Estudar

Categories: Trabalhos

0

1. Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional.

A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente Cada uma dessas cin ambiente e tecnologi teoria administrativa, desenvolvimento da OF3 Swipe view ne a tecnologia. trutura, pessoas, po uma diferente passo no strativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais. 2. Conceitue a Administração em funçao das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

A ciência administrativa supõe a existência de uma instituição ser administrada ou gerida, ou seja, uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num dete Swipe to page determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. Empresa aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos. 1. Explique as características da “era da globalização” e suas consequências sobre a administração A expressão “globalização” tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual se assiste no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo , caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação do mercados,pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social.

Esta é uma das razoes dos críticos acusarem-na,a globalização,de ser responsável pela intensificação da exclusão social ( com o aumento do numero de pobres e de desempregados) e de provocar crises econômicas ucessivas arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos períodos da globalização 12. Faça um comparativo entre a Administração do passado e a Administração do futuro. No século passado, grandes avanços na “tecnologia de gestão” permitiram que algumas empresas cruzassem novos limiares de desempenho, e construíssem vantagens de longo prazo.

Ainda assim, falta à maiori limiares de desempenho, e construíssem vantagens de longo prazo. Ainda assim, falta à maioria das empresas um processo disciplinado de inovação em gestão. O futuro da administração ferece exemplos de um grupo de elite de pioneiros da gestão moderna – empresas que desafiaram os dogmas de gestão, e estão colhendo os beneficios. prepare-se para se libertar dos grilhões dos dogmas de gestão do passado.

Os vencedores de amanha serão as empresas que começarem hoje a inventar o futuro da administração. 13. Administração é apenas um processo ou algo mais? Explique. Processos importantes: Planejar é Estabelecer os objetivos da empresa, especificando a forma como serões alcançados. Parte de uma sondagem do futuro. Organizar é a forma de coordenar todos os recursos da empresa, ejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Comandar faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, Coordenar A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas. Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. 3

Era das revoluções

0

INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA A era das revoluções Revolução Industrial * Reflete a um impacto relativamente tardio na Europa. 1780 fol

Read More

Cotramare

0

Junto à isso, pobreza significa não ter a oportunidade de uma vida melhor no futuro e estar condenado a ser

Read More