Engenharia do produto

Categories: Trabalhos

0

ENGENHARIA DE PRODUTO I TOPICOS IMPORTANTES – PROVA 1 19. 04. 2012 AULA 1 1. Fases do PDP – Entradas, saídas, objetivo principal e ordem na qual acontecem. 1 . 1. Pré-Desenvolvimento 1 . 1. 1 . Planejamento Estratégico do DP 1. 1. 2. Plano do Projeto 1. 2. Desenvolvimento 1. 2. 1. Projeto Informacional 1. 2. 2. Projeto Concei 1. 2. 3. Projeto Detalh 1. 2. 4. preparação da 1. 2. 5. Lançamento d 1-3. Pós-Desenvolvi ors S”ipe to view nut*ge 1. 3. 1. Acompanhar produto e processo 1. 3. 2. Descontinuar produto 2. Contribuições dos Engenheiros de Produção no PDP 2. . Ferramentas e métodos de gestão (abordagem soft) (saber algumas e breve descrição): Modelagem do processo em macro etapas, fases, atividades. Ex: Fluxograma, WBS, etc. 2. 2. Ferramentas e métodos matemáticos e estatísticos (abordagem hard) (saber algumas e breve descrição): Conteúdos característicos da engenharia de produção (o modelo de Rozenfeld foi necessário para contextualização das ferramentas nas fases) 3. Nomenclatura. 3. 1. Definição de: Ferramentas: Pode ser definida com um dispositivo que forneça faz; -Onde ela quer chegar.

Essas perguntas são respondidas través da visão, missão e valores. Produto: É o resultado de atividades ou de processos. É um bem tangível; produzido a partir de uma menor interação com o usuário; pode ser estocado. Serviço: atividades desenvolvidas nos variados campos em função da produção, execução, complementação de algo; objetivando sempre o apoio a segmentos ou o atendimento a setores e indivíduos. Modelo: É uma representação de um método. São importantes para minimizar as diferenças de entendimento do PDP.

Processo: Seqüência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída. . 2. Definição e Exemplos: Conceitos/Filosofias: são os conhecimentos mais amplos que servem para criar um embasamento teórico e fornecer diretrizes para a implantação dos métodos, técnicas, sistemas, ferramentas e soluções. Ex: Produção enxuta e Gestão de Projetos. Técnicas/Métodos: são conhecimentos não tão abrangentes como os conceitos e filosofias e normalmente são estruturados em passos, ou relacionados com algo específico, para atingir um determinado objetivo.

Muitas vezes eles relacionam-se com os conceitos e filosofias mencionados, podendo até ser classificados omo tal. Ex: Análise de valor e FMEA. Ferramentas/Sistemas: são conhecimentos relacionados com produtos comerciais, que podem ser utilizados no processo de desenvolvimento de produtos ou em outros processos. Ex: CAD, ERP. OBS: Saber classificar como ferramentas, métodos, modelos e técnicas os tópicos apresentados em aula. 4. Ações em desenvolw ferramentas, métodos, modelos e técnicas os tópicos apresentados em aula. 4.

Ações em desenvolvimento de Produtos Sustentáveis 4. 1. Ferramentas da Sustentabilidade (Roda da Ecoconcepção). AULA 2 5. Planejamento Estratégico do Negócio 5. 1. GER (Modelo de Gestão Estratégica de Resultados) 5. 1. 1 . Áreas e etapas do GER 5. 1. 1 . 1. Responsáveis pelas áreas: Estratégico: Diretores acionistas; Tático: Gerentes funcionais e gerentes de 1a linha ou Operacional: Colaboradores da organização. Area I (planejamento estratégico) e Area II (planejamento tático- operacional) , subdivididas em subáreas 1 e subáreas 2 5. 12.

Matriz Swot ou FFOA (para que sewe e quando pode ser utilizada) Elaborar objetivos que: •Potencializem forças e oportunidades; •Neutralizem ou bloqueiem fraquezas e ameaças. AULA 3 6. PEDP (Planejamento Estratégico do produto) . 1. Objetivo, Responsáveis, Entradas e Saídas: O PEP é um processo que tem por entrada as informações estratégicas do PEC/PEN as quais servem como diretrizes de análise dos produtos/serviços já fabricados pela organização, bem como as novas oportunidades de produto, visando selecionar o conjunto de produtos e serviços que melhor conduzirá a organização a atingir seus objetivos e metas.

O objetivo do EP é gerar um plano contendo o portfólio de produtos da empresa revisado para um dado período. A primeira etapa do PDP e deve ser conduzida por uma equipe multifuncional contendo epresentantes das gerências funcionais que participaram do PEN e outros gerentes de primeira linha, incluindo representantes de marke PAGF3rl(FS que participaram do PEN e outros gerentes de primeira linha, incluindo representantes de marketin% produção, P&D, qualidade, financeiro, RH e outros setores. . 2. Etapas – Pré-atividades e levantamento de informações externas *Fontes secundárias e primárias de informações: Fontes secundárias: Registros Internos; Dados Padronizados de Marketing; Dados Publicados de Uso Comum. Fontes Primárias: Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa; Experimentos. Definição de Comunidade de prática: estratégia para aumentar o fluxo de informações e a atualização constante dos profissionais.

II – Revisão de portifólio – levantamento de informações internas *Análise de maturidade dos produtos da empresa *Gráficos de bolhas *Matriz BCG (Boston Consulting Group) *Técnicas de análise – Valor comercial esperado — Análise de viabilidade econômico- financeira TIR, payback, VPL Modelo de notas para avaliação do portifólio – Análise comparativa III — Autorização do inicio de projetos de produto: radicais e incrementais Minuta do Projeto: é um anúncio único que autoriza formalmente o inicio do projeto.

A Minuta traz a primeira definição do produto a ser desenvolvido, a qual será continuamente detalhada e atualizada até o fim do PDP. A ULA 4 _ 1 7. Análise Estrutural 8. Análise da Função PAGF Entradas: – Minuta de projeto, definição de gerente do projeto e equipe. Ferramentas: – Práticas e métodos de gestão de projetos Saídas: – Cronogramas organizados, documentos de gestão definidos, equipe definida e organizada para o início do desenvolvimento de produto. 11 . Projeto nformacional 1 1 . 1.

Objetivos: serve para reconhecer e compreender os tipos e o número dos componentes, dos subsistemas, princípios de montagem, tipologia de uniões,e tipo de carcaça de um produto. 1 1. 2. Análises do Projeto Informacional: Análise estrutural; Análise da tarefa; Análise da função; Análise do estilo; Análise de marcas e preços; Análise de materiais; Análise diacrónica; Auditona tecnológica; Análise de concorrentes; Análise sincrônica. AULA 5 12. Análise crítica da metodologia sugerida em aula AULA 6 13. Análise da viabilidade econômica 13. 1.

Método VLP: O método VPL calcula o valor presente líquido e um projeto através da diferença entre o valor presente das entradas líquidas de caixa do projeto e o investimento inicial requerido para iniciar o mesmo. A taxa de desconto utilizada é a TMA da empresa. 13. 2. Método TIR: O método da TIR requer o cálculo de uma taxa que zera o VPL dos fluxos de caixa do projeto de investimento avaliado. Para o gestor determinar se o projeto é rentável ou não para a empresa, deverão ser comparadas a TIR resultante do projeto e a TMA desejada pela empresa. 13. 3. Método do Payback: é o tempo que um projeto leva para se pagar.

Diversos

0

Avaliação Simplificada do Fator Biomecânico no Risco para Distúrbios Músculo-Esqueléticos de Membros Superiores Relacionados ao Trabalho 1. Sobrecarga Física |

Read More

12Mnb

0

Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Agrícola Projeto de Extensão Fogão a Lenha sem Fumaça Ilda de Fátima Ferreira

Read More