Etica empresarial

Categories: Trabalhos

0

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Curso Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V – PIM V: Etica e Legislação Trabalhista e Empresarial Comércio Exterior Aplicações da Estatística RIO de Janeiro/RJ 2010 2 UNIP INTERATIVA pro OF18 Superiores de Tecnol ia 2 „ p PROJETO INTEGRAD Iplinar Curso nclals PIM V: Ética e Nome(s) completo(s) do(s) aluno(s):Sidney da Silva Costa RA(s): Curso:Processos Gerenciais Semestre: 20 semestre Rio de Janeiro/RJ 2010 3 SUMÁRIO INTRODUÇAO „ 3. – Aspectos Cambiais Aspectos Administrativos 4 – APLICAÇOES DA ESTATISTICA — da pesquisa —Jornal Hoje em Dia 3. 3 4. 1 – Objeto 4. 2 – Distribuição de Freqüências — Variável qualitativa ou quantitativa „ 4. 3 – Distribuição de Frequências – Variável quantitativa . CONSIDERAÇÕES FINAIS 15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS . 6 4 NTRODUÇÃO O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo, sobre três temas recorrentes da Administração de Empresas: Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial, Comércio Exterior e Aplicações da Estatística. Em um mercado extremamente competitivo, podemos observar o quanto as relações comerciais precisam ser mediadas por lgumas regras, que mantêm os negócios entre as empresas e entre os clientes, resultando em trocas saudáveis e cada vez menos onerosas para as partes envolvidas. ara tanto, compreende-se a necessidade de se observar como se constrói a constituição ética de uma como esta organização 2 8 internas e externas, proporcionando a negociação transparente e lucrativa para as organizações. Uma organização empresarial necessita em determinado momento de sua vida, buscar relações comerciais até mesmo no exterior, seja para uma base de troca de informações que aumentaram sua competitividade no mercado, omo também para diminuição de custos na produção de seus produtos.

Esta busca por lucro, competitividade, redução de custos e escolha do mercado consumidor que a empresa trabalhará, incita um estudo analítico das condições de mercado, da população que poderá vir a ser seu mercado consumidor, como também seu mercado interno – mão-de-obra produtiva – a fim de alcançar a maior margem de acerto seja para questões financeiras, seja por questões de posicionamento no mercado. Desta forma, dados estatísticos são essenciais para as decisões empresariais do dia- a-dia, como também para prever o futuro dos negócios.

Para tanto, a pesquisa de campo que proponho para analisar estes aspectos, se dará em uma empresa essencialmente mineira, que atua no ramo de comunicação e que tem um posicionamento considerável no Estado de Minas Gerais: EdiMinas, editora e gráfica do Jornal Hoje em Dia. 5 1. A EMPRESA PESQUISADA O jornal HOJE EM DIA, foi fundado em 24 de fevereiro de 1988, e representou o fim de um monopólio de um único jornal de grande circulação no mercado mineiro. Atualmente é considerado um dos maiores em circulação, apresentando nos últimos anos um percentual ascendente de crescimento comercial de leitores.

O HOJE EM DIA está presente nas principais regiões do Estado, com sucursais atuantes, equipes locais de repór 30F presente nas principais regiões do Estado, com sucursais atuantes, equipes locais de repórteres, estrutura de distribuição e circulação, Telemarketing e Central de Relacionamento. 1. 1 Missão do Jornal Hoje em Dia Integrar Minas através da comunicação é a missão do HOJE EM DIA, que conta com uma cobertura em todo o Estado e um jornalismo sério, investigativo e imparcial.

Possui sucursais e correspondentes em Governador Valadares, Montes Claros, Varginha, Divinópolis, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Vale do Aço (Ipatinga) e também em Brasília. A empresa conta atualmente com 750 funcionários diretos e 150 colaboradores terceirizados. São duas sedes em Belo Horizonte, a primeira na Rua Padre Rolim, 652, Bairro Santa Efigênia, com a Redação e os departamentos Administrativo, Financeiro, Comercial, Marketing, Pesquisa, dentre outros.

No Bairro Carlos Prates, está o Parque Gráfico, onde fica todo o setor operacional de produção e circulação do jornal, composto pelos setores de Impressão, Expedição, Circulação, Assinaturas e Relacionamento, Venda Avulsa, dentre outros. . 2 — História do Jornal Hoje em Dia Com uma equipe formada por profissionais experientes, dispostos a fazer um jornal de sucesso, o HOJE EM DIA se destacou desde a primeira edição, com o uso de cores, a primeira em Minas Gerais. O reconhecimento pela qualidade veio ainda no seu primeiro ano, quando foi premiado como Veículo do Ano, pela Associação Mineira de Propaganda.

Em 1989, o jornal deu inicio ao processo de informatização, sendo pioneiro em Minas e o segundo do Brasil a implantar o uso de computadores na Redação, o que lhe rendeu o prêmio Fato do Ano, da Associação AGE 4 OF uso de computadores na Redação, o que lhe rendeu o prêmio Fato do Ano, da Associação Mineira de Propaganda. Em 1991,0 HOJE EM DIA conquistou o prêmio mais cobiçado do jornalismo brasileiro, o Prêmio Esso, com a série de 6 reportagens sobre a Operação Arrastão.

Em 92 vieram: placa de reconhecimento da Divisão de Turismo da Flórida, Diploma de Reconhecimento da Comissão Européia de Turismo. O HOJE EM DIA comemorou seu 1 00 aniversário com sua capacidade gráfica duplicada e seu parque gráfico se tornando um dos maiores do país. Em 2004, o Jornal recebeu o Brazillanonline Award em Nova York, como jornal brasileiro mais lido na internet pela colônia de brasileiros nos Estados Unidos. Nos seus 20 anos, o jornal também ganhou cara nova, com novo projeto gráfico, focado na hierarquizaçao de noticias. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL O objetivo deste trabalho é Analisar a Ética, o Direito e a Moral como elementos condutores da plena execução das atividades sociais e profissionais dentro da EDIMINAS SIA EDITORA GRÁFICA INDUSTRIAL DE MINAS GERAIS, abordando a Responsabilidade Social, posturas éticas e de cidadania, inclusive com o meio ambiente. 2. 1 – Da Ética, Direito e a Moral Ética essoal é o dever cada um tem que se empenhar da melhor forma possível, de acordo com seu código de ética profissional, com seus princípios, e com as regras da empresa. ?tica Empresarial é o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age em relação aos seus funcionários, seus clientes, seus fornecedores, colaboradores, governo e comunidade, de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceit e comunidade, de proceder aceitas pela coletividade (regras éticas), dando cumprimento integral à Lei, aos acordos, convenções e contratos. O relacionamento da Ética, do Direito e da Moral no ?mbito empresarial nasce nas decisões de trabalho quando do recrutamento e seleção, contratação, promoção e remuneração, rescisão de contrato e qualquer outra.

A Ediminas assume essa postura Ética-MoraI, quando honra com os pagamentos dos tributos Federais, Estaduais e Municipais, com os encargos da folha de pagamentos, das rescisões de contratos, das condenações em juízo, dos fornecedores, dos colaboradores entre outros, sempre em dia, de acordo com princípios e regras da moral, respeitando à lei, aos acordos, convenções e tratados, e os direitos de cidadania dos empregados.

Contudo, e sem generalizar, vejo que um dos fatores que poderiam ser revistos é a aplicação da Ética Pessoal e da Moral, no ambiente de trabalho. Apesar do setor jurídico atuar, dando suporte aos setores da empresa, para fazer cumprir bem a lei, e evitar que as violações dos deveres éticos da organização, se transformem em demandas judiciais, ainda recebemos reclamações em juízo (Cíveis, trabalhistas) e Procon s. 2. – Da Responsabilidade Social e Sócio-Ambiental Responsabilidade social é o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da ualidade de vida de sua força de trabalho e de suas familias, da comunidade local, da sociedade como um todo e do meio ambiente, sendo hoje um fator tão im ortante para as empr 6 OF local, da sociedade como um todo e do melo ambiente, sendo hoje um fator tão importante para as empresas como a qualidade do produto ou serviço, a competitividade nos preços, marca comercialmente forte, etc.

Pelo que tenho conhecimento, a Edimnas ainda não está envolvida em algum projeto de responsabilidade social como saúde, educação, cultura, espartes, segurança, habitação, transporte, ou políticas internas voltadas ara seus funcionários (assistência médica, alimentação, treinamento e desenvolvimento de talentos, remuneração, seleção e quadro de carreiras, elaboração de um código de ética), ou projetos ecológicos, relacionados à preservação do meio ambiente como a coleta seletiva de lixo, uso racial da água e legislação ambiental.

Abaixo segue análise de pontos preponderantes ativos caso ocorram às mudanças propostas na empresa e pontos preponderantes negativos existentes na atualidade. PONTOS PREPONDERANTES POSITIVOS Aumento da auto-estima dos empregados Aumento do nível cultural e profissional Novas olíticas e respostas às pressões de toda ordem.

Disciplina para forçar o cumprimento da ética Maior compromisso dos empregados Adotar a Ética como política empresarial Qualidade na produção e no atendimento ao cliente Espirito de solidariedade, Sentido de trabalho em equipe Criação de um modelo de gestão ambiental Eventos e treinamentos Formação de um profissional Ético-cidadão Postura sustentável e preventiva PONTOS PREPONDERANTES NEGATIVOS Empregados desmotivados e insatisfeitos Incompetência Empregados com medo de perder o emprego Falta de comprometimento Consumidor Insatisfeito Má reputação interna e externa 8 mprego Falta de comprometimento Consumidor Insatisfeito Má reputação interna e externa 3 — COMÉRCIO EXTERIOR Um dos negócios da Ediminas é a importação de papel jornal destinado à sua impressão bem como para jornais de terceiros. O papel imprensa, também conhecido como papel jornal (fabricado principalmente com a gramatura entre 45 e 48,8 grs/m2, em processo industrial mecânico, isto é, sem aditivos químicos e utilizado em grandes tiragens), é produzido no Brasil e é todo consumido internamente devido a produção local ser menor do que a demanda do mercado.

Por ano, o mercado editorial consome aproximadamente 500 mil oneladas, mas a produção local é de apenas pouco mais de 180 mil toneladas, segundo a ANJ (Associação Nacional de Jornais). O restante, cerca de 320 mil toneladas, é importado, vindo de fábricas de outros países. Todos os jornais do Brasil questionam esses fatores, pedindo novas fábricas ou mesmo solicitando a expansão do único fabricante no Brasil, a Norske Skog Pisa, uma multinacional norueguesa instalada no Paraná. A Norske Skog, não considera a matéria prima como um impedimento para uma futura expansão ou para instalação de um novo competidor, pois as florestas plantadas são capazes de suprir o aumento desta emanda.

As principais características do mercado brasileiro que inviabilizam outras fábricas são: o custo da madeira, custo de energia e alta carga de tributos. A própria Noske Skog importa papel de suas fábricas no exterior para atender a demanda brasileira. Sendo o papel jornal tratado com uma commodity e tendo apenas um fabricante no Brasil, que não consegue produzir a quantidade suficiente p 80F commodity e tendo apenas um fabricante no Brasil, que não consegue produzir a quantidade suficiente para atender todo o mercado, a competição se dá com os fornecedores do exterior, brigando a todos a importarem as suas cotas deficitárias de papel, cujo preço é parametrizado por demanda e oferta mundial.

Maiores fabricantes de papel no mundo: AbitibiBowater 12,3% Norske skog 8,6% stora Enso 6,5% Others 57,7% UPM 5,5% White Birch 5,3% Nippon paper Group 9 O consumo de papel jornal no Brasil é baixo se comparado a outros países e varia significativamente em função da situação econômica e polltica. O consumo diminui por conta da queda na circulação e na venda de publicidade dos jornais, além da competição dele com outros meio de comunicação. Investimento publicitário por mídia 4. 000. 000. 000 12. 000. 000. 000 10. 000. 000. 000 8. 000. 000. 000 6. 000. 000. 000 4. 000. 000. 000 chegaram a apresentar uma redução de até 50% do seu custo máximo, na qual a tonelada foi de US$ 910,00 até o mínimo de US$ 580,00.

Comparada a 2008 as variações de preço da tonelada do papel jornal chegaram a apresentar uma redução de até 20% em 2009 e dentro deste mesmo ano a redução foi de aproximadamente 40% tendo como referência o ECTP (East Coast Transaction Price)* para papel 45g. No momento atual, há uma fase de ajustes de preços, após um período de queda, porém segmento de papel imprensa só será competitivo no Brasil, quando houver a neutralidade tributária na comercialização, entre o papel importado e o produzido localmente, principalmente com relação ao ICMS. Hoje no Brasil o papel jornal é produzido, porém paga-se ICMS na energia, onde não é agregado ao preço de venda e nem temos o crédito proveniente, ocasionando um custo extra quando produzido no Brasil. 10 MERCADO DE PAPEL IMPRENSA NO BRASIL (em mil toneladas) Ano produçao Importaçao Exportaçao 2007 180 360 2008 177 500 2009 175 345 – 3. L — egislação brasileira para importação de papel jornal O apel jornal importado tem imunidade tributária, de todos os I. I. P. I. e ICMS,já o PIS E COFINS, foi regulamentada impostos, l. , a concessão de alíquota zero, até 30 de abril de 201 2 ou até que a produção nacional atenda a oitenta por cento do consumo interno, da Contribuição para o PISIPASEP, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS, da Contribuição para o PIS/PASEP-lmportação e da COFINS-lmportação incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda no mercado interno e sobre a importação de papel. O beneficio abrange importação e 0 DF 18

Modelo

0

NSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR TIAGO MENDES MACHADO VIVÊNCIA CRISTA: VIRTUDES CRISTÃS CURITIBA 2012 Trabalho apresentado à disciplina de Vivência Cristã do

Read More

Dez areas de emprego mais requizitadas

0

Pesquisando em jornais locais e sites de RH foi levantado as 10 ( Dez ) áreas de emprego mais requisitadas

Read More