Ensino do movimento

Categories: Trabalhos

0

[picl SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA CINTIA CORTES DE MIRANDA FABIANA COSTALONGA DA SILVA RAVERA LETICIA COSTA DE LILIAN DE FEIJ MARIA LUIZA DA SILV crs Swipe to page A Educação Física no Ensino infantil discutido pelos estudiosos da educação física é a lateralidade ou dominância lateral. Trabalhar esse conteúdo proporciona à criança, por meio do movimento, compreender questões relacionadas à localização, como dentro e fora; em cima e embaixo; direita e esquerda.

Já a dominância lateral, a criança possui preferência por um determinado membro ou órgão do orpo para executar alguma atividade, como chutar a bola com o pé direito ou esquerdo. Estudiosos tem apontado a má lateralidade como um possível problema que interfere mais tarde na aprendizagem, como por exemplo, inabilidades para leitura, incapacidade de soletrar, dificuldades em memorizar regras ortográficas etc. para Dolle (Apud Romero, 1998, p8) a lateralidade é uma apreensão da idéia de direita e esquerda.

Para o autor a automatização da lateralidade tanto é necessária quanto indispensável, e diz que esse conhecimento de ser automatizado mais cedo possível e sua detecção deve ser feita o quanto antes, se poss[vel ainda, no jardim de infância. Segundo Wallon, a lateralidade é um elemento indispensável na construção da personalidade do ser humano. Para Júnior (2009, p. 109), a lateralização surge no fim do prmeiro ano de vida do sujeito, mas só se estabelece fisicamente por volta dos 4 ou 5 anos. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciado por certos hábitos sociais. ” (Júnior, p. 109). É comum as pessoas pensarem que o certo é utilizar a ão direita para fazer qualquer atividade, mas a criança muito nova, não sabe ainda qual lado possui mais firmeza, resistência e força. Só mais tarde descobrirá se é destra, can lado possui mais firmeza, resistência e força. Só mais tarde descobrirá se é destra, canhota ou ambidestra.

Para tanto, é necessário que pais, professores, não forcem a utilização de um lado. A criança preclsa ter a lateralidade de testar qualquer um dos lados, para assim desenvolver sua maturidade neurológica. O professor responsável pela disciplina de educação física eve explorar a lateralidade da criança, aplicando atividades referentes a este conteúdo. De maneira com que não seja forçado na criança, um lado do corpo, pois poderá apresentar problemas futuros.

A educação física no ensino infantil, não pode ser uma disciplina onde as cnanças só bnnquem, mas sim uma disciplina que proporcione a elas o desenvolvimento físico, mental e afetivo, através da brincadeira. Diante disso, pode ser concluir que o conteúdo lateralidade ou dominância lateral é muito importante e inerente na aplicação da disciplina de educação ffsica. Pois, como visto anteriormente, estudos mostram que se a lateralidade não for bem trabalhada, há um possivel indicio, de que a aprendizagem da criança poderá ser afetada futuramente.

Cada criança terá oportunidade de chutar ao gol para testar sua habilidade motora. PLANO DE AULA CONTEÚDO: Lateralidade – nominação dos lados do corpo. Turma de Pré Ie Pré II: 4 ou 5 anos Nome da atividade: passar a bola Objetivo: – Trabalhar agilidade – Coordenação motora Noção de em cima, embaixo aten -o, esquerda, direita, frente, atrás. que foram as pernas. O que ficou no gol também apresentou referência para o lado direito, justificado pela direção da bola.

A experiência validou que nem todos canhotos chutou a bola com a perna esquerda e nem todos destro utilizou a perna direita, a explicação dada pelos alunos pé que queriam fazer o gol e era necessário enganar o goleiro em relação ao lado onde a bola iria entrar na rede. CONTEUDO: Lateralidade — nominação dos lados do corpo. Com consentimento da pedagoga e da professora Áurea Bispo, a turma Pré- I foi a escolhida para as atividades relacionadas à educação física. A atividade começou assim que as crianças chegaram ? scola no horário matutino.

Já na quadra inserimos a atividade com o auxilio de uma bola, fizemos dois grupos de oito crianças e pedimos que fosse passada a bola em circulo colocamos uma música para contribuir com a inserção da atividade, no momento em que a música parar mudam-se o lado, também inserimos lados diferentes levantando a bola, por cima da cabeça e por baixo das pernas. Identificamos que as crianças tiveram uma tomada de consciência rápida ao comando proposto elas apresentaram agilidade e equilíbrio nos movimentos pedidos, sendo o mesmo ficando mals organizados também.

Acepção de pessoas

0

Título do TCD. Acepção de pessoas Disciplina: antropologia cultural polo: capilaridade global Aluno: Mirian Tema: As conseqüências da escravidão no

Read More

Navios mercantes

0

As técnicas de navegação na época dos descobrimentos portugueses A navegação em alto mar foi desde ha muito tempo uma

Read More