Estação de monta em bovinos de corte

Categories: Trabalhos

0

Estação de Monta é um período pré determinado para o acasalamento entre vacas e touros, utilizado em pecuária de corte. É a primeira medida a ser implantada numa fazenda interessada em alcançar elevada produtividade. As vantagens são: 1 Concentração dos trabalhos de monta e inseminação artlficlal 2. Concentração da estação de nascimentos. 3. Concentração da estação de desmama. 4. Concentração da terminação. 5. Maior pressão de seleção na fêmeas. 6. Racionalização da mão de obra. 7.

Concentração do castração. 8. Programação de 9. Previsão da quan Deve ser implantada r7 , mochação e ois acabados. m comercializados. ferta de alimentos, ou seja, nas águas, uma vez que o cio depende do aporte nutricional das fêmeas. A EM deve ser implantada inicialmente com no máximo 180 dias e, diminuir anualmente 30 dias, desde que o índice de fertilidade se mantenha, até atingir 90 a 75 dias . Terminada a Estação de Monta, os touros são separados das vacas, e só voltam ao acasalamento na próxima EM. ? aconselhável que se faça o diagnóstico de gestação durante a EM, para separar as vacas gestantes e remanejar os touros para outros lotes de vacas. A duração da EM de novilhas deve ser sempre 30 dias menor que a das vacas, iniciando 30 dias antes e terminando também 30 dias antes da das vacas. O estabelecimento da EM desta forma, permite uma pressã pressão de seleção maior sobre a fertilidade das fêmeas e consequentemente diminuição do periodo de serviço (período que vai do parto até a próxima concepção) e aumento da eficiência reprodutiva.

Esta seleção deve seguir um esquema de descarte, baseado na seguinte proposta: 1. Descarte de todas as novilhas que saírem vazias da EM. 2. Descartar todas as matrizes que ficaram vazias por dois anos onsecutivos ou não. 3. Descartar todas as matrizes velhas (+ de 10 anos) 4. Descartar todas as matrizes com defeitos de genital ou não. 5. Descartar matrizes com baixa habilidade materna ( produziu pouco leite, desmamou bezerro leve, criou mau o bezerro, injeitou o bezerro, etc. ). 6. As vacas que saírem vazias da EM e escaparem desta triagem, são entouradas na próxima EM e têm 30 dias para emprenharem.

Caso contrário são descartadas. A EM das novilhas é mais curta, para dar chance para ela, agora vaca de 1a cria, se recuperar para a próxima EM, uma vez que ela ainda está em crescimento. A pressão de seleção também deve recair sobre os touros, uma vez que se eles forem inférteis ou subférteis, a eficiência reprodutiva do rebanho diminui. Se a EM começa em janeiro, deve-se fazer um exame andrológico detalhado nos touros em julho e em setembro, para eliminar os animais problema.

Procedendo desta forma, teremos um perfil clínico do touro o que vai determinar a “taxa de entouramento”, ou seja, o no de vacas por touro, que pode chegar a 80 / 1 . Dr. Paulo de Tarso Nammur Med. Vet. Especialista em Bovinocultura EMATER MG / ITUIUTABA ES AÇA PAGFarl(F7 Tarso Nammur Med. Vet. Especialista em sovinocultura EMATER – MG / ITUIUTABA ESTAÇÃO DE MONTA PARA BOVINOS DE CORTE NO BRASIL CENTRALEm rebanhos comerciais, o sistema de monta mais primitivo utilizado é aquele em que o touro permanece com o rebanho durante o ano todo.

Como conseqüência, os nascimentos se distribuem ao longo do ano, apesar de uma maior concentração durante os meses de julho a setembro. A ocorrência de nascimentos em épocas inadequadas prejudica o desenvolvimento dos bezerros, devido à maior incidência de doenças e de parasitos, ou à menor disponibilidade de pastagens para as matrizes, durante o período de lactação. A maior desvantagem, entretanto, que limlta a utilização da monta durante todo o ano, diz respeito à dificuldade do controle zootecnico e sanitário do rebanho, devido à falta de uniformidade (idade e peso) dos animais.

Estes fatores acabam por prejudicar a seleção dos bovinos de maior potencial reprodutivo, em detrimento da fertilidade do rebanho. Como, no sistema de criação extensivo de bovinos de corte, a fertilidade do rebanho apresenta variações vinculadas às condições climáticas, o estabelecimento de uma estação de monta limitada é uma decisão importante e de grande impacto na fertilidade. Ela possibilita um melhor controle sobre o rebanho de cria, adequando o período de maior exigência nutricional (lactação), com o fim da estação seca e início das águas.

Como resultado desta prática as fêmeas terão tempo e condições suficientes para se recuperarem, fisiologicamente, até a monta subsequente. A concentração dos nascimentos na época PAGF3rl(F7 para se recuperarem, fisiologicamente, até a monta subseqüente. A concentração dos nascimentos na época mais adequada do ano resulta em lotes uniformes de bezerros e permite a adoção de diferentes práticas de manejo, que visam à redução a mortalidade e ao aumento do peso à desmama. Desta forma, os esquemas de vacinação, vermifugação, castração e desmama de bezerros, ocorrerão nas idades e épocas corretas.

Essa concentração de parições, além de disciplinar as referidas atividades rotineiras de manejo reprodutivo, facilita também a adoção de outras praticas, tais como, a desmama precoce, a suplementação dos bezerros, a sincronização dos cios e a inseminação das matrizes. Em última análise, lotes uniformes de bezerros proporcionam facilidade na comercialização dos animais, ou para a recria na própria fazenda. Uma outra vantagem de uma estação de monta curta e definida diz respeito ao reprodutor.

Um período longo de descanso garante uma plena recuperação do touro, proporcionando menos desgaste e melhores condiçõespara a manutenção da atividade reprodutiva. Assim sendo, bem antes do início dessa estação, os machos inférteis e subférteis podem ser identificados e substituídos, por meio de exames andrológicos completos. A escolha da estação de monta depende de diversos fatores, tais como, condições climáticas, disponibilidade de pastagens, mão-de-obra, época adequada ara o nascimento dos bezerros e finalidade da produção, isto é, animais puros ou comerciais.

Para o Brasil Central, a estação de monta mais recomendada para sistemas de criação extensiva a pasto, é a de no Central, a estação de monta mais recomendada para sistemas de criação extensiva a pasto, é a de novembro a janeiro (três meses), por apresentar as seguintes características: 1. Parição ocorre na época mais propícia do ano para os nascimentos dos bezerros (agosto a outubro), quando é baixa a incidência de doenças, como a pneumonia, e de parasitos como carrapatos, bernes, moscas e vermes. A estação de monta coincide com a época de melhor qualidade e maior disponibilidade de forragem, o que proporciona condições adequadas para o restabelecimento da atividade reprodutiva de fêmeas e reprodutores, resultando em maiores índices de prenhez. 3. O diagnóstico de gestação realizado em abril ou maio, antes do início da seca, permite identificar os animais improdutivos. 4. A desmama dos bezerros aos 6-7 meses de idade, efetuada de fevereiro a abril, elimina o estresse da amamentação durante a seca. 5.

O descarte de vacas vazias (identificadas durante o diagnóstico de gestação) de baixo potencial produtivo (bezerros leves à desmama), antes da seca, além de liberar o pasto para as fêmeas prenhes, possibilita a seleção de matrizes para melhor eficiência reprodutiva. Como o intervalo parto-concepção é maior em novilhas de primeira cria, recomenda-se que o início e o término da estação de monta para novilhas nuliparas sejam antecipados em pelo menos 30 dias, em relação ao das vacas, a fim de proporcionar maior tempo para o restabelecimento da atividade reprodutiva.

Recomenda-se também que o peso mínimo ? primeira monta deve ser de 280 kg, para não prejudicar se ambém que o peso mínimo à primeira monta deve ser de 280 kg, para não prejudicar seu desenvolvimento. Apesar do estabelecimento de uma estação de monta ser uma prática de fácil adoção e sem custo para o produtor, sua introdução deve ser gradativa. A mudança brusca do sistema primitivo, onde os touros permanecem com a vacada durante todo o ano, para uma estação de curta duração (dois a três meses), não é recomendável, pois poderá reduzir drasticamente os índices de fertilidade no ano seguinte.

A t[tulo de sugestão, para o Brasil Central, poder-se-ia iniciar com seis meses (outubro a março). Com o tempo, excluiriam-se os meses da extremidade (outubro e março), depois se eliminaria fevereiro, até a instituição de um período de monta mais curto, de novembro a janeiro. Na Tabela 1 pode ser observado como uma estação de monta reduzida disciplina as demais atividades de manejo da propriedade, permitindo assim a identificação e a seleção dos animais mais produtivos. TABELA 1 . Cronograma mensal das principais atividades de manejo, para o período de monta de três meses (novembro a janeiro), no Brasil Central.

SIO INIDI OBSERVAÇÕES Exame andrológico para reprodução Diagnóstico gestação I II* II após final da monta Nascimentos e cura umbigo Cura do umbigo logo após o nascimento Desmama I id PAGFsrl(F7 Machos | 60 dias I Aos 6-7 meses de o nascimento I idade Descartes I idade e desempenho Castração I ao abate Vermifugação estratégica I Selecionar por Machos destinados Bezerros(as) da desmama aos 30 meses de idade Vacina contra Paratifo prenhas ao redor do 80 mês de gestação Vacina contra Paratifo I Bezerros entre 15 e 20 dias de Idade Vacina contra Carbúnculo Sintomático * I * I Bezerros: 1 a dose: 4-6 meses de idade? se: 6 meses após 1 a I Vacina contra Brucelose * * * Fêmeas do 40 ao 80 mês de idade. Marcar “V” na face. I Vacina contra Botulismo I * áreas endêmicas: 1a dose: 40 mês de idade; 2a dose: 40 dias após 1a; Repetir uma dose anualmente I Vacina contra Raiva I * Anualmente, nas áreas endêmicas, a partir dos 3 meses de OBS. : Para a vacinação contra a febre aftosa existe uma campanha nacional para a sua erradicação. Consultar a Secretaria de Agricultura do seu Estado para a obtenção do cronograma. Direitos de cópia reservados para Embrapa Gado de Corte Vacas Nas

Regime de competencia e caixa

0

INTRODUÇAO O presente trabalho apresenta uma definição dos regimes de competência e de caixa, apresentando a sua importância e também

Read More

Sistema genital feminino

0

Tuberculose extrapulmonar: aspectos clínicos e de imagem. Extrapulmonary tuberculosis: clinics and image aspects. Agnaldo José Lopes 1, Domenico Capone2, Roberto

Read More