Estequiometria e rendimento

Categories: Trabalhos

0

Universidade Federal do Ceará (UFC) Engenharia de Energias e Meio Ambiente Química Experimental para EEMA Estequiometria e Rendimento Nome: Vanessa Salomão de Santiago Turma: 04A índice . Introdução 2. Objetivos e Materi 3. Procedimento exp 4. Discussão 5. Conclusão 6. Bibliografia me ors to view nut*ge Nas reações químicas, é importante saber a quantidade necessária de reagentes para que se obtenha uma certa quantidade de produtos, para isso é utilizado o cálculo estequiométrico.

Essas quantidades podem ser expressas em massa, volume, quantidade de matéria (mol) ou número de oléculas. para realizar esse cálculo deve-se saber a equação química e a mesma tem que estar balanceada. Ao utilizar o cálculo estequiométrico descobrem-se valores que correspondem ao que é chamado de rendimento teórico. Quando se realiza a reação em um laboratório raramente se obtém o valor encontrado nos cálculos estequiométricos, o valor obtido no mesmo é chamado de rendimento prático. Quando se obtém será útil para o melhor entendimento da estequiometria.

O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Além de ser muito importante para diversas atividades conômcas atuais, como na produção de meios de transporte (carros, aviões,trens), nas embalagens de produtos (latas, cosméticos), na transmissão elétrica, entre outros. Os usos do mesmo exploram sua facilidade de reciclagem, leveza e resistência à corrosão para lhe conferir múltiplas aplicações. O alúmen de potássio tem várias aplicações industriais, além de ser um dos principais componentes da pedra-ume.

As reações para obter-se alúmen através do aluminio são: 2AI (s) + 2K+ (aq) + 20H- (aq) + 6H20 (I) 2K+ (aq) + (aq) 2K4 (ati) + 4H2S04 (ati) 21<+ (aq) + 2A13+ (aq) 4 S042- + 8H20 (l) caco A13+ caco 2S042- + 12H20 (I) O composto AIK(S04)2. 1 2H20 é chamado de sulfato duplo de aluminio e potássio ou alúmen de potássio. Na forma de mineral ele é chamado de calinita e é encontrado disponível na natureza. O alúmen de potássio em forma de cristais é geralmente octaédrico e muito solúvel em água.

Para obtê-lo é preciso misturar duas soluções aquosas de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, ambas quentes, e resfriar a solução resultante. 2. Objetivos e Material 2. 1 Objetivos Na prática: Estequiometria e Rendimento um dos objetivos é: Verificar as relações quantitativas entre as substâncias que participam de uma reação” e também “Determinar o rendimento percentual da reação”. 2. 2 Material – 0,25g de Alumínio (Al) Béquer – lom “Determinar o rendimento percentual da reação”. Béquer – 1 Oml_ de Hidróxido de potássio (KOH) – Chapa de aquecimento Papel de filtro – 5mL de Ácido sulfúrico (H2S04) – Gelo – Bastão de vidro – Pipeta – placa de Petri – Funil de Büchner – Filtro a vácuo Notas de segurança: H2S04 (ácido sulfúrico) Corrosivo, pode causar queimaduras severas. KOH (hidróxido de potássio) Corrosivo, tóxico. . Procedimento Experimental e Resultados 3. 1. Foram pesados 0,25g de alumínio. 3. 2. Na capela, em um béquer, foram adicionados 1 OrnL de KOH 2 mol/l_ ao alumínio pesado no item anterior e foi observado a liberação de hidrogênio na reação. . 3. O béquer foi colocado sobre uma chapa de aquecimento e a solução foi aquecida para aumentar a velocidade da reação. Durante a reação, a solução que era inicialmente incolor, tornou- se escura. Em cerca de 20min a reação ficou completa, o que foi evidenciado por não mais se observar a liberação de hidrogênio. 3. . A solução quente foi filtrada. Todo o resíduo escuro ficou retido no filtro e foi separado do filtrado incolor. 3. 5. Com cuidado e sob agitação, foram adicionados 5 mc de ácido sulfúrico, H2S04 6mol/l— à solução.

Inicialmente, apareceu um precipitado de hidróxido de alumínio, que se dissolveu a proporç ácido foi adicionado. Foi PAGF3C,FS ficaram os íons potássio, K+, íons alumínio, A13+, e íons sulfato, S04. Depois de aquecida por cerca de 5min, não permaneceu na solução nenhum sólido. 3. 6. Foi colocado o béquer com o filtrado em um banho de gelo. Cristais de alúmen foram formados. 3. 7. Foi pesado um papel de filtro e foram filtrados a vácuo os cristais de alúmen. RESULTADO: Peso do papel de filtro era de 0,50g. 3. Após a filtragem, foi determinado a massa do papel de filtro mais o sólido. RESULTADO: A massa do papel de filtro mais o sólido era de 2,37g. 4. Discussão O rendimento da reação foi de aproximadamente 78,5%, pois a partir de 0,25g de alumínio era para se obter 2,38g de alúmen, o que não ocorreu já que só foi obtido 1,87g de alúmen. Logo, obteve-se o rendimento por uma simples regra de três. O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, é uma base forte. Utilizado para neutralizar ácidos fortes ou tornar alcalino um meio. ? altamente corrosivo, podendo causar severas queimaduras no corpo humano. Já o hidróxido de potáss10 é uma base forte, que pode ser tóxico e corrosivo. É uma base muito utilizada na indústria. Portanto, essas duas bases não são recomendadas para serem utilizadas na limpeza de panelas e peças delicadas de alumínio, pois corroem o mesmo. A corrosão do alum[nio é rápida e a camada de óxido formada na superfície sola o oxigênio e impede a continuação do processo. Durante uma reação de ácido clorídrico com alumínio é produzido hidrogênio gasoso.

Esse hidrogênio no ar externo pode entrar em combustão, por ser inodoro e altamente inflamável em condições normais de te PAGF entrar em combustão, por ser inodoro e altamente inflamável em condições normais de temperatura e pressão, pode causar acidentes e queimaduras. A partir dessa prática foi possível ver como a estequiometria auxilia no conhecimento das relações quantitativas que existem entre as substâncias utilizadas em uma reação. Além de poder calcular o rendimento de uma reação em que o alúmen é o principal produto. . Bibliografia 1) BROWN, T. L; LeMAY,Jr, H. E. ; BURSTEN, B. E. ; BURDGEjr. Química a Ciência Central. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 2) ATKINS, p; JONES, L. Princípios de química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 3) FELTRE, R. Química Geral l. ed. sao Paulo: Moderna, 2004. 4) BRITO, M; GONÇALVES, F; GESSA, J. Síntese do alúmen de alumínio e potássio. http://wwm. qmc. ufsc. br/geraVExp . Quimica511 9/EXPERl Acesso em 5 de abril de 2012. ) AUTOR DESCONHECIDO.

Estequiometria – Rendimento – Pureza. http:f/quimica10. com. br/10/wp-content/uploads/2009 101 /20-e28093-estequiometria-e28093-rendimento- pureza. pdf. Acesso em 6 de abril de 2012. 6) AUTOR DESCONHECIDO. Estequiometna. http•. /,’wmv -brasilescola. com/quimica/estequiometria. htm. Acesso em 6 de abril de 2012. 7) AUTOR DESCONHECIDO. Alumínio. http://pt. wikipedia . org/wiki/Alum%C3%ADnio. Acesso em 6 de abril de 2012. 8) AUTOR DESCONHECIDO. Alúmen de potássio. httpwpt. wikipedia. org,Wki,’AI%C3%3Amen_de_pot%C3%A1ssi0. Acesso em 6 de abril de 2012_

Regime de caixa e regime de competência

0

analise mais profunda como depreciação por exemplo. Já no regime de competencia abrangem-se os lançamentos contabeis de forma mais intangivel,

Read More

Estado de sc

0

Sumário: Introdução:- 5 1 Santa Catarina.. 6 1. 1 História. 2 Localização e divisa 8 3 Regiões…. 9 3. 1

Read More