Fichamento

Categories: Trabalhos

0

Uma empresa constituída tem como principal objetivo a obtenção de retorno financeiro em suas atividades. O administrador tem um papel relevante na aplicação de seus esforços para uma boa gestão dos recursos, objetivando o maior retorno possível com o menor risco. (Ernani Sulzback- Planejamento Financiamento de Caixa na Empresa Agroway Agronegóclos do Brasil Ltda, Lageado 2010).

A gestão financeira em uma pequena empresa é voltada, na maior parte do tempo, para a solução de proble financiamento de est de clientes e adminis problemas podem se de capital de giro qu (SANTOS, 2001 ar 8 Swipe to page tre eles o a inadimplência e caixa. Esses ma administração sua ocorrencla As principais funções do administrador financeiro: ‘ a analise, planejamento e controle financeiro, decisões de investimento e de financiamentos”(HOJl, 2004, p. 25).

Conforme Gitman (1997:586), apud de Campos Filho, o planejamento de caixa é a espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá quando haverá caixa suficiente para sustentar as operações ou quanto se necessitará de financiamentos bancários. Empresas que continuamente tenham falta de caixa e que necessitem de empréstimos de última hora poderão perceber como é difícil encontrar bancos que as financie. eterminados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social.

Já financeiro significa, relativo às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos. Contudo, o conceito de planejamento financeiro tem-se a junção desses dois conceitos levados para um plano empresarial. ( PLANEJAM ENTO FINANCEIRO, Autor: Carlos Eduardo Rosa Lucion,200S) Gitman (1 997, p. 588) menciona “O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e ontrolar suas ações na consecução de seus objetivos.

Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros. De acordo com Zdanowics(2004), o administrador financeiro tem a função de: Elaborar o fluxo de caixa para manter a liquidez, b) gerir o capital e giro, c) maximizar o retorno sobre os investimentos, d) avaliar o custo dos recursos captados de terceiro, e) informar a situação financeira atual e futura da empresa, f) otimizar aplicações da sobra de caixa, g) interpretar os demonstrativos financeiros, alem de h) conhecer o mercado financeiro e suas melhores linhas de credito. considerada mais importante no ranking, sendo a área financeira também citada. ?? Planejamento da administração financeira A sustentabilidade econômica e financeira é elemento essencial para o sucesso da organização. O desenvolvimento sustentável de uma pequena e média empresa equer a definição de uma polítlca realista, focada nas condições do mercado, em que as taxas de juros e os preços dos serviços cubram, no mínimo, os seguintes itens: – custos operacionais e financeiros; – inflação; – riscos inerentes do negócio (inadimplências, roubo e perdas); – depreciação; – geração de excedente financeiro para investimento no aumento e expansão do próprio negócio. ?? Adequação dos custos e formação do preço de venda. O preço de venda deve ser justo para o consumidor e adequado para garantir a sobrevivência da em resa. comparação. Isto é, vai-se ao mercado e verificam-se os preços raticados. Em função dos preços é que se estabelecem os custos. Explicando melhor, o conceito é invertido com relação ao que se usava em passado recente: não são os custos que estabelecem os preços, mas os preços de mercado que determinam o quanto a empresa pode ter de custos.

Mas para utilizar essa técnica os controles devem ser eficientes e constantes. Se assim não for, a empresa não sobrevive. Controles simples e constantes são indispensáveis. Ter uma exata noção dos custos ajuda a vender, a negociar, fornece velocidade na decisão e pode colocar a empresa à frente da concorrência. ?? Análise dos demonstrativos de resultados Um exaustivo e constante processo de análise dos demonstrativos financeiros é fator de sucesso na pequena e média empresa. Os demonstrativos, que aparentemente podem efetuá-los.

O sucesso de qualquer negócio são difíceis de analisar, quando vistos rotineiramente são importantes ferramentas de orientação e controle. Esses demonstrativos retratam: a) os valores de competência de determinado período (mês ou dia), ou seja, o faturamento real (não os recebimentos); b) o custo da mercadoria vendida (CMV) em relação ao faturamento do mês; c) s custos fixos do mês, impostos relativos ao faturamento, comissões devidas; d) os resultados mensais obtidos: o lucro operacional e o lucro líquido, este último considerando as despesas com investimento e financeiras.

Nesses demonstrativos outro parâmetro importante é o ponto de equilíbrio, val ao faturamento mínimo pnGF d 8 os custos fixos e variáveis da empresa. Luis Roberto Antonik ,(Mestre em Administração)A ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA DAS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS, Contabilidade Gerencial A contabilidade gerencial é voltada para a administração de empresas, objetiva gerar informações úteis ao processo de estão empresarial. Não se condiciona à imposições legais; tem o objetivo único de fornecer subsídios para o processo de tomada de decisões.

Leal Bruni e Famá (2006). (Obs)Um instrumento gerencial é aquele que permite apoiar o processo decisório da organização de maneira que ela esteja orientada para os resultados dos pretendidos. Considerar o fluxo de caixa de uma organização um instrumento gerencial não significa que ela vai prescindir da contabilidade e dos relatórios gerenciais por ela gerados. Ao contrário, com o fortalecimento dos relatórios gerenciais gerados pela contabilidade se pretende liar a potencialidade do fluxo de caixa para melhor gerenciar suas decisões.

Trata-se de considerar que o fluxo de caixa também deva ser arrolado como instrumento que traga subsídios para o processo de tomada de decisões. Na verdade, o simples reconhecimento disso já é um grande passo para que os gestores do negócio possam dispor de informações adequadas. Administração de caixa Aadministraçao do caixa c s 0F8 ma tarefa de suma convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta da habilidade gerencial de seus administradores.

Estas empresas normalmente nascem através e uma idéia de negócios proposta por empresários que conhecem profundamente a função técnica a ser exercida, porém não se preocupam com a função administrativa financeira da empresa. Esses empresários acreditam que, produzindo bens de alta qualidade e demanda, estão dispensados de dedicar tempo ? boa administração, relegando esta tarefa a funcionários sem preparo, ao invés de contratarem alguém apto para fazê-lo em seu lugar.

Empresa alguma poderá crescer ou mesmo sobreviver, sem um gerenciamento adequado na área administrativa. É essencial a essa função administrativa o conhecimento dos rocedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a sua melhor utilização para o acompanhamento controle, ajuste e projeção dos resultados Identificar as principais contas financeiras da empresa e elaborar um modelo de controle para as mesmas; Propor um modelo de planejamento financeiro de caixa para a empresa.

Ernani Sulzback – Planejamento Financeiro de Caixa na Empresa Agroway agronegócios Ltda. FLUXO DE CAIXA (OBS)O fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeira. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir om precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro. O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período.

O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

Obs)Hoje em um mundo tão competitivo, onde cada empresa de uma forma ou de outra trabalha firmemente em se diferenciar para obter êxito em seus negócios e atingir os resultados esperados temos a ferramenta chamada fluxo de caixa que é de grande auxilio aos que buscam esta performance, o fluxo caixa possibilita ao empresário ter um Zdanowicz, (1995). O fluxo de caixa mensal deverá, posteriormente, transformar-se em semanal e este em diário.

Onde o modelo diário fornecerá a posição dos recursos em função dos ingressos e dos desembolsos de caixa, e constitui-se em poderoso instrumento e planejamento e de controle financeiro para a empresa. controle muito eficaz de seus recursos. José Roberto da Silval e Robernei Aparecido Lima2 Referencias – LEAL BRUNI, Adriano. FAMÁ, Rubens. A contabilidade Empresarial com aplicações na HP12c e Excel: Volume 3 São Paulo: Editora Atlas S.

A. , 2006. – SANTI FILHO, Armande de. Análise do Demonstrativo de Auxo de Caixa. A chave para a análise dos equilibrio financeiro das empresas. Enfoque sobre o Ebitida, sobre o Fluxo de Caixa Operacional e sobre as Politicas Finacneiras: 2a Ediçao sao Paulo: santi Editora, 2004. – FREZATTI, Fábio. Gestão do Fluxo de Caixa Diário. Como dispor de um instrumento fundamental para o gerenciamento do negócio: São Paulo: Atlas. 1997. COSTA QUINTANA, Alexandre, GONÇALVES MUNHOZ, cristiane e TEIXEIRA DE AZEVEDO, Sandro. A Demonstração do Fluxo de Caixa: um comparativo histórico e conceitual: Artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade Julho/Agosto/2007. CASTELO BRANCO PONTE DE ARAIJJO, Fábio, MONTE HOLANDA, Mariana e VASCONCELOS UCHÔA, Norma. Fluxo de caixa: importância, composição e a lica 30 nas empresas: Monografia apresentada na Universida e Rio em Fortaleza no ano pnGF 80F8

Gestão contemporânea

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CINTHIA GIOVANA PATRÍCIA PRISCILA VÂNIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LABORATÓRIO DE P MODULO: GESTÃO

Read More

Inclusão social

0

CMARIA TERESA EGLÉR MOANTOAN 2003 Editora Moderna COORDENAÇÃO EDITORIAL José Carlos de Castro PREPARAÇÃO DE TEXTO Leliis Assessoria Editorial COORDENAÇÃO

Read More