Estágio contabilidade

Categories: Trabalhos

0

[pic] Educacional Fundação Universidade do Tocantins – I Pró-Reitoria de Graduação UNITINS Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia I Curso de Ciências Contábeis — EaD OF8 p PLANO DE ESTÁGIO AUDITORIA NA FOLHA DE PAGAMENTO ROBSON RODRIGUES COSTA Renato Solon Indá, em 28 de outubro de 1 998 na sétima alteração contratual saiu da sociedade o sócio Renato Solon Indá e foi admitido o sócio Sérgio Tavares, em 07 de junho de 1999 na nona alteração contratual saiu da sociedade o sócio Eliomar Pio de Lacerda e foi admitido o sócio João da Cunha Neto, em 27 de unho de 2000 na décima alteração contratual saiu da sociedade o sócio Sérgio Tavares e foi admitida a sócia Celina Claudia Santos Rodrigues da Costa, em 21 de março de 2001 na décima quarta alteração contratual sau da sociedade o sócio João Cunha Neto e foi admitido o sócio Jair Rodrigues da Costa, constituição mantida até a data atual.

ATIVIDADES DA EMPRESA: – Prestação de serviços em construção civil, reformas, saneamento, pavimentação, terraplanagem, impermeabilização, pinturas, irrigação, serralheria, esquadrias e estruturas metálicas, nstalações elétricas e hidráulicas, esgotos e elétricas prediais, conservação e limpeza de bens imóveis, vigilância desarmada, incorporações com explosão imobiliária, representações. Seus principais serviços são: construções, projetos e reformas, e prestação de serviços de Bombeiros Civis. A empresa trabalha apenas com órgãos públicos através de licitações públicas e atualmente presta serviços na Secretaria de Planejamento do DF, Secretaria de Transportes do DF, Prefeitura de Aeronáutica de Brasília e Secretaria de Saúde do DF.

A empresa conta com ma excelente administração e sua estrutura organizacional é composta pela Presidência, Diretoria Comercial, Diretoria Financeira e Administrativa e Diretoria Técnica. O regime tributário é o Lucro presumido colaborador Externo: FÁBIO DOS SANTOS MAIA – Engenheiro CiVil – CREA-DF 18562. INTRODUÇAO interna (área auditoria trabalhista) na empresa Técnica com foco na Folha de Pagamento (sub área). E preparar o aluno para o mercado de trabalho, procurando com isso familiarizá-lo com a profissão contábil, comparando a teoria com a prática ao acompanhar a elaboração da folha de pagamento, verificando, in oco, a realidade e os problemas encontrados.

O sócio-gerente informou estar havendo irregularidades/ erros na confecção da folha de pagamento, tendo em vista a reclamação de vários funcionarias. Objetivos Objetivo geral Realizar uma auditoria da folha de pagamento – uma descrição dos proventos e descontos sob o âmbito legal e contábil. Ajudar a melhorar o conhecimento da empresa escolhida para o local de estagio, e também adquirir novos conhecimentos sobre a área aonde iremos estagiar. Objetivos específicos – sanar os erros/omissões que estão ocorrendo na folha de agamento; – diminuir as reclamações dos funcionários; – analisar como é feita a folha de pagamento; – fazer os cálculos dos proventos e desconto da folha de – conhecer os tipos especiais de remuneração; 3 Cruz (2003, p. 9), entrevista: “A técnica da entrevista pode ser entendida como uma conversa orientada para um fim especifico, ou seja, recolher dados e informações. O que torna necessário ao pesquisador ter sempre um plano para a entrevista, para que, no momento em que ela esteja sendo realizada, as informações necessárias não deixem de ser colhidas. Então, procure selecionar pessoas que realmente tenham o conhecimento necessário para satisfazer as necessidades de informação. E diante do entrevistado, estabeleça uma relação amistosa e não trave um debate de idéias; ao contrário, procure encorajar o entrevistado para as respostas e deixe que as questões surjam naturalmente, evitando que a entrevista se torne um questionário oral. ” Ruiz (1993, p. 8) informa que a pesquisa bibliográfica consiste no exame das produções humanas (bibliografias) para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado ssunto que assumimos como tema de pesquisa cientifica. Os métodos utilizados irão fornecer a documentação necessária para auditar e caso seja verificado algum tipo de erro ou omissões, propor soluções para a tomada de ações corretivas. Cronograma de atividades ATIVIDADES IFEV IMAR IABR IMAI IJUN JUL IAGO SET OUT INOV I Formação e cadastro do grupo IX I I IEscoIha da Entidade para Estagiar IX I Delimitação da área e sub-área de estágio IX I I Levantamento bibliografico IX IX I instrumento de coleta de dados X empresa para preenchime 4DF8 I I Definição da [Visita á mento de coleta de dados

Período de refacção do conteúdo do Plano de estágio xx II Período de correção pelos professores I Entrega da versão final do Plano de Estágio XIXI II lx III IVisita á empresa para iniciar as atividades de estágio I x lx lx I ‘Levantamento Bibliográfico I I II x xl IAnálise da Folha de Pagamento I I x lx I Aplicação do Questionário de Observação Para Coleta de Dados xl IDiagnóstico do encontrado I I Redação do Relatório de Estágio I I período Envio do Relatório de Estágio I I de refacção do conteúdo do relatório de estágio I I Iperíodo de correção pelos professores Entrega da versão final do relatório de estágio I I Diagnóstico da área de atuação xll III lx Segundo informações colhidas estão havendo várias falhas na folha de pagamento, tal situação foi detectada a partir da análise da folha de pagamento e das informações colhidas com o Sócio- Gerente e o colaborador externo O Escritório da Empresa tem dois pavimentos sendo que 0 10 andar é composto por 2 salas, uma do chefe, com 1 computador uma mesa, arquivos, armários de documentos, com 4 cadeiras e dois sofás de 3 lugares.

A outra sala, dos funcionários tem 4 computadores, 4 mesas, armários de arquivos, 3 impressoras com todo material de escritório para execução dos serviços e mais uma copa com 1 pia, 1 cafeteira, 1 forno de microondas e 1 frigobar. O andar térreo é comp depósito de materiais e S 8 A auditoria consiste num levantamento de informações contábeis da empresa, verificação das contas, avaliação dos sistemas, controles, transações e rotinas contábeis. crepaldi (2010, p. 3): “A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação, consoante os Princípios Fundamentals de Contabilidade e pertinente à legislação especifica. ” A auditoria nasceu da necessidade de verificação da autenticidade das demonstrações e lançamentos contábeis.

Com o crescimento das empresas, ficou multo difícil manter um controle sobre os lançamentos efetuados, criando, desta forma, a necessidade de verificação dos eventos de rotina das empresas. Com a abertura das companhias para investimentos, a necessidade do governo em controlar os impostos e obrigações a serem pagos, a auditoria tornou-se fundamental e obrigatória para empresas de capital aberto e financeiras. Um auditor independente avalia e emite pareceres sobre a fidedignidade das demonstrações e aponta possíveis falhas nos processos internos. Com a expansão dos negócios, o administrador sentiu a necessidade de dar maior ênfase aos processos Internos da empresa.

O auditor independente passou a, além de emitir parecer sobre a situação da empresa, emitir um relatório apontando sugestões para solução destes problemas. Como este auditor não passava muito tempo na empresa, a administração viu necessidade de um acompanhamento periódico, a fim de evitar maiores falhas. Nasceu aí a auditoria interna. Waddell (1982, p. 54), Natureza da Auditoria Interna: “A auditoria interna é uma atividade avaliadora cujo objetivo é avaliar de forma independente dentro de uma organização, as operações contábeis, finan utros tipos, no sentido de financeiras e de outros tipos, no sentido de prestar um serviço ? administração. É um controle administrativo, cuja função é medir e avaliar a eficácia de outros controles. O objeto deste trabalho é a auditoria na folha de pagamentos da empresa. Ela se encontra definida dentro de auditoria de despesas e custos, de acordo com Almeida (2009. . 430/431): “A auditoria de despesas e custos é dividida da seguinte forma: – folha e pagamento; ” Os testes da folha de pagamentos englobam os seguintes itens: seleção de pessoal, registro de empregados, carteiras profissionais, admissão, salário-famaia, IRRF, horas extras, deduções no salário bruto, salário l[quido e inspeção física. Referências Bibliográficas COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Metodologia da Pesquisa: conceitos e técnicas.

Rio de Janeiro: Interciência, 2001. 135 p. CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: Teoria e Prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 742 p. CRUZ, caria; RIBEIRO, Uirá. Metodologia Cientifica: -reoria e Prática. Rio de Janeiro: Axcel Book do Brasil, 2003, 218 p. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um curso moderno e completo. 6. ed. São Paulo 590 p. Observação (Modelo) Grupo de estágio: TÉCNICO Dia da observação: 12/03/2011 Componentes: CRISTINA/ISADORA/MíRlAWRAlMUNDO E ROBSON cocal: TÉCNICA CONSTRUÇÃO COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA Aprovação do formulário pelo Colaborador externo: JAIR RODRIGUES DA COSTA Área de estágio: AUDITORIA TRABALHISTA

Móveis e equipamentos disponiVeis para o desenvolvimento das atividades: COMPUTADORES/MESAS/ARMÁRIOS/IMPRESSORAS/ CADEIRAS Quantitativo de pessoal envolvido nas rotinas diárias: 04 Quantitativo de chefia direta do ambiente de estágio: OI Rotinas de trabalho (descreva detalhadamente cada item) Método/observações utilizadas para estruturar os demonstrativos contábeis: LANÇAMENTOS Rotina de registros contábeis: SELEÇÃO DE DOCUMENTOS, LANÇAMENTOS CONTÁBEIS Procedimentos antes e depois da apuração das informações que vão compor os demonstrativos contábeis: ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES PARA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES CONTÁBEIS Dia do mês que se faz a apuração do resultado contábil: AO FINAL DE CADA MES. Planejamento e organização das atividades contábeis: ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA FECHAMENTO DOS BALANÇOS. Sistema de registro dos fatos contábeis: BALANCETES, LIVRO DIÁRIO, LIVRO RAZÃO E LIVRO CAIXA 1) Quantas pessoas trabalham na Empresa? No escritório 6 2) Existe um planejamento prévio das atividades? Existe 3) Qual a principal atividade dentro do Departamento de RH? Fechamento das folhas de recrutamento, seleção e 8 DE 8

As crianças maltratadas

0

As Migrações As Migrações A mobilidade é uma caracter[stica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos

Read More

Um novo correio na bahia pós carlista

0

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste Campina Grande

Read More