Fotossíntese

Categories: Trabalhos

0

Organismos clorofilados eucariontes e cianobactérias têm capacidade de transformar água e energia luminosa em oxigénio; e gás carbônico em água. Tal fenômeno chama-se fotossíntese, sendo esta de extrema importância não só para a manutenção da vida destes organismos, mas também de todo o nosso planeta, já que libera oxigênio e também consome gás carbônico; além de permitir a existência de plantas e outros organismos produtores das cadeias alimentares.

A fórmula simplificada da fotossíntese é a seguinte: 6 C02 + 12 H20 C6H1206 +6 02 + 6 1-420 S. wp nent page next A clorofila, pigmento imprescindível para e pr. refletir a luz verde e azuis e vermelhos ori OF2 s cloroplastos, é ssui capacidade de os de onda de luz : imprescindíveis para a realização da fotossintese. Na primeira etapa da fotossíntese, denominada etapa fotoquímica (ou fase clara), a energia luminosa é capaz de adicionar uma molécula de fosfato a c cada molécula de ADP, gerando ATPs.

Este evento é denominado fotofosforilação cíclica. Também na fase clara, há a quebra de moléculas de água, com liberação de gás oxigênio e transferência de hidrogênio para moléculas de NADP. Deste evento, há a formação de NADPH2. Tanto ATP quanto NADPH2 serão utilizados na próxima etapa da fotossíntese. Nesta, conhecida como etapa química, fase escura, ou Ciclo de Calvin; a luz solar não exerce papel primordial, e sim o gás carbônico.

Em tal etapa, numerosas e complexas reações dão rigem à glicose a partir do C02, hidrogênio (oriundo do NADPH2) e energia (liberada pelo ATP). Moléculas de glicose podem formar amido; ou, unidas a moléculas de frutose, originar sacarose; ou, ainda, serem convertidas em diversos outros tipos de substâncias. Esses carboidratos serão utilizados em atividades como: respiração celular, formação de celulose, síntese de proteínas, dentre outros; do indivíduo fotossintético. Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia

Variações linguisticas

0

[pic] or6 to view nut*ge próprias para dar nomes a seres ou situações, que muito provavelmente em outra região esses

Read More

Ciencias sociais

0

Livros: SINGER, Paul. Introduзгo a Economia Solidбria. Perseu Abramo. Economia Nacional, 2002. O professor e economista Paul Singer descreve as

Read More