Filosofia
PROF. ALEXSANDER / FILOSOFIA QUESTÕES VESTIBULAR UFIJ – 2000 À 2010 FILOSOFIA MEDIEVAL PATRISTICA QUESTAO 9 (ANO 2000 – 2) A Patrística (séculos II ao V d. C. ) é o movimento intelectual dos primeiros padres da Igreja, destinado a justificar a fé cristã, tendo em vista a conversão dos pagãos. Sobre a Patrística pode- se afirmar, com certeza: I- assume criticamente elementos da filosofia platônica na tentativa de melhor fundamentar a doutrina cristã.
Il- considera que as verdades da razão estão sempre em contradição com as verdades reveladas por Deus. Ill- incorpora as teses da metafisic stritamente racional da fé e a ela subordi Agostinho “creio por são corretas. C) III e 2 Swipe nentp r uma teologia o como auxiliar a frase de Sto. 30 corretas. B) I e IV s II é correta. QUESTÃO 3 (ANO 2002 – 1) “Diz o profeta: ‘Se não credes, não entendereis’; certamente não diria isto se não julgasse necessário pôr uma diferença entre as duas coisas.
Portanto, creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio também entendo” Sto. Agostinho. De Magistro. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril cultural, 1973. Explique a idéia central desse fragmento a partir da relação entre Fé e Razão no contexto da Filosofia Patrística. sto. AGOSTINHO QUESTAO 5 (ANO 2000 – 2) “Assim até as coisas materiais emitem um juízo sobre as suas formas, comparando-as àquela Forma d da eterna Verdade e que intuímos com o olhar de nossa mente. ” (Sto.
Agostinho, A Trindade, Livro IX, Capítulo 6. São Paulo, Paulus, 1994. p. 299) Esta frase de Sto. Agostinho refere- se à A) teologia m[stica de Agostinho, que se funda na experiência imediata da alma humana com Deus; B) moral agostiniana que propõe ao homem regras para uma vida santa e ascética, apartada do mundo; C) doutrina da iluminação que afirma que conhecimento humano é iluminado pela Verdade Eterna, isto é, Deus; D) estética intelectualista de Agostinho, que consiste num profundo desprezo pela sensibilidade humana.
II) A iluminação divina capacita o intelecto humano para entender que há determinada ordem entre o mundo criado e as realidades inteligíveis. III) Agostinho nomeia as realidades inteligíve•s de forma pouco precisa como, por exemplo, idéia, forma, espécie, regra ou razão e afirma, platonicamente, que essas realidades já foram contempladas pela alma. IV) A iluminação divina exige que o homem tenha intelecto próprio, a fim de pensar corretamente s conteúdos da fé postos pela revelação.
Assinale a alternativa que contém somente as afirmações corretas: A) II e III B) I e III C) II e IV D) III e IV QUESTÃO 5 (ANO 2002 – 2) QUESTÃO 4 (ANO 2001 – 2) Sobre a doutrina da iluminação divina de Santo Agostinho, considere o conteúdo das assertivas abaixo: I) A iluminação divina dispensa o homem de ter intelecto próprio. Agostinho formula sua teoria do conhecimento a partir da máxima “creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio conheço”. A posição do autor não impede que cada um 2 OF n “creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio conheço”.
A posição do autor não impede que cada um busque a sabedoria com suas próprias forças; o que ainda não é conhecido pode ser revelado mediante a consulta da verdade interior. PROE ALEXSANDER / FILOSOFIA Com base neste argumento, assinale a alternativa correta. A) É incorreto afirmar que a verdade interior que soa no íntimo das pessoas seja o Cristo; e o arbítrio humano é consultado sobre o que não se conhece. B) As coisas que ainda não conhecemos só podem ser percebidas pelos sentidos do corpo e podem ser comunicadas facilmente por intermédio das palavras. C)
A verdade interior está à disposição de cada um e encontra- se armazenada na memória, de modo que o uso da memória dispensa a contemplação da luz interior. D) A verdade interior só pode ser percebida pelo homem interior, que é iluminado pela luz desta verdade interior, que é contemplada por cada um. pela filosofia de Platão, porém, diferencia-se dela em seu aspecto central. Assinale a alternativa abaixo que explicita esta diferença. A) A filosofia agostiniana compartilha com a filosofia platônica do dualismo, tal como este foi definido por Agostinho na Cidade de
Deus. Assim, a luz da teoria da iluminação está situada no plano suprasensível e só é alcançada na transcendência da existência terrena para a vida eterna. B) A teoria da Iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz Interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e ha n verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior.
C) Agostinho foi contemporâneo da Terceira Academia, recebendo s ensinamentos de Arcesilau e Carnéades, o que resultou na posição dogmática do filósofo cristão quanto à Impossibilidade do conhecimento da verdade, sendo o conhecimento humano apenas verossímil. D) A alma é a morada da verdade, todo conhecimento nela repousa. Assim, a posição de Agostinho afasta-se da filosofia platônica, ao admitir que a alma possui uma existência anterior, na qual ela contemplou as idéias, de modo que o conhecimento de Deus é anterior à existência.
QUESTAO 4 (ANO 2003 – 1) Nos Solilóquios, Agostinho escreveu: “A luz comum, à medida que pode, nos indica como é aquela luz. Pois há alguns olhos tão sãos e vivos que, ao se abrirem, fixam-se no próprio sol sem nenhuma perturbação. Para esses a própria luz é, de algum modo, saúde, sem necessidade de alguém que lhes ensine, senão talvez apenas de alguma exortação. Para eles é suficiente crer, esperar, amar”. Agostinho, solilóquio e Vida feliz. sao Paulo: paulus, 1 998, p. 23. QUESTÃO 2 (ANO 2001 – 1) “Creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio também entendo.
Tudo o que compreendo conheço, mas nem tudo que creio conheço. ” (Agostinho. De Magistro. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 319. Coleção “Os Pensadores”). Em conformidade com a Teoria da Iluminação, analise as assertivas abaixo. — A luz comum é o conhecimento humano, obtido por intermédio das demonstrações da lógica e da matemática, porém, 4 n conhecimento humano, obtido por intermédio das demonstrações da lógica e da matemática, porém, ainda resta saber como tal conhecimento é possível.
II – A luz, que é superior à luz comum, é o intelecto humano, que, servindo-se unicamente de si mesmo, encontra em si toda a certeza e o fundamento da verdade. III – O intelecto humano, pela sua natureza perecível, ão pode se colocar como a certeza do conhecimento, pois a verdade é eterna. Aquela luz, então, acima da luz comum, é Deus. IV – A saúde é alcançada por todos, uma vez que a salvação e a felicidade são unicamente o resultado do esforço do homem nesta vida terrena.
Assinale a UNICA alternativa que contém as assertivas verdadeiras. A) II e IV B) II, III e IV C) I, II e IV D) I e III A citação de Agostinho refere-se à relação entre fé e razão. Explique como este filósofo concebe esta relação. QUESTAO 2 (ANO 2007 – 1) Leia com atenção o texto abaixo em que o autor comenta e ita Santo Agostinho, e, em seguida, responda as questões apresentadas. Deus cria as coisas a partir de modelos imutáveis e eternos, que são as idéias divinas.
Essas idéias ou razões não existem em um mundo à parte, como afirmava Platão, mas na própria mente ou sabedoria divina, conforme o testemunho da Bíblia. Que a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutáveis e eternas razões de todas as coisas antes de serem criadas, a Sagrada Escritura dá este testemunho: No principio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo ra Deus. Todas as coisas foram feita s OF n era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
Todas as coisas foram feitas pelo Verbo e sem Ele nada foi feito.. Quem seria tão néscio a ponto de afirmar que Deus criou as coisas sem conhecê-las? E se as conheceu, onde as conheceu senão em si mesmo, junto a quem estava o Verbo pelo qual tudo foi feito?. (Santo Agostinho, Sobre o Génese, V, 29). COSTA, José Silveira da. A Filosofia Cristã. In: RESENDE, Antônio. Curso de Filosofia. Rio de QUESTÃO 7 (ANO 2003 – 2) A teoria da iluminação divina, contribuição original de Agostinho ? ilosofia da cristandade, foi influenciada PROF.
ALEXSANDER FILOSOFIA Janeiro: Jorge Zahar/SEAF, 1986, p. 78, capitulo 4. QUESTAO 2 (ANO 2008- 1) Segundo Agostinho de Hipona (354-430), “não aprendemos pelas palavras que repercutem exteriormente, mas pela verdade que ensina interiormente”. Tal pensamento ficou conhecido como a doutrina do mestre interior. Leia a história em quadrinhos e o texto abaixo e responda o que se pede. A) Explique a relação, sugerida neste texto, entre a teoria das déias de Platão e o pensamento de Agostinho.
B) Explique como Agostinho usa essa teoria para explicar o conhecimento humano, a sua conhecida Doutrina da Iluminação Divina. Sobre a doutrina da iluminação em Santo Agostinho, leia os trechos a seguir. “Não queiras sair para fora; no interior do homem habita a verdade. ” Santo Agostinho. Da verdadeira religião, 39, 72. “Santo Agostinho se pergunta então como pode a mente humana, mutável e falível, atingir uma verdade eterna com certeza i 6 n pergunta então como pode a mente humana, mutável e falível, atingir uma verdade eterna com certeza infalível. MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia. São Paulo: Zahar, 2005. p. 11 “A gnosiologia agostiniana alcança o seu remate na chamada eoria da iluminação. ” BOEHNER, P. GILSON, E. História da filosofia crista. petrópolis: vozes, 1970. p. 163. A) Em que sentido Agostinho afirma que a verdade eterna habita no interior do homem? B) Em que sentido Agostinho afirma que o conhecimento das verdades eternas se dá pela iluminação? Para Agostinho, a utilidade da linguagem não é pequena, certamente; mas nos enganamos quanto ao seu verdadeiro papel.
Damos a alguns homens o nome de “mestres” porque eles falam e geralmente transcorre um tempo imperceptível ou nulo entre o momento em que eles falam e o momento em que nós os compreendemos. Aprendemos interiormente tao logo suas palavras tenham sido pronunciadas exteriormente; por isso concluímos que esses mestres tenham nos instruído. Na realidade, os mestres apenas expõem, com a ajuda de palavras, as disciplinas que eles professam ensinar; em seguida, aqueles que se nomeiam “alunos” examinam em si mesmos se o que os professores dizem é verdade.
O mestre verdadeiro é a Verdade, e é como origem da concórdia entre os espíritos que Deus recebe o título de “mestre interior”. Para tudo o que aprendemos temos apenas um mestre: a verdade interior que reside na alma, ou eja, Cristo, virtude imutável e sabedoria eterna de Deus. GILSON, E. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. São Paulo: paul sabedoria eterna de Deus. Paulus, 2008, p. 153-154. 1) Sobre a doutrina do mestre interior de Agostinho, responda: A) Como aprendemos a verdade? B) Qual o papel da linguagem no “aprendizado”? ) Relacione o mal-entendido entre Mafalda e Filipe (no quadrinho acima) com o pensamento agostiniano sobre a relação mestre/aluno. A QUESTAO DOS UNIVERSAIS A) Pedro Abelardo sustenta a tese de que as palavras nada significam, porque são simples emissão da voz humana endo por isso, que os universais devem ser necessariamente incorpóreos. B) O realismo sustenta a tese de que apenas as palavras são reais, porque são corpóreas enquanto som, e os universais nada significam porque são incorpóreos, isto é, não possuem realidade física.
C) O nominalismo sustenta a tese de que os universais são corporeos, porque o genero e a especie não podem estar separados dos indivíduos a que pertencem. D) Pedro Abelardo sustenta a tese de que, por si mesmo, os universais existem apenas no intelecto, mas eles referem-se a seres reais. QUESTÃO 4 (ANO 2000 – 1) Na Idade Média, filósofos como Anselmo de Cantuária e Guilherme de Champeaux consideravam que o universal tinha realidade objetiva. Entendiam o universal como res, como coisa comum a outras coisas.
Sobre a posição desses filósofos realistas, é correto afirmar que l- possuiam a influência platônica do Mundo das Idélas. – sustentaram a fé e a autoridade como critério de verdade. Ill- consideraram o individual mais real, po 8 OF n a autoridade como critério de verdade. III- consideraram o individual mais real, porque deslocaram o critério de verdade da fé e da autoridade para a razão humana. Assinale a alternativa correta. A) II e II C) II e III D) III QUESTÃO 7 (ANO 2002 – 1) Na Filosofia Escolástica (séc. VIII ao séc.
XIV), aparece um tema filosófico novo que ficou conhecido na História da Filosofia como o Problema dos universais. A esse respeito é correto afirmar que o Problema dos universais – consiste em saber sobre seu modo de existência, ou seja, se os universais existem realmente ou se são apenas produtos do pensamento. – consiste em saber se eles constituem a essência material das coisas sensíveis ou se constituem a essência espiritual de cada alma humana. III – consiste em saber se eles estão separados das coisas sensíveis ou se estão no interior delas.
IV – consiste em saber se eles foram as idéias gerais, os modelos, de que Deus se serviu para criar o mundo ou se são apenas produtos da imaginação humana destituídos de qualquer importância teórica. Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas. A) Apenas II e III. B) Apenas e II. C) Apenas I e III. D) Apenas III e IV. QUESTÃO 4 (ANO 2001 – 1) Pedro Abelardo foi o filósofo que mais se destacou na discussão da “questão dos universais” durante a Idade Média. De acordo om o pensamento de Abelardo, analise as assertivas que se seguem. – Os universais, por si mesmos, não existem senão no intelecto, entretanto eles se referem a seres reais. II- Os universais existem, eles constituem uma natureza c entretanto eles se referem a seres reais. II- Os universais existem, eles constituem uma natureza comum real que engloba indivíduos semelhantes, diferenciados apenas pelos seus acidentes. III- Os universais são apenas palavras (flatus vocis) e, enquanto palavras, nada podem significar para os Indivíduos. IV- Os universais são corpóreos enquanto palavras e incorpóreos ela sua função significativa, pois significam algo comum para a multiplicidade dos indivíduos.
Assinale a alternativa cujas assertivas estejam corretas: A) II e III. B) e IV. C) I e II. D) II e IV. QUESTÃO 4 (ANO 2003 – 2) . Com efeito, alguns tomam a coisa universal da seguinte maneira: eles colocam uma substância essencialmente a mesma em coisas que diferem umas das outras pelas formas; essa é a essência material das coisas singulares nas quais existe, e é uma só em si mesma, sendo diferente apenas pelas formas dos seus inferiores. ” ABELARDO, Lógica para principiantes. São Paulo: Abril Cultural, 973. Coleção “Os Pensadores”. p. 218.
QUESTAO 5 (ANO 2001 – 2) Sobre a questão dos universais, todas as afirmativas abaixo são falsas, EXCETO: PROF. ALEXSANDER/ FILOSOFIA Sobre o texto acima, é correto afirmar que A) trata-se de uma tese realista, pois demonstra que a coisa universal existe por si mesma e constitui a essência material das coisas singulares. B) defende a tese nominalista, segundo a qual os universais não podem existir fora dos sujeitos de que são atributos. C) os universais são termos significativos, pois não são uma única essência em si mesmos. D) distingue as coisa 0 DF n