Estatística: relatório dos resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade

Categories: Trabalhos

0

CELINA FERREIRA MENDES DENISE PERRUQUINO MATOS JEAN CARLOS BABA LUD EVERSON DA SILVA CUNHA MIGUEL JORGE DE FREITAS SIPPEL ESTATISTICA: Relatório dos Resultados da Pesquisa Estatistica de Controle de Qualidade CAMPO GRANDE 201 1 CELINA FERREIRA ME 5 p DENISE PERRUQUINO MATOS – RA 1028901633 JEAN CARLOS BABA RA 1030934720 LUD EVERSON DA SILVA CUNHA – RA 1030928430 MIGUEL JORGE DE FREITAS SIPPEL – RA 1053008003 ESTATÍSTICA: Relatório dos Resultados da Pesquisa Estatística de Controle de Trabalho da disciplina de Estatística apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário Anhanguera de Campo

Grande como requisito de obtenção da terceira nota do quarto semestre. PROFESSOR: MARCOS VINÍCIOS MONTEIRO e conceitos específicos da área estatística, a fim de compreendermos e aplicarmos os procedimentos estatísticos em uma pesquisa. Também vimos como deve ser feita uma coleta de dados, construção de tabelas e gráficos, analise interpretação dos resultados obtidos. Capítulo I – Introdução à Estatística. Uma visão geral da estatística. . Uma visão geral da estatística A estatística é um instrumento útil, em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: ientifico, econômico, social, político, etc. Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (levantamentos estatísticos) ou sondagens.

Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas. Em linhas gerais a Estatistica fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos. Conjuntos de dados Há dois tipos de conjuntos de dados, que são chamados populações e amostra: * População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse. Amostra é um subconjunto de uma população. Ramos da estatistica O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais: a estatística descritiva e a estatística inferencial. * Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor. * Estatística Inferencial que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira. 2. Classificação de dado 20F resultados à população inteira. 2.

Classificação de dados Tipos de dados Podemos classificar dados de acordo com seu tipo e seu nível de mediação. Os conjuntos de dados podem consistir de dois tipos: qualitativos e quantitativos. * Dados qualitativos: consiste em atributos, classificação ou registro não-numéricos. * Dados quantitativos: consiste em medidas ou contagens numéricas. Níveis de medida O nivel de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatros níveis de medida, do mais baixo ao mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Nível de medida nominal: são somente qualitativos, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades; * Nível de medida ordinal: são qualitativos ou quantitativos, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados nao são significativas; * Nível Intervalar de medida: são quantitativos, os dados podem ser ordenados e e possível calcular diferenças significativas entre os registros; * Nível racional de medida: são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero Inerente. . Planejamento de experimentos A meta do estudo estatístico é coletar dados e usá-los para uma tomada de decisão. Qualquer decisão feita através dos resultados de um estudo estatístico será tão boa quanto foi o processo de obtenção dos dados. Coleta de dados Para coletar dados o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los.

E existe quatro métodos de coleta de dados: * Fazendo um censo: co dição de toda uma IS contagem ou medição de parte de uma população; * Usando uma simulação: modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo; Realizando um experimento: aplicado um tratamento a uma parte da população e são observadas as respostas, uma segunda parte da população é usada como um grupo de controle. Esse grupo não recebe tratamento algum ou então recebe um placebo, após serem observados as respostas os dois grupos são comparados.

Técnicas de amostragem Para coletar amostra é importante que seja representativa da população, para nao coletar dados tendenciosos. Para garantir que as inferências sobre a população sejam válidas, deve-se usar técnicas de amostragem apropriadas. Uma amostra aleatória é aquela que todos os membros da opulação têm chances iguais de serem selecionados. Amostra aleatória simples é na qual toda amostra possível de mesmo tamanho tem chance de ser selecionada. Há várias técnicas usadas pra se constituir uma amostras: * Amostra estratificada: deve ter membros de cada segmentos da população quando for importante.

Os membros serão divididos em dois ou mais subconjuntos; * Amostra por agrupamento: apresenta a ocorrência natural de subgrupos, cada um deles com características similares; * Amostra sistemática: é aquela que atribui um número a cada membro da população; Amostra de conveniência: consiste somente de pessoas disponíveis. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense Em uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos.

A licando-se conceitos de controle estat[stico de pro 40F IS também ganhador de pedidos. Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente. O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. Devido a esta particularidade do processo de inspeção, a coleta de amostras se dá de forma unitária. Inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito.

Para que se possa ter uma visão geral do comportamento estatístico destes dados e as possibilidades de aplicação de conceitos específicos de CEP, foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série ou a xistência de autocorrelação serial. Objetivando detectar possíveis mudanças na média do processo, foram constru(dos os gráficos alternativos aos de Shewhart mais indicados para amostras unitárias, ou seja, o da soma cumulativa (CUSUM) e o da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA – que possui desempenho similar ao da soma cumulativa).

Também foi construído o gráfico da amplitude móvel, para que se conheça e analise a variabilidade do processo. Como não se conhecia o valor médio alvo do processo, por não ter sido informado pela empresa, antes de se construir o gráfico, oi realizado um teste de análise de variância (ANOVA). Para isto, estratificou-se a amostra em 5 sub-amostras de tamanho 37 (respeitando-se a ordem cronológica das observações coletadas), para verificar se a média do processo apresentava modificações ao longo dos 185 dias em que foram feitas as coletas amostrais.

Toda a análise feita buscou identificar informações a respeito da estabili feitas as coletas amostrais. Toda a análise feita buscou identificar informações a respeito da estabilidade do processo, ou seja, se o mesmo estava funcionando adequadamente. Porém, torna-se necessário abermos também se o mesmo está produzindo uma porcentagem significativa de blocos fora dos limites de especificação, isto é, se está produzindo itens defeituosos, pois segundo COSTA et al. 2004), nao existe uma relação direta entre estabilidade e capacidade, podendo um processo mesmo estando em controle, produzir itens fora dos limites de especificação e vice-versa. Para os resultados dos testes de tração fornecidos pela empresa, como já mencionado, só possuem limite inferior de especificação, portanto, foi utilizado como parâmetro adimensional para medir ua capacidade o índice Cpk, pois dos mais utilizados é o único que permite calcular a capacidade unilateralmente. Foi possível observar que o processo é incapaz, segundo o cálculo do Cpk, pois seu valor calculado ficou abaixo de 1.

Isto nos leva a concluir que o processo realizado no ano de 2004 na empresa, esteve na maior parte do tempo em controle, porém, mostrou-se incapaz, produzindo uma porcentagem significativa de itens defeituosos. Com relação à qualidade da produção de blocos para motores de caminhão, podemos concluir que a empresa trabalha com um processo estável, porém, ficou evidenciada a presença de equenas oscilações em torno da média, como mostrado nos gráficos EWMA e CIJSIJM. Identificou-se também que o processo estudado apresenta uma variabilidade que não pode ser desconsiderada.

Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente satisfatória às expectativas dos autores. A frustração ficou por conta de se esperar encontrar um rocesso estatisticamente capaz de produzir os blocos dentro das especificações desejadas, uma vez que se trata de uma grande empresa e já que trabalha há muito tempo com esse tipo de produto.

Conceito e aplicações da Estatistica Estatística hoje é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

A Estat[stica é uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governos na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados armazenados digitalmente e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações. Em grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os Índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação d de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela midia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na aioria dos campos do conhecimento humano. Na prática, a Estatistica pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais.

No planejamento industrial, a atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial. Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por O estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos.

O estatístico estuda a evolução e as características da população; estabelece tábuas de mortalidade, analisa os fluxos migratórios, estabelece níveis e padrões para testes clínicos planeja e ealiza experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos. O perfil do estatístico tem é adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado.

Nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades, na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais. A formação acadêmica do estatístico e 80F vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais. A formação acadêmica do estatístico está fundamentada m conhecimentos de Matemática, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e Disciplinas Profissionalizantes.

Lugares, situações e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatísticos: 1a lista de aplicação da estatística na área de administração: Qualidade e controle estatístico em uma fábrica de balas, dentro da fábrica de balas não há dois produtos ou características exatamente iguais entre si porque os processos contêm muitas fontes de variação. As diferenças entre os produtos podem er enormes ou quase imperceptíveis, mas sempre estarão presentes.

As balas fabricadas têm de estar dentro do limite aceitável e não podem estar fora, pois serão descartadas. Todas as origens da causa devem ser analisadas e estudas e quando for colocado sob o controle estatístico, o processo deverá ser medido para verificar seu potencial sobre as especificações. 20 lista de aplicação da estatística na área de administração: A aplicação da estatística no desenvolvimento social para redução da pobreza e o desenvolvimento mundial estão diretamente ligados com a estatística.

Sua utilização está associada desde a elaboração até a implementação de politicas sociais. A estatistica também serve para avaliar o desempenho destas políticas junto à sociedade. Numeros confiáveis demonstram de forma clara a realidade socioeconômica da população. Onde estão os mas pobres e também mostram porque razão são mais pobres. Ajudando assim o governo a concentrar esforços em determinados lugares. 0 lista de aplicação da estatística na área de administração: Os números-indices são medid 30 lista de aplicação da estatística na área de administração: Os números-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc.

Mediante o emprego de numeros-índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações, etc. É rande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa. Por exemplo, se uma empresa aumenta seu faturamento de um período a outro, isso não quer dizer necessariamente que suas vendas melhoraram em termos de unidades vendidas.

Pode ter ocorrido que uma forte tendência inflacionária tenha obrigado a empresa a aumentar acentuadamente. Os preços de seus produtos, fazendo gerar um acréscimo no faturamento, o qual, na realidade, nao corresponde a uma melhora de situação. Fora dos problemas gerados por alterações nos preços dos produtos, os numeros-índice 0 DF

O universo interdisciplinar da histуria

0

O UNIVERSO INTERDISCIPLINAR DA HISTORIAJ0б0 Henrique grito Limal O desenvolvimento do conhecimento histуrico passou por significativas mudanзas ao logo sйculo

Read More

O serviço social na américa latina e o debate no brasil-carlos montaño

0

OECA Oficina Educacional da Criança e do Adolescente de Novo Horizonte O. E. C. A é uma Associação , sem

Read More