Evolução histórica da informática na educação

Categories: Trabalhos

0

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Jaciara Lopes Pereira Prof.

Rommel Borges Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em Biologia 06/12/2010 RESUMO As novas tecnologias da educação devem ser trabalhadas de forma interativa, é u muita responsabilida envolvimento dos al que poderá ajudar o muitos desconhece lho que requer or6 in pensável o scola é um veículo tecnologias que anhar essas novas exigências, as instituições escolares vêm incorporando novos parâmetros e conceitos no processo de ensino-aprendizagem buscando nas novas tecnologias uma forma de enriquecer diversificar a experiência educacional, oportunizando a aprendizagem sob diferentes pontos de vista.

Palavras-chave: Novas tecnologias; Educação; Diversificar. 1 INTRODUÇÃO 0 avanço das novas linguagens tecnologias, precisa ser selecionado, avaliadas, compiladas e processadas para que se transformem em conhecimento válido, relevante e necessário para o crescimento do homem como ser humano em um mundo novas tecnologias na educação é extremamente importante, uma vez que facilita o acesso ao conhecimento e permite que o aprendiz tenha autonomia para escolher entre as diversas fontes de pesqulsa.

Quando pensamos em tecnologia a favor da educação, devemos vê-la como um conjunto de ferramentas que proporciona ao professor várias vantagens, como a praticidade para adquirir as informações necessárias à construção do conhecimento ao longo da sua vida. A soma dos métodos antigos com as novas descobertas lingü(sticas e tecnológicas vem dando aos professores, que a aderiu, suporte necessário no desenvolvimento das suas atividades.

Este paper objetiva apresentar os avanços das novas tecnologias na educação. 2 HISTORIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO Os recursos tecnológicos, que incluem desde a televisão, o telefone e, principalmente, ao computador fizeram com que a educação rompesse as barreiras de uma educação estática e buscasse se transformar numa educação voltada para a prática da pesquisa.

Introduzir as novas tecnologias na educação exigiria, não só uma transformação estrutural na organização do sistema educativo, como também uma revolução na mente e na visão de mundo dos professores e agentes, pois é necessário ainda que haja uma interação entre educador e sociedade para que juntos detectem os problemas e as deficiências existentes, em especial nas escolas públicas, no que diz respeito ao alcance as novas tecnologias e busquem soluções eficientes que levem ao desenvolvimento adequado do processo de ensino/ aprendizagem. oluções eficientes que levem ao desenvolvimento adequado do processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias da informação e da comunicação, satélites, TV, videotexto, teletexto, telefone celular, etc. , representam uma nova etapa de aceleração da modernidade passando da Revolução à Revolução Eletrônica, da qual nenhum país e comunidade local podem omitir-se a incorporar, sem assinar a sua morte social, econômica e cultural e seu isolamento do resto do mundo.

Esta incorporação introduz problemas de difícil resolução, já que estas tecnologias, além de serem caras e ferra-mentas ideologicamente não neutras, representam a materialização de uma racionalldade e cultura de um modelo global de organização do poder. Mas em se tratando de educação qualquer meio de comunicação que completa a ação do professor é uma ferramenta tecnológica na busca do processo de ensino- aprendizagem.

Exemplos disso são: o quadro negro e o giz, uma das ferramentas mais antigas e mais usadas na sala de aula. A Internet se trata da nova tecnologia que tem se mostrado ficiente na transmissão de informações e na comunicação, importantíssima na construção do conhecimento. Através dela é possível fazer os mais diversos tipos de pesquisas, ter acesso a conteúdos completos de livros, revistas, bem como comunicar- se com o mundo adquirindo informações em tempo real bem próximo à comunicação face a face.

Mediada através do computador é uma potente ferramenta que nos proporciona inúmeras formas de uso na educação, mesmo sem o uso da rede mundial de computadores, a Inte PAGF3rl(F6 inúmeras formas de uso na educação, mesmo sem o uso da ede mundial de computadores, a Internet, nos propicia o rompimento da barreira do tempo e do espaço nos mais variados seguimentos.

O computador é uma máquina composta por componentes simples interligados, que permite o acesso a esse grande potencial na mediação de informações permitindo a interação global através dos mais variados meios agrupando, assim, todas as tecnologias de comunicação já inventadas pelo homem, transformando-se no aliado perfeito na busca do conhecimento. osto que a tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar a escrita, de áudio e vídeo já todas as tecnologias inseridas na sociedade : máquina de escrever, impnsa imprensa, gravador de áudio e vídeo, projetor de slides, projetor de vídeo, rádio, televisão, telefone e Trabalhar com as tecnologias (novas ou não) de forma interativa nas salas de aula requer: a responsabllidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem.

Faz-se, indispensável o desenvolvimento contínuo de intercâmbios cumulativos desses alunos com dados e informações sobre o mundo e a história de sua natureza, de sua cultura ,posicionando-se e expressando-se, de odo significativo, com os elementos observados, elaborados que serão mais bem avaliados. Ao se trabalhar, adequadamente, com PAGF observados, elaborados que serão mais bem avaliados.

Ao se trabalhar, adequadamente, com essas novas tecnologias, a aprendizagem pode se dá com o envolvimento integral do indivíduo, isto é , do emocional, do racional, do seu ima- ginério, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos . (KENSKI, 1996. p. 21 O computador pode ser várias tecnologias educacionais, as também uma tecnologia não educacional. ? uma tecnologia educaclonal quando for parte de um conjunto de ações (práxis) na escola, no lar ou noutro local com o objetivo de ensinar ou aprender (digitar um texto de aula, usar um software educacional ou acessar um site na Internet), envolvendo uma relação com alguém que ensina ou com um aprendente. No entanto, o computador não é uma tecnologia educacional quando empregado para atividades sem qualquer relação com ensino ou aprendizagem, como o controle de estoque em uma empresa.

Do mesmo modo, uma máquina copiadora pode ser ou não uma tecnologia ducacional. Reafirmando, apenas o objeto material em si não é suficiente para caracterizar a especificidade da tecnologia. Vemos então que os instrumentos tecnológicos utilizados na educação desde o marco da sua História estão, até hoje, em uso nas salas de aula. A visão inovadora, na comunicação e transmissão de informações, trazidas pelas novas tecnologias são instrumentos importantíssimos de transformação. CONSIDERAÇÕES FINAIS são instrumentos importantíssimos de transformação. O professor deve estar consciente de seu papel de educador para utilizar os aparatos pedagógicos existentes a escola em que atua como forma de incrementar e dinamizar as aulas,assim como o DVD, a TV,o computador, o aparelho de som e outros. Assim, ele pode trans-formar o processo educacional e resgatá-lo da repetição de velhos problemas como a mesmice dos conteúdos. osto que a presença das novas tecnologias nas mais diversas esferas da sociedade contemporânea, é imprescindível, orientar os docentes para o uso das novas tecnologias de comunicação e de informação, como tecnologias interativas em projetos políticos pedagógicos,tanto no seu desenvolvimento contínuo, quanto na sua prática em sala de aula, se faz imprescindível.

Essa urgência se deve , não apenas, no sentido de preparar as pessoas para usufruí- las, mas especialmente, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das midias que servem de suporte a essas tecnologias de informação. 4 REFERÊNCIAS FERRETI, Celso João et. al: (org). Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 9. ed . Petrópolis: Editora Vozes, 2003. KENSKI, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: O Ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Atps contabilidade tributária

0

ETAPA NO. 1: Nome: 3VRCVl INDUSTRIA E COMERCIO SIA CNPJ: 00. 123. 456/0001-22 CNAE: 25. 11-9 FABRICAÇAO DE PNEUMATICOS E

Read More

Impenhorabilidade de pequena propriedade rural

0

Inciso XXVI – Impenhorabilidade da pequena propriedade rural – Penhora é dar um bem como garantia A impenhorabilidade depende de

Read More