ET Al- O Patrimônio Construído, 2002, pg. 44) Igreja de Nossa Senhora do Carmo A igreja do extinto convento dos carmelitas de Olinda começou a ser construída em 1588. Incendiada após 1615 na invasão olandesa, conservou o seu arcabouço primitivo, sendo restaurada em 1704. Igreja de nave única, com cinco capelas de cada lado.

Catedral Basílica Igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição Eclesiástica de São Salvador da Bahia, onde fica a cátedra do Arcebispo metropolitano cardeal primaz do Brasil. PAGFsrl(F7 metropolitano cardeal primaz do Brasil. Nela também se encontra a sede da Paróquia da Transfiguração do Senhor. Essa igreja Catedral é a antiga capela do colégio dos jesuítas, que no ano de sua supressão foi entregue à Arquidiocese, e também porque a ntiga catedral fora demolida. É nesta igreja que o cardeal primaz preside os principais atos litúrgicos de sua sé.

Chama-se de Catedral Primacial por se tratar da catedral da primeira arquidiocese do Brasil. É um dos monumentos barrocos mais importantes do centro histórico de Salvador, com proporções majestosas e esplêndida obra de talha nos altares. A igreja foi ergulda para ser o templo do colégio jesuíta, erguido ainda no século WI, fora dos muros da cidade(BUENO Alexei ET AL O Patrimônio Construído, 2002, pg. 52) CONCLUSÃO A partir deste trabalho pudemos demonstrar o quanto oi importante o estudo dos 12 mais belos patrimônios brasileiros, contendo informações de cada uma das edificações.

Demonstramos imagens para uma melhor visualização na apresentação, junto a isso falamos as localizações e datas de suas fundações. Foi importante essa apresentação para mostrar oque nosso país tem de mais belo, sendo projetos arquitetônicos com um valor histórico. Sendo considerada a invasão holandesa um grande problema para nosso patrimônio histórico, havendo grandes percas e preju(zos, pois maior parte do patrimônio original foi perdida.

Fichamento

0

LÍNGUA PORTUGUESA * Compreensão e Interpretação de textos * Tipologia textual * Ortografia oficial * Acentuação gráfica * Emprego das

Read More

Manutenção de pessoas – subsistemas de manutenção

0

Manutenção de Pessoas Subsistema de Manutenção: (Salários, Recompensas, Benefícios) INTRODUÇÃO Atualmente as empresas estão constantemente em competitividade, transformações tecnológicas comprovam

Read More