Ética profissional em enfermagem: análise da ética para profissionais da enfermagem.

Categories: Trabalhos

0

ÉTICA PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: ANÁLISE DA ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM. Mayara Karoline Araújo, et all RESUMO: As reflexões deste artigo concentram-se na analise da ética para profissionais da enfermagem. Foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica código de ética profi aos estudantes da ár limites no seu agir pr Glock e Laís Helena R org Sv. çx to nut*ge nalise critica do fim de esclarecer ireitos, deveres e autores foram RS spectivos trabalhos: Ética profissional é compromisso social e Diretrizes curriculares para o ensino da ética na graduação em enfermagem, além de ma analise critica ao código de ética profissional. É importante o conhecimento da ética na profissão para que este possa sempre agir da melhor maneira poss[vel com as pessoas do seu ambiente de trabalho, respeitando principalmente os direitos da pessoa humana.

Palavras chave: ética, sociedade, profissional e enfermagem. l. INTRODUÇAO. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, cada vez menos concursos públicos, a obrigatoriedade do profissional nunca poder sair do meio acadêmico, tendo sempre que se atualizar, fazer cursos e pos-graduações exige muitas vezes ? ética em suas ações, respeito ao próximo e a realização de suas atividades da melhor maneira possível, todavia as exigências de mercado e a repetição excessiva afasta cada vez mais o profissional a essa área.

O ensino e a compreensão da ética profissional está cada vez mais afastada do meio acadêmico. Na formação do profissional de enfermagem, preceitos, limites e a capacidade de tomar decisões em ações corriqueiras do exercício da profissão são exigidos no decorrer destas, todavia cada vez mais o meio acadêmico se atem em ensinar procedimentos práticos do que nsinar ao profissional a tomar as melhores decisões e agir sempre com ética profissional.

Sendo assim se faz necessária uma maor reflexão sobre a ética no ensino da enfermagem para que os futuros profissionais possam conhecer seus limites, direitos e deveres promovendo bom conviver entre sua equipe, com os pacientes e demais pessoas no desenvolver do trabalho de enfermagem. 2. ÉTICA PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: ANALISE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM. A Ética nada mais é que uma reflexão maior sobre a ação humana.

Esta reflexão em âmbito profissional na enfermagem e faz importante para maior conhecimento e ação dos futuros profissionais na área. Como ideal essa visão deve ocorrer antes da formação do enfermeiro ainda no meio acadêmico, bem antes da pratica profissional. Em toda a formação profissional, a visão das competências e habilidades referentes à prática específica de uma profissão deve incluir a reflexão ética, até mesmo anteriormente a essas práticas. Ao comple uma profissão deve incluir a reflexão ética, até mesmo anteriormente a essas práticas.

Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua desão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza o aspecto moral da chamada Ética Profissional, esta adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercicio. Segundo Glock “a reflexão sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão deve iniciar bem antes da prática profissional, ainda na fase da escolha profissional, ainda durante a adolescência muitas vezes, já deve ser permeada por esta reflexão”.

Antes dos preceitos éticos cabe ao profissional conhecer as definições, competência e limites de sua profissão. Estes fornecidos através do código de ética profissional. O código de ética profissional define o profissional de enfermagem como: “O profissional que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

Este participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, esolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização politico administrativa dos serviços de saúde. O Profissional de Enfermagem respeita a v PAGF3rl(F8 descentralização político administrativa dos serviços de saúde.

O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. O Profissional de Enfermagem xerce suas atividades com competência para a promoção da saúde do ser humano na sua integridade, de acordo com os princ[pios da ética e da bioética. As competências profissionais são definidas através do código nas responsabilidades e deveres do enfermeiro do artigo 50 ao Art. 50 – Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade. Art. 60 – Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica. Art. 0 Comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercicio profissional.

A delirmtação dos limites profissionais pelo código de profissão em seus artigos 8′ e 90 descreve como crime: Art. 80 – Promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da Equipe de Enfermagem Equipe de Saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições. Art. g – Praticar elou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato, que infrinja postulados éticos e egais. As leis de cada profissão são ela PAGF outro ato, que infrinja postulados éticos e legais.

As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional, mas há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que, independente de receber elogios. Como manutenção da educação, bem conviver, higiene, boa aparência, evitar comentários maldosos e situações que possam constranger os utros profissionais, sua equipe, bem como pacientes e auxiliares no seu local de trabalho. ? fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer. Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho desta. Uma postura ativa em não ficar restrito apenas às tarefas que foram adas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho é bastante importante para a evolução do profissional.

Segundo Ramos, ao comentar sobre o estudo da ética na vida acadêmica, se faz importante o ensino na tomada de decisões além de analises éticas: “0 perfil desejado dos egressos dos Cursos de Graduação em Enfermagem, no Brasil, remete-se a um profissional capaz de intervir nos serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade. Por um lado, a tecnociência cent intervir nos serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade.

Por um lado, a tecnociência centrada nos hospitais nos centros de diagnóstico de alta complexidade; por outro, a fome, a miséria, a injustiça, a corrupção política, a alocação de recursos e a distribuição dos serviços de saúde colocam o enfermeiro em um contexto dicotomizado, que exige desse profissional senso crítico para tomar decisões éticas e morais. ” A dimensão dos problemas de saúde no Brasil e a sofisticação da tecnologia forçam ao profissional a tomar muitas vezes decisões além de suas competências.

O sistema educacional deve sobrepor a ação de facilitador de ensino e passar a também promover a capacidade do aluno em tomar decisões m questões éticas, soclais, técnicas e cientificas, através de analises criticas, rápidas e eficazes. O enfermeiro deve ser capaz de articular conhecimentos, habilidades e valores. Assim o ensino da ética, da capacidade de tomar decisões e critica deveriam ser obrigatórias na grade curricular dos profissionais de saúde, principalmente de enfermagem. 3.

CONCLUSÃO Aqui, é fundamental observar que só é eticamente adequado o profissional que age com todo o comprometimento no exercic10 de sua profissão. Sendo esta voluntária ou remunerada ou em outra área. O profissional deve agir através dos preceitos orais e éticos no desenvolver de suas atividades. É eticamente adequado que você realize suas atividades da mesma forma como faz tudo que é importante em sua vida. É imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas a em sua vida. ão apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Vá e busque o conhecimento. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligência. Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às essoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuinas com as pessoas, responsabilidade, corresponder à confiança que é depositada no profissional.

Comportamento eticamente adequado e sucesso continuado são indissociáveis. ABSTRACT: The reflections of this article focuses on the analysis of ethics for nursing professionals. It was developed through a literature review and critical analysis of scientific articles of the code of professional ethics of nursing in order to clarify the future rofessionals in their powers, duties and professional boundaries in their work.

The principal authors were RS Glock and Laís Helena Ramos through their work: Professional ethics and social commitment and Curricular guidelines for the teaching of ethics in undergraduate nursing, and a critical analysis ofthe code of professional ethics. It is important to be aware of ethics in the profession that the professional can always act in the best way possible with the people in your workplace, particularly respecting the rights ofthe individual. Key Words: ethics, society, pr orkplace, particularly respecting the rights of the individual.

Key Words: ethics, society, professional, nursing. 4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS. 1. Backes, S D, Lunardi, V L, Lunardi, W D. Filho. A humanização hospitalar como expressão da ética. Ribeirão Preto: escola de enfermagem da Universidade de São Paulo; 2005. 2. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Código de ética dos profissionais de enfermagem. Rio de Janeiro (RJ): Conselho Federal de Enfermagem; 1993. 3. Cohen C, Ferraz FC. Direitos humanos ou ética das relações. In: Segre M, Cohen C, organizadores. Bioética. São Paulo (SP): EDUSP, 1995. . 37-50. 4. Garrafa VA.

Dimensão da Ética em Saúde Pública. São Paulo FSP/IJSP; 1995. 5. Glock, R S, Goldim JR. Ética profissional é compromisso social. Mundo Jovem (PUCRS, porto Alegre) 6. Martin, L M. A ética e a humanização hospitalar. O Mundo da saúde 2003 abril-junr,o; 27(2): 206-18. 7. Mezomo J C. Hospital Humanizado. Fortaleza (CE): Premius; 2001. 8. Ramos, Laís Helena. Diretrizes curriculares para o ensino da ética na graduação em enfermagem. Acta Paul Enferm 2006, 9. Selli, L. Reflexão sobre o atendimento profissional humanizado. O Mundo da Saúde 2003 abril-junho; 27(2): 248-53.

Juros

0

Questão 1. Uma pessoa aplicou seu capital a juros simples, durante um ano, quatro meses e doze dias à taxa

Read More

Teoria geral dos delitos de falso

0

SUMБRIO NTRODUЗГ04 TEORIA GERAL DOS DELITOS DE FALS05 CONCEITO E OBJETIVIDADE JURНDICA 5 SUJEITOS DO DELITOS FALSIDADE MATERIAL E IDEOLУGICA

Read More