Estrutura organizacional
Commodities Commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significa mercadoria. É utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias. Estes produtos ” extração mineral (ha ora determinado período m Sv. ipe to O que torna os p commodity) ou de er estocados por • . :at de qualidade. ortantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e “negociabilidade” globais; portanto, as oscilaçóes nas cotações destes produtos de base têm impacto ignificativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econômicos e até mesmo a países. O mercado de derivativos surgiu como uma proteção aos agentes econômcos contra perdas provocadas pela volatllidade nas cotações dos produtos de base.
Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities e desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores A participação das commodities na exportação oscilam ao redor de 40%.
Porém, em 2010, esse número chegou a 69%, totalizando US$ 201 bilhões em transações. Bolsas em que são negociadas BM & F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) Bolsa de Chicago Bolsa de Sydney Bolsa de Tóquio Bolsa de Nova York Bolsa de Hong Kong Bovespa (Bolsa de Val pau10) Geralmente os investidores de contratos futuros são rodutores agricolas, indústrias de extração mineral e, na outra ponta, empresas que consomem os produtos. Aqui entram pnncipalmente os exportadores e importadores.
Neste mercado da BM&F BOVESPA também há muitos investidores que não fazem parte deste ciclo produtivo, que participam apenas para obter ganhos financeiros com a compra e a venda dos contratos. Resumo sobre os principais commodities brasileiros Soja A Soja é um grão rico em proteínas, pertencente à famllia das leguminosas, cultivado como alimento tanto para os humanos como para os ammals. O maior produtor de Soja do mundo são os Estados Unidos, com 32% do mercado desse produto, seguido por Brasil, com 28%, e Argentina, com 21%.
Ou seja, Estados Unidos, Brasil e Argentina respondem por 81% da produção mundial de Soja. O Brasil exporta cerca de 15% da sua produção de soja, que em 2011 chegou perto dos 70 bilhões de toneladas. O estado do Mato Grosso é o maior produtor no Brasil, com uma produção que chegou a 8% da produ plantando cerca de 6,4 PAGF3ÜFd e no externo pela exportação de fibras. O país está colocado ntre os Cinco grandes produtores mundiais, sendo o maior do hemisfério sul.
O Algodão é produzido em 60 países no mundo, mas somente cinco deles, China, índia, Paquistão, Estados Unidos e Brasil dividem 79% da produção mundial. A China, embora seja o maior produtor de algodão do mundo, não exporta seu produto devido ao alto nível de consumo interno. Além de ser o maior produtor, a China lidera também as importações, que representam mais de 30% de todo algodão comercializado, totalizando um consumo de mais de 12 milhões e toneladas.
Já os Estados Unidos é o maior exportador, com cerca de 40% do mercado mundial, embora o país tenha tido uma queda de cerca de 20% no plantio de algodão nas últimas safras. Contratos de algodão são negociados na BM&F e Bolsa de Nova York. Suco de Laranja O Brasil é o terceiro maor produtor de frutas e o primeiro na produção do suco de laranja, respondendo sozinho por cerca de 70% da produção mundial. Cerca de 80% da produção é ex ortada, tendo como principais destinos os Estados Unido