Energia eólica

Categories: Trabalhos

0

Energia Eólica INTRODUÇÃO: Este trabalho visa apresentar uma abordagem geral sobre energia eólica e suas características no Brasil e no mundo. Uma das primeiras formas de energia conhecida, o vento já era empregado para mover barcos à vela de pano em 3. 500 a. C.. Em terra os primeiros moinhos de vento talvez tenham aparecidos na Pérsia por volta de 700 d. C..

As pás giravam horizontalmente e eram conectadas diretamente a pedras de moenda que triturav para irrigar terras ári PACE 1 orfi to também é usada ainda como fonte alternativa de energi ar 2 to O VENTO E A ENERGI O vento é o ar em movimento devido ao aquecimento esigual da superfície da terra pelo sol. A terra e seu envelope de ar, a atmosfera, recebe mais calor solar próximo ao Equador do que nas regiões polares. Mesmo assim, as regiões equatoriais não ficam mais quentes a cada ano, nem as polares ficam mais frias. ? o movimento do ar ao redor da terra que ameniza a temperatura extrema e produz ventos na superfície tão úteis para a geração de energla. Como todos os gases, o ar se expande ou aumenta de volume quando to page quando aquecido, e contrai e diminui de volume quando resfriado. Na atmosfera o ar quente é mais leve e menos denso o que o ar frio e se eleva a altas altitudes quando fortemente aquecido pelo sol. O ar aquecldo próxmo ao Equador fluirá para cima, e então, na direção dos pólos onde o ar próximo a superfície é mais frio.

As regiões terrestres próximas aos pólos agora têm mais ar, pressionando-as, e o ar da superfície mais fria tende a desligar dessas áreas e movimentarem-se na direção do Equador. Muita energia está sendo constantemente transferidas do sol os ventos da terra, no entanto, apenas ventos das camadas atmosféricas mais baixas são acessíveis para a conversão de sua energia. CIRCULAÇÃO DOS VENTOS LOCAIS: A força motora primária da brisa do mar é a diferença de temperatura entre a terra e o mar.

Quando essa diferença é grande e diurna, podem ser esperadas brisas marinhas relativamente fortes durante as horas da tarde e no começo da noite. As brisas marinhas mais intensas são encontradas naquelas regiões subtropicais secas, ao longo da costa oeste de continentes onde haja um oceano frio. É precisamente nessas regiões que o vento predominante é geralmente fraco e a brisa marinha local é na verdade quase a única fonte de energia eólica por grande parte do ano. A topografia, ou caracter[sticas físicas do solo, po eólica por grande parte do ano.

A topografia, ou caracteristicas físicas do solo, podem influenciar fortemente as características do vento. As montanhas impedem a passagem uniforme dos ventos, o ar canalizado ao redor ou através das aberturas freqüentemente aumenta os ventos fortes locais, ideais para geradores de energia eólica. CONVERÇÃO DE ENERGIA EÓLICA: Um aerogerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor a vento, cujo unico ombustível é o vento.

A quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores: da quantidade de vento que passa pela hélice, do diâmetro da hélice, a dimensão do gerador e o rendimento de todo o sistema. As turbinas são, em princípio, instrumentos razoavelmente simples. O gerador é ligado através de um conjunto acionador a um rotor constituído de um cubo e duas ou três pás. O vento aciona o rotor que faz girar o gerador e produz eletricidade. A FONTE EOLICA A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações e as horas do dia.

A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de frequência de ocorrência de velocidade do vento em um local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível n PAGF3rl(F6 de velocidade do vento em um local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados. TIPOS DE TURBINAS EÓLICAS: Turbinas eólicas de eixo horizontal: podem ser de uma, duas, três, quatro pás ou multipás.

A de uma pá requer um contrapeso para eliminar a vibração. As de duas pás são mais usadas por serem fortes, simples e mais baratas do que as de três pás. As de três pás, no entanto, distribui as tensões melhor quando a máqulna gira durante as mudanças de direção do vento. As multipás não são muito usadas, pois são menos eficientes. [PiC] Turbinas eólicas do eixo vertical: não são muito usadas, pois o aproveitamento do vento é menor. As mais comuns são três: SAVONIUS, DARRIEUS E MOLINETE. [pic] A potência máxima extraída de uma turbina eólica é: Pmax. 16/27. /2 . P. a. v. < 0,593 Onde: p = densidade do ar (tabelado) A = área correspondente ao diâmetro da área varrida pelas pás velocidade do vento A potência máxima não ultrapassa 59,3% de eficiência. Este valor é também chamado de limite de BETZ e já foi provado cientificamente. EÓLICA NO BRASIL: A ilha de Fernando de Noronha é um dos locais onde não só os aspectos econômicos (alto custo da geração através do diesel) como também os de natureza ecológica contribuem positivamente para a geração de energia a partir do vento.

A turbina em funcionamento desde julho de 1 992, tem otência nominal de 75Kw, diâmetro do rotor de 17m (3 pás) e uma torre de 23 m de altura. O projeto do sistema híbrido eólico/diesel da ilha de Fernando de Noronha foi desenvolvido pelo Grupo de Energia Eólica da UFPE e FOLKECENTER (Dinamarca) visando proporcionar uma economa de diesel na ordem de 70. 000 litros anuais. A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e não se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi há milhares e milhares de anos.

A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.

No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos Estados Unidos em desen crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos ara produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência do petróleo e carvão. Mais de 50. 000 novos empregos foram criados e uma sólida indústria de componentes e equipamentos foi desenvolvida.

Atualmente, a indústria de turbinas eólicas vem acumulando crescimentos anuais acima de 30% e movimentando cerca de 2 bilhões de dólares em vendas por ano (1999). Existem, atualmente, mais de 30. 000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13. 500 MW. Na Dinamarca, a contribuição da energia eólica é de 12% da nergia elétrica total produzida; no norte da Alemanha (região de Schleswig Holstein) a contribuição eólica já passou de 16%; e a União Européia tem como meta gerar 10% de toda eletricidade a partir do vento até 2030.

Tanto no extenor como no Brasil, engenheiros civis, mecânicos e elétricos conseguiram, nos últimos anos, desenvolver um arsenal tecnológicos copaz de captar energia dos ventos com maior eficiência e custo reduzido. Enquanto em 1 980 se gastavam 120 para ganhar um megawatt de energia através dos ventos, hoje o custo não passa de 40 dólares, três vezes menor.

Como elaborar um plano de negócios

0

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso 28 abril 2011 Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise

Read More

Jogos na educação física

0

NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA. CAMPUS TUCURUÍ CURSO INTEGRADO DE INFORMÁTICA TRES TIPOS DE JOGOS DA

Read More