Ética na contabilidade

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO Pré-projeto apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Mogi das Cruzes, sob a orientação da Profr Aline, como exigência parcial para obtenção da média semestral. Assim, em qualquer profissão, os princípios éticos devem ser respeitados.

No caso do Contador, existe um princípio Moral geral que é o Código de Ética do Profissional Contabilista, e outro, decorrente da moral particular, ou individual, que é de natureza comport ética a ser obedecido outro que é regido do profissional cn PACE 1 ora to view nut*ge iste um código de ípios e pelos valores como pessoa, como indiv duo.

O profissional Contabilista precisa assumir uma posição para que não seja subornado pelas organizações, e isso, só se consegue mantendo uma conduta ética firme, tanto profissional quanto indlvidual. Muitas vezes, esse profissional se depara com situações polêmicas, por exemplo, ele trabalha em uma organização que exige que o mesmo manipule dados contábeis ou um determinado cliente exige que os dados e sua empresa sejam manipulados para fins de verificação fiscal.

A única maneira de o contador recusar ou não ser conivente com situações ilícitas especialmente nos meios empresariais e políticos, uma vez que se pôde observar, pelas pesquisas realizadas, que a questão da corrupção está diretamente relacionada com a perda de padrões éticos. Procurou-se também, descrever o conceito filosófico da Ética como ciência da moral, associando esses conceitos com o Código de Ética do Profissional Contabilista, bem como uestões éticas no exercício da profissão e da ética individual que rege o comportamento humano. e-se como moral o “certo” e “errado” no comportamento humano O Profissional Contábil tem que aliar qualidades do antigo Contador (pessoa centrada, honesta e dedicada ao trabalho) com o de hoje (dinâmico; pró-ativo; não apenas um escriturário e sim um profissional para tomada de decisões importantes e cruciais para o desenvolvmento da empresa envolvendo resultados), com isso transformaria a profissão atualmente taxada como “chata” uma considerada e respeitada pela opinião pública.

As virtudes de caráter, moral e ética tem que acompanhar o Contador em toda sua trajetória, não apenas na vida profissional e também na vida pessoal para que elas sejam aprendidas, praticadas e consolidadas caracterizando assim um Profissional respe’tável e invejável na conduta. Concluo que a falta de índole influencia diretamente no Profissional Contábil para que ele fraqueje e cometa a fraude, e até mesmo posteriormente contagie outros contabilistas com essa prática ilegal

O que e poder gerard lebrun

0

GERARD CEBRUN O QUE É o PODER 0 1981 Brasiliense ÍNDICE INTRODUÇÃO APRESEN AÇÃO DO MONSTRO O LEVIATÃ CONTRA A

Read More

Estudo de caso

0

Estudo de Caso: A Administração Clássica em um ambiente de Call Center Marcel Luiz Henriquel ,Cláudia Apa Santos e Silva2,

Read More