Estrategia de empresas

Categories: Trabalhos

0

Matriz de tarefa individual* Trabalho: Inovar para vencer Título: Cirque du Soleil – o picadeiro bem sucedido Disciplina: Estratégia de Empresas Introdução A inovação pode ser considerada a chave para êxito de uma empresa. Relatos de sucesso e fracasso estão disponíveis para servirem de exemplo para a elaboração de um plano de negócios organizado e bem sucedido. É consideravelmente mais fácil to view next*ge detectar problemas com o agora chamad c c org causador a falta de in que foi apresentada foram ignorados se n , como aconteceu e como agente rejeição da evolução esta empresa PICOS que serao abordados.

As empresas fracassam se não inovam em produtos, processos e estratégias. Para não ter como exemplo uma experiência mal sucedida, o referencial deste trabalho será o Cirque du Solei, mundialmente conhecido e um êxito incontestável. Por isso serão discutidas aqui estratégias de inovação tendo como referencia esta empresa. Cinco forças competitivas As Cinco Forças de Porter mostram o que as empresas devem levar em consideração para uma estratégia competitiva.

Os cinco tópicos explorados por Michael Porter podem, e devem, serem ransportados da teoria administrativa para a prática empresarial. O elo entre a fundamentação teórica pregada por Porter e o sucesso da prática é visto com clarez clareza na trajetória do Cirque du Solei’. Para fins organizacionais, separar-se-á cada ponto teórico das Cinco Forças para relacioná-los com a trajetória da empresa supracitada. A ameaça de novos entrantes: neste tópico explora-se o grau de competitividade do mercado ou até que ponto as empresas podem se inserir no mesmo nicho de mercado e competir po clientes. A entrada de novos concorrentes tem efeito imediato, iminuindo a procura disponível para os concorrentes instalados e consequentemente aumentando o nivel de rivalidade (BICHO; BAPTISTA, 2006 1 . 1 Impedlndo a entrada de novos concorrentes: a concorrência é, sem dúvida, uma ferramenta importantíssima de estímulo da qualidade e controle de preço no mercado.

Quanto mais concorrentes, maior será a disputa por clientes já que mais opções são dadas aos consumidores. Para manter-se em evidência e não perder clientes, as empresas devem fazer com que seus produtos ou serviços sejam melhores do que aqueles ofertados por outras empresas. Por melhores entende-se que os produtos tenham um preço condizente com o público alvo, sejam de fácil utilização e que crie vínculos sólidos com a empresa prestadora do serviço. No caso do Cirque du Solei este quesito é levado às últimas consequências.

A entrada de novos concorrentes é praticamente nula, uma vez que o contexto no qual ele está inserido é muito fechando, especialmente quando se leva em consideração o estilo de apresentação oferecida pelo Cirque du Soleil. Para um novo concorrente se ave estilo de apresentação oferecida pelo Cirque du Soleil. Para m novo concorrente se aventurar a entrar neste seleto grupo ele deve apresentar o mesmo nível de qualidade, inovação e relacionamento com público e patrocinadores que o Cirque du Soleil tem.

Isto demandaria além de custos elevadíssimos, um enorme know-how do ramo. Podemos exemplificar um momento em que no Bradesco houve a ameaça dos novos entrantes, quando ocorreu fusão entre bancos, fortalecendo a concorrência, forçando a adaptação para manter clientes o Bradesco aumentou o numero de agências e intensificou o foco no atendimento. 2. A ameaça de produtos ou serviços substitutos: aqui há de se evar em conta futuras necessidades, jamais pode-se ignorar quais serão as exigências futuras de seus clientes e possíveis clientes.

Ao se antecipar as vontades do público alvo, diminui- se o perigo de ser ameaçado pelos produtos que entrarão no mercado. Esta estratégia exige maior atenção em relação ao setor no qual a empresa está inserida, pois se não houver esta preocupação, os produtos substitutos logo entram em cena e apropriam-se do mercado (COSTA, 2007). 2. 1 Tornando-se insubstitLWel: a dinâmica de trabalho do circo em questão é Ímpar. Ele está na vanguarda do seu mercado, empre criando, aperfeiçoando e tornando seus espetáculos apresentações únicas e inimitáveis.

Cada novo tema abordado tem uma realização diferente e conceitos novos – ponto crucial que os mantém longe de serem obsoletos. Desta maneira tem-se a credibilidade de uma em PAGF3rl(F8 ponto crucial que os mantém longe de serem obsoletos. Desta maneira tem-se a credibilidade de uma empresa consolidada com o frescor das inovações. O Bradesco além de investir continuamente na formação e treinamento de seus funcionários, fazendo de seu atendimento um diferencial, também sempre cria ovos produtos como O Pé Quente Bradesco O Câncer de Mama no Alvo da Moda – PM, o Ayrton Sena 50 anos e muitos outros. . Poder de negociação dos fornecedores: para saber qual papel a negociação com os fornecedores exerce, basta ter em mente que esta negociação ameaça o desempenho das empresas através da flutuação das variáveis (aumento de preço e diminuição de qualidade). Os fornecedores de maior expressão dispõem de condições para de certa maneira controlar a rentabilidade de um setor que não consiga compensar os aumentos de custos nos próprios preços (CANGUSSU, 2012). 1 Um parceiro rentável: neste tópico vale lembrar que os vínculos emocionais e afetivos são uma importante ferramenta que solidifica certas relações empresariais. O Cirque du Solei’ trata fornecedores como parceiros e aliados na busca pela satisfação de seu público alvo incentivando inovação em todos seus setores. Dessa forma evita que os fornecedores façam pressão em seu negócio, ganhando-os como aliados na obtenção de lucro através do entretenimento. 4.

Poder de negociação dos clientes: é compreendido de maneira semelhante ao do poder relativo dos fornecedores, onsiderando-se que o poder dos clientes é em geral elevado PAGF poder relativo dos fornecedores, considerando-se que o poder dos clientes é em geral elevado por alguns fatores, dentre eles podemos destacar o momento em que os clientes são mais concentrados que os fornecedores ou as compras são feitas em grandes volumes; ou quando os produtos adquiridos não forem diferenciados e quando os clientes detêm muita informação sobre alternativas de mercado (CANGUSSU, 2012). . 1 A inovação que os torna únicos: no Cirque du Soleil a barganha dos clientes praticamente inexiste, toda inovação ? voltada para a experiência do cliente, no Cirque a inovação é tão desenvolvida que eles se tornaram únicos no mercado, impossibilitando que os clientes migrem-se para outros fornecedores já que não há outro semelhante.

Como vemos agora com a compra da folha do estado pelo Bradesco, de modo inovador criou-se situações de negociação, como dez dias de cheque especial sem juros, onde o cliente pode receber o seu vencimento de salário dez dias antes, sem ônus, Cestas de Serviços especificas, através das quais tem-se à disposição vários conjuntos de serviços correspondentes a cada tipo de ovimentação de conta, que são bastante atrativas objetivando a retenção desse público. 5. O poder da concorrência: deve-se conhecer o mercado para enfrentar a concorrência de três maneiras principais. ) Vendendo mais para clientes com possível potencial. 2) Mantendo os clientes de maior valor fora do alcance dos concorrentes. 3) Definindo estratégias para se desvincular de clientes que fora do alcance dos concorrentes. 3) Definindo estratégias para se desvincular de clientes que não apresentam lucro ou que tragam prejuízo (FERRARI, 2011 5. 1 Monopólio de mercado: o Cirque atua em uma mercado uito específico, não se pode compará-lo a outros circos, e também não existem espetáculos ao vivo que possam ser equivalentes, por serem únicos eles evitam qualquer tipo de concorrentes diretos.

O Bradesco se antecipa a necessidade do cliente, mantendo-o satisfeito, inibe a concorrência. Estratégias competitivas As empresas em geral podem adotar três tipos de estratégia competitiva segundo Porter: estratégia de liderança em custos, estratégia de diferenciação e estratégia de foco. A estratégia adotada pelo Cirque du Soleil é a da diferenciação. Com a iferenciação, a empresa se preocupa menos com os custos e tenta ser vista no setor como tendo algo de singular a oferecer (PASSOS, 2007). A singularidade forma uma barreira contra a entrada de concorrentes.

Sua margem de lucro mais alta proporciona alguma proteção, pois a empresa tem autonomia suficiente para buscar opções. Existem poucos substitutos ao produto que o diferenciador oferece e, consequentemente, os clientes têm menos opções e menor poder de barganha. Podemos citar como um diferencial do Bradesco o fato do banco ter se tornado uma das principais referências brasileiras em omprometimento socioambiental e a instituição financeira que mais investe nesta área. Cadeia de Valor A cadeia de valor de Porter divide as ativi financeira que mais investe nesta área.

A cadeia de valor de Porter divide as atividades de uma emprega naquelas criadoras de valor, desde as atividades primárias às de suporte. Uma diferença importante é que uma cadeia de valores de uma empresa pode divergir em alvo competitivo à cadeia de seus concorrentes, representando uma fonte em potencial de vantagem competitiva (PORTER apud FILHO, 2012). As atividades primárias são as que estão relacionadas à infra-estrutura da mpresa, gerenciamento de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e suprimento.

Ao trabalhar tão bem suas atividades primárias e de suporte, o Cirque du Solei’ gerencia sua cadeia de valor de maneira adequada, obtendo bons resultados operacionais e financeiros. Os funcionários do Bradesco são capacitados para atender irrestritamente todo tipo de público, o que mostra o fortalecimento do potencial de recursos humanos. Conclusão pode-se dizer que o arque du Soleil responde brilhantemente a todos os pontos aqui expostos, sua estratégia é ser diferente, único, tendo uma cadeia de valor bem gerenciada baseada m atividades primárias, com alegria que contagia.

Quando se fala de Cirque du Soleil, é possível enxergar claramente que as decisões estratégicas tomadas pela administração da empresa são eficientes e eficazes, por isso o Cirque du Soleil é um exemplo a ser estudado por administradores e seguido por gestores. Muito positivamente vemos que o Bradesco em muitos pontos assemelha-se ao Cir gestores. Muito positivamente vemos que o Bradesco em muitos pontos assemelha-se ao Cirque du Soleil, principalmente no que tange a mão de obra, já que conta com um quadro omprometido e alegre — fator que o diferencia de outras empresas.

Referências bibliográficas BICHLO, Leandro; BAPTISTA, Suzana. Modelo de porter e Análise SWOT — Estratégia de Negócio. Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Departamento de Engenharia Civil, 2006. COSTA, Ana Carolina Ribeiro et al. As forças de porter aplicadas ? formulação da estratégia competitiva – estudo de caso em uma empresa potiguar do ramo de sorvete. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, João Pessoa, 2007. CANGUSSU, Leandro. Disponível em: . Acesso em: 12 de fevereiro e 2012. FERRARI, Renato.

O CRM e as cinco forças competitivas. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 201 1. PASSOS, Alfredo. As Estratégias Genéricas de Competição e Michael Porter. Disponivel em: . Acesso em: 12 de fevereiro de 2012. FILHO, Adriano Gama. Cadeia de valor e cadeia de suprimentos integrados na gestão estratégica de custos, um processo de gestão voltado à geração de valor. Disponível em: < www. mgtech. com. br/artigol . d0C>. Acesso em: 12 de fevereiro de *Esta matriz serve para a apresenta ão de trabalhos a serem desenvolvidos segundo a de raciocínio: lógico-

Estudo do caso

0

“Chiquinho de Piripiri – Modas Star’ INTRODUÇÃO: Piripiri é a quarta maior cidade do Estado de Piauí, com sua base

Read More

População em situação de rua : há algum serviço especializado para esse segmento que vivem na rua ?

0

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA : HÁ ALGUM SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA ESSE SEGMEN O QUE VIVEM NA RUA ? RESUMO:

Read More