Enfermagem pediátrica

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE DE MACAPÁ BACHARELADO EM ENFERMAGEM- FAMA – MACAPÁ – A PEDIATRIA 1 orlo to view nut*ge DOCENTE MICHEL GONÇALVES DA SILVA MACAPÁ-AP quando alguns médicos começaram a observar e a estudar as diferenças das doenças ocorridas em adultos e em crianças. Antes disso, o fato não tinha o menor significado tanto para médlcos quanto para enfermeiras. O aparecimento do prmeiro departamento de Pediatria na Universidade de Havard se deu em 1888. Há algum tempo, a assistência de enfermagem à criança hospitalizada seguia condutas e procedimentos extremamente rígidos.

A ausência de medicamentos antibióticos, os altíssimos índices de infecção, o grande número de crianças doentes e o próprio despreparo de profissionais levavam ao estabelecimento de regras de isolamento e repouso muitas vezes absurdas, como o uso de camisas – de – força. Preocupados com o risco de infecção cruzada e despreparados para atender as necessidades individuais da criança e dos pais, os profissionais de saúde as mantinham isoladas, tanto uma das outras como da mãe e do restante da família. Com os avanços na área de saúde, houve mudanças nos métodos de assistência à criança.

O advento da Psicologia, os estudos de Freud e de outros sobre o comportamento humano deram início a uma abordagem mais integral à criança, possibilitando a compreensão das suas necessidades emocionais,em suas diversas fases de crescimento e desenvolvimento. 1 -O – CONCEITOS BÁSICOS NA ASSISTCNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA: 1. 1-Enfermagem Pediátrica: É um campo de estudo e de prática da enfermagem dirigida à assistência à criança até a adolescência. Ou, ainda, é um campo da enfermagem que se dedica ao cuidado do ser humano em crescimento e desenvolvimento, desde o nascimento até a adolescência. 2-Pediatria: É o campo da Medicina que se dedica à assi 10 desde o nascimento até a adolescência. 1 . 2-Pediatria: É o campo da Medicina que se dedica à assistência ao ser humano em crescimento e desenvolvimento, desde a fecundação até a adolescência. 1. 3-Neonatologia: é o ramo da Pediatria que atende o recém- nascido, desde a data do nascimento até completar 28 dias; 1. 4-Puericultura: também denominada de Pediatria Preventiva, é o ramo da Pediatria que cuida da manutenção da saúde da criança e do acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento. . -Hebiatria: é o ramo da Pediatria que atende as necessidades de saude do adolescente. 1. 6-Classificação da infância em grupos etários: Período neonatal: O a 28 dias; Infância: de 29 dias a 10 anos – Lactente: 29 dias a 2 anos – Pré – escolar: 2a 7 anos – Escolar: 7a 10 anos. C] Adolescência: de 10 anos a 20 anos. 2. 0. DIREITOS DA CRIANÇA: 2. 1- DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: Ern 1924, os direitos da criança foram declarados pela ONU, mas o reconhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos aconteceu em 1959.

Objetivando afirmar que toda criança merece uma infância feliz e ue possa gozar de direitos e liberdades, essa declaração enunciou os seguintes princípios: “Toda criança gozará de todos os direitos enunciados na Declaraçãry A criança gozará de pro PAGF 10 e ser-lhe-ão gozará os benefícios da previdência social,a criança terá direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas; C] À crlança incapac•tada fisica ou mentalmente, serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especlals; Para o desenvolvimento completo e harmonioso da sua personalidade, a criança precisa de amor e de compreensão.

A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e obrigatória, pelo menos no grau primário; A criança figurará, em qualquer circunstância, entre os primeiros a receber proteção e socorro; Cl A crlança deve ser protegida contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração; A criança gozará de proteção contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza (ONU, 1959). 3. 0. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: O Estatuto da criança e do adolescente foi legalizado em 1990, pela Lei Federal na 8. 69. Ao prestar sua assistência, os técnicos e os auxiliares de enfermagem, assim como os demais profissionais de saúde, deverão considerar os direitos prescritos por esse Estatuto, sob pena de serem acionados judicialmente. No Brasil, com relação à saúde, as crianças e os adolescentes têm os seguintes direitos: Art. 7″.

A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e a saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Art. 80. ? assegurado à gestante, através do SUS, o atendimento pré e perinatal. empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade. Art 100. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção ? saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: l- manter registro das atividades desenvolvidas pelo prazo de 18 anos; Il- Identificar o recém-nascido; III-Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como, a orientação aos pais;

IV- Fornecer declaração de nascimento onde constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento de neonato. Art 1 assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente, através do SUS, garantindo o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Art 120. Os estabelecimentos de atendimentos á saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente. Art 130. Os casos de suspeita ou maus tratos contra criança ou dolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade. Art 140.

O SUS promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos. Parágrafo único: É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitária. ( MS, 2001 ) UNIDADE 2 CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECEM – NASCIDO 1. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DO RN (RECÉM NASCIDO) QUANTO: 1 . 1 . ldade Gestacional: RN À TERMO OU NORMAL: é toda criança nascida de uma gestação entre 38 a 42 semanas de gestação. (280 dias/ Dando margem de 15 dias antes ou após o parto). RN PREMATURO: é toda criança nascida de uma gestação entre 28 a 37 semanas de gestação.

RN POSMATURO: é toda criança nascida de uma gestação com mais de 42 semanas de gestação. 1. 2. Peso Ao Nascer C] A. I. G (Adequado para a Idade Gestacional): é todo RN que nasce com peso > 2,5 a 4 kg – entre percentis 10 e 90. P. I. G (Pequeno para a Idade Gestacional): é todo RN que nasce com peso igual ou inferior a 2,5 kg, abaixo do percentil 10. G. I. G (Grande para a Idade Gestacional): é todo RN que nasce com peso igual ou superior a 4 kg – acima do percentil IO. RN DE ALTO RISCO: Ê o produto de uma gestação de alto risco, onde as intercorrências patológicas elou sociais representam fatores de agressão ao binômio mãe-filho, determinando morbi- mortalidade perinatal, que pode perdurar até 28 dias pós-parto.

Cuidados após o Nascimento:A transi feto (imerso no líquido am ão bem-sucedida de um Imente dependente da amamentação geralmente pode ser iniciada neste momento caso a mãe assim o desejar. O pai é também encorajado a segurar o eu filho e a compartilhar esses momentos. Alguns especialistas acreditam que o contato físico imediato com a criança ajuda a estabelecer vínculos afetivos. Contudo, os pais podem estabelecer bons vínculos afetivos com seus filhos inclusive quando não passam as primeiras horas juntos. I . CUIDADOS IMEDIATOS AO RN: São aqueles prestados ainda na sala de parto. 1 . 1. Desobstrução das VASS: Objetivos: Promover limpeza das VASS e a instalação imediata e posterior manutenção da respiração. Impedir tamponamento dos espaços bronco-alveolares. Impedir anóxia.

OBS: 10 se aspira a boca, depois o nariz. Avaliação das condições vitais do RN, através da Escala de Apgar. gestante, data e hora do nascimento): Identificar o recém- nascido com pulseira própria ou feita com esparadrapo e colocada no antebraço e tornozelo. 2. CUlDADOS MEDIATOS AO RN: São aqueles prestados na Unidade de Internação Pediátrica. 2. 1 . Higiene: O Banho é realizado aproximadamente 6 horas ou mais após o nascimento. Tenta-se não retirar o material gorduroso esbranquiçado (verniz caseoso) que recobre a maior parte da pele do recém-nascido, pois ele ajuda a protegê-lo contra a infecção. 2. 2. Administraçao de Vitamina K.

Como todos os conceptos nascem com concentração baixa de vitamina K, o enfermeiro ou o técnico de enfermagem administra 1 mg por via IM desta vitamina para evitar a ocorrência de sangramentos (doença hemorrágica do recém-nascido) Objetivo: Catalisar a sintese da protrombina no figada. 2. 3. Curativo do Coto Umbilical: Higiene do Coto Umbilical é em geral, uma solução antisséptica ( álcool a 70%) aplicada no cordão umbilical recém-seccionado, para ajudar a evitar a infecção e o tétano neonatal. O clipe plástico do cordão umbilical é removido 24 horas após o nascimento. O coto remanescente deve ser umedecido diariamente com uma solução alcoólica. Este processo acelera a 7 secagem e reduz a possibilidade de infecção do coto.

O coto umbilical cairá por si mes hospital) e manter observação rigorosa (cianose; vômito; tremores; respiração). É fundamental que o recém-nascido seja mantido aquecido. Assim que possível, ele deve ser enrolado em panos leves (cueiros) e a sua cabeça é coberta, para reduzir a perda do calor corpóreo. À Enfermagem cabe: Registrar, na ficha do recém-nascido, sua impressão plantar e digital do polegar direito da mãe; Em partos múltiplos a ordem de nascimento deverá ser especificada nas pulseiras através de números (1, 2, 3, 4 etc. ) após o nome da mãe; – preencher a ficha do recém-nascido com os dados referentes às condições de nascimento, hora e data do parto.

Primeiros Dias do RN Durante os primeiros dias após o nascimento, os pais aprendem a alimentar, a banhar e a vestir a criança, familiarizando-se com suas atlvidades e sons. A primeira urina produzida por um recém-nascido é concentrada e, frequentemente, contem substâncias químicas denominadas uratos, que podem dar às fraldas uma coloração rosa,que não eve ser confundida com sangue A primeira evacuação consiste no mecônio (substância negro- esverdeada e viscosa), que é conteúdo do intestino formado durante a gestação por secreções digestivas do fígado, pâncreas e intestino fetal, líquido amniótico deglutido e células intestinais Todo recém-nascido deve elimnar o mecônio nas primeiras 24 horas após o nascimento. Após 2 a 3 dias do nascimento surgem as chamadas “fezes de transição”.

Durante os primeiros dias de vida, o recém-nascido normalmente perde 5 a 10% de seu peso ao nascimento. E-ste peso é rapidamente recuperado le começa a se alimentar. ANAMNESE E EXAME FÍSICO DO RECÉM-NASCIDO Nome da mãe, procedência, instrução, estado civil, residência. Registro materno e do recém- nascido quando usado a ficha de internação neonatal. O primeiro exame físico do recém-nascido tem como objetivo: – Detectar a presença de malformações congênitas – Avaliar a capacidade de adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina. – O exame físico deve ser realizado com a criança despida, mas em condições técnicas satisfatórias.

OBSERVAÇÃO GERAL Avaliar a postura, atividade espontânea, tônus muscular, tipo espiratório, fácies, estado de hidratação e estado de consciência. Estas características são variáveis, próprias para cada tipo de recém-nascido, termo, prematuro e pequeno para a idade gestacional. 8 POSTURA : Nas primeiras horas após o nascimento, todo o RN mantem-se encurvado, com os MMSS/II fletidos (+ 12h). CABEÇA : Todo RN apresenta a cabeça grande em relação ao corpo. PC (Perímetro Cefálico) = f- 35 cm (2 cm > PTorécico) O crânio tem 6 ossos: 1 frontal, 1 occipital, 2 parietais e 2 temporais. Sua forma mais comum é a ovóide, mas ao passar pel pode sofrer alterações

Peripathéia

0

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNC AS HUMANAS CURSO – FILOSOFIA (BACHARELADO) DISCIPLINA – HUMANIDADE E TRANSCENDENCIA

Read More

Teoria dos jogos e sua aplicação em engenharia de produção

0

I Universidade Estadual de MaringáCentro de TecnologiaDepartamento de Engenharia de Produção I Teoria dos Jogos e sua aplicação em Engenharia

Read More