Filosofia moram

Categories: Trabalhos

0

FILOSOFIA MORAL * Há muitos séculos existe uma confusão entre o significado dos termos Moral e Ética. A própria etimologia destes termos gera confusão: Ética vem do grego “ethos” que sgnifica “modo de ser’, * Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando “costumes”. * Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas: * Moral * Conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedad * Durkheim explica sendo algo anterior à óp, obrigatório. Moral – * “Ciência dos Costumes” PACE 1 ora educação Conjunto de normas: dos costumes”, oral tem caráter radição Cotidiano Regulam o comportamento do homem na sociedade * Anterior à própria sociedade * Caráter obrigatório * Ética Conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade, garantindo o bem-estar social; é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. aos atos humanos. * Atos do homem – realizados automaticamente. Atos humanos – caracterizados por consciência e liberdade. * Atos éticos – para serem julgados eticamente é preciso que se caracterizem por afetar pessoas, meio ambiente elou ? coletividade. * Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, nquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis. Enflm, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam “respeitar e venerar a vida”.

O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade. * por: THIAGO FIRMINO SILVANO – Acadêmico do curso de Direito da UNISUL em 15/01/2007 Vimos que: Moral – construção humana. Ser humano é um ser social e a sociedade sofre transformações. Podemos concluir que, a moral além de possuir um caráter social, é também uma construção histórica. Ressaltamos então que: * os sistemas morais não são fixos nem imutáveis; pois, estão relacionados com as transformações histórico- sociais; * embora os sistemas morais se fundamentem em valores como o bem e a liberdade, o conteúdo PAGFarl(F3 histórico-sociais; como o bem e a liberdade, o conteúdo do que seja o bem e a liberdade varia historicamente, dando origem a moralidade e oncepções éticas diversas. * Concepções de ética e moral significativas que marcaram os grandes períodos históricos.

Destacamos as concepções éticas de Aristóteles, na Antiguidade, Santo Agostinho, na Idade Média e Kant, na Idade Moderna. * Aristóteles — ética=ciência das condutas, menos exata — hábitos: virtudes e vícios. Objetivo: conquista da felicidade. Moral – mostra como as disposições individuais devem ser modificadas para se ajustarem à razão. * Santo Agostinho -” A cidade de Deus” – obra em que apresenta a teoria da graça e da predestinação, além de posições como intelig[vel e sensível, espírito e matéria, alma e corpo, bem e mal.

Essas oposições são encontradas em grande parte de sua obra. * Kant – “Fundamentação da metafísica dos costumes” – considerada sua principal obra sobre filosofia moral. Traz os princípios básicos dos direitos e das virtudes. Imperativo categórico. “O conhecimento é perigoso nas mãos de especialistas aos quais falta um referencial amplo para visualizarem todas as implicações de seu trabalho… sabedoria é o conhecimento necessário para utilizar o conhecimento para o bem social”. (Potter, 1971) PAGF3ÜF3

Negrinha

0

Discutindo o racismo de Monteiro Lobato Não é sobre você que devemos falar por Ana Maria Gonçalves Monteiro Lobato: um

Read More

Queda livre

0

Espaço de construção da cidadania Janeiro de 2006. Uma nova e aguerrida equipe tomava posse na Administração Superior da UFG,

Read More