Fisio

Categories: Trabalhos

0

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA RELAÇÃO TERAPEUTA/ PACIENTE. THE IMPORTANCE OF ETHICS IN THE RELATIONSHIP BETWEEN THERAPIST AND PATIENT. RESUMO O Código de Ética Profissional é a base para a boa conduta e requisito mínimo de incorporação dos valores da profissão. Porém o aluno ter conhecimento suficiente do Código de ética não assegura a escolha da conduta moral adequada, pois além dos subsídios oferecidos pelo Código de Ética é preciso a ética pessoal de cadê estabelecido no Códi busca curar e ou/min iza S. p nent page fisioterapeuta é aten atingirem esse objeti ratica o que está rar a fisioterapia e o objetivo do orém para ambos r levados em conta inúmeros fatores dentre eles a cultura, a empatia, confiança e outros. O fisioterapeuta deve ter sensibilidade para lidar com pacientes de culturas e crenças diferentes da usa, devendo se adequar a cada paciente. ABSTRACT The code of professional ethics is the foundation for good conduct and minimum requirement of incorporating the values of the profession.

But the student has sufficient knowledge of the ethlcs code does not ensure selection of proper moral conduct, because in addition to subsidies offered by the code of ethics is recisely the personal ethics of each individual to put into practice What has been establis Swipe to next established to look at patient código. um Physical therapy seeks to cure and / or minimize their illness and the goal of the physiotherapist is to meet this expectation.

But for both reach that common goal must be taken into account numerous factors, among them the culture, empathy, trust and others. Physical therapists must be sensitive to deal with patients from different cultures and beliefs of their own, and should suit each patient. INTRODUÇÃO O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de ma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princ[pios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.

Em outro pa[s, esta atitude pode desrespe•tar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética. Além dos princípios gerais o bom funcionamento denominada bioética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de rabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. A disciplina Ética e Deontologia é obrigatória no ensino superior na área da saúde, mas o foco e extensão variam entre cursos, podendo levar a lacunas na formação. DESENVOLVIMENTO ética pessoal de cadê individuo para por em pratica o que está estabelecido no Código. O ato de cuidar enfatiza a relação terapeuta-paciente, porém é ecessária uma conduta ética e moral para guiar essa relação.

No caso do fisioterapeuta o c pode ser a base, o qual 3 considerar são encontrados no COFFITO 10, capítulo II, Art 70 e • Prestar assistência ao paciente respeitando independente de suas condições socioeconômicas; • Respeitar a intimidade do paciente; • Manter sob sigilo informações que lhe foram fornecidas por seu paciente ou presenciadas no ambiente; • Informar ao paciente sobre o seu diagnóstico e prognóstico e o objetivo do tratamento; • Respeitar o direito do paciente de aceitar ou não o tratamento proposto; ?? O fisioterapeuta nao pode negar assistência em caso de urgencia; • Fisioterapeuta não poe abandonar, o paciente em meio a tratamento, sem garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante. O aluno tem acesso á essas informações ainda durante sua graduação e cabe a ele colocar esses conhecimentos na prática clinica. A maioria dos dilemas enfrentados na prática refere-se à interação do paciente com o profissional, utilização apropriada dos serviços, comunicação com o paciente e promoção de cuidado adequado. A interiorização de princípios e de valores umanos são aspectos do ensino cuja relevância tem aumentado na graduação. A relação fisioterapeuta-paciente precisa ser priorizada para obtenção de um resultado satisfatório do processo terapêutico.

Todos sofrem com as consequências dessa degradação da relação, principalmente a eficácia da terapia. É prioridade que o paciente acredite e confie no terapeuta caso contrário a chance de insucesso será grande. Apesar de mu 4 confie no terapeuta caso contrário a chance de insucesso será grande. Apesar de muitos termos técnicos e quase indecifráveis ara os leigos, os pacientes não se admiram mais com isso, não confiam cegamente no profissional de saúde. Muitos fisioterapeutas não estão devidamente preparados para manter essa relação com o sucesso desejado, muitos pacientes não retornam ao consultório devido ao primeiro atendimento que não correspondeu as suas expectativas.

Muitos não chegam nem a Iniciar o tratamento prescrito pelo fisioterapeuta por não ter recebido a atenção esperada. Um paciente ao procurar a fisioterapia busca curar e ou/ minimizar sua enfermidade e o objetivo do fisioterapeuta é tender a essa expectativa. Porém para ambos atingirem esse objetivo em comum devem ser levados em conta inúmeros fatores dentre eles a cultura, a empatia, confiança e outros. O fisioterapeuta deve ter sensibilidade para lidar com pacientes de culturas e crenças diferentes da usa, devendo se adequar a cada paciente. O profissional de saúde com todo o seu conhecimento e habilidades especificas, sendo responsável pelas decisões técnicas.

Já o paciente participa ativamente decidindo se o tratamento proposto está de acordo com o seu estilo de vida, valores morais e pessoais. Acontecendo uma efetiva troca de informações e a base e o compromisso que ambas as partes assumem. uma visão biopsicossocial do fisioterapeuta para com seu paciente é de fundamental importância para que eles sejam c S biopsicossocial do fisioterapeuta para com seu paciente é de fundamental importância para que eles sejam capazes de atuar de forma global, sem focar a atenção apenas a doença, mas sim a pessoa doente. O paciente tem o direito de decidir sobre seu bem-estar e o fisioterapeuta precisa respeitá-lo e não impor sua vontade ou ser paternalista.

Na atitude paternalista, fisioterapeuta pode exercer autoridade demasiada com os pacientes, gerando um desequilíbrio na relação que pode impedir um bom relacionamento, devendo, pois ser evitado. A ética na relação do fisioterapeuta com o paciente é de suma importância, pois nós trabalhamos com o toque, e cabe a nós saber tocar o paciente, pois toque nao é só o contato de uma superffcie com outra é através do toque que nosso tratamento progride que orientamos as posições e exercícios, que passamos confiança, mas toque tem forte conotação sexual e cabe a nós mostrar ao aciente que o nosso toque é diferenciado e terapêutico, que pode realmente confiar completamente em nós. A fisioterapia é uma das poucas profissões que ainda se toca. O termo terepêutico, que deriva do grego therapêuo, significa “eu cuido”. onforme “Na Grécia antiga, o thérapueter era aquele que se colocava junto aquele que sofre, que compartilha da experiência da doença para só então, mobilizar seus conhecimentos”. Sendo assim, fisioterapia e o cuidado, estão associados, pois o contato, a atenção, a comunicação são premissas cuidado, estão associados, pois o contato, a atenção, a comunicação são premissas básicas para o processo de tratar em fisioterapia, são também, na nossa concepção, sinônimos de cuidado. Ao lidar com traumatismo e doenças impactantes, o fisioterapeuta se posiciona como um profissional de linha de frente. Comumente, o paciente passará mais tempo e estará mais intimamente envolvido com determinado fisioterapeuta do que com a maioria dos profissionais de saúde (SULLIVAN e SCHMITZ 1993).

CONCLUSÃO O conhecimento é, muitas vezes, aprendido pelos profissionais de aúde durante sua formação acadêmica, mas infelizmente grande parte prefere deixar guardado na gaveta ao invés de praticá-lo. Todos os fisioterapeutas que desejam obter sucesso na sua vida profissional devem colocar em prática uma comunicação, mais aberta melhorando a qualidade da relação terapeuta paciente. O fisioterapeuta não tem a necessidade de se tornar psicólogo, mas deve ter a sensibilidade de conhecer a realidade de cada paciente. Toda essa mudança deve começar na formação dos profissionais de saúde buscando uma humanização nessa relação. REFERÊNCIAS

Tipos de argumentacao

0

Métodos e Tipos de Argumentação A arte de argumentar ou como era conhecido nos tempos passados como retorica e que

Read More

Trabalho de conclusгo de curso-avaliaзгo da destinaзгo final dos resнduos sуlidos urbanos no aeroporto lauro kortz no municнpio de passo fundo/rs

0

Trabalho de conclusгo de curso- avaliaзгo da destinaзгo final dos resнduos sуlidos urbanos no aeroporto lauro kortz no municнpio de

Read More