Fundamentos em administração iii

Categories: Trabalhos

0

[pic] 1 or16 to view nut*ge A decisão de preço de venda é uma das mais importantes para a empresa, pois a receita que a empresa recebe na venda de seus produtos ou serviços é a principal entrada de recursos na empresa. Recursos estes que serão utilizados para saldar os custos e despesas incorridos e a elaboração do lucro no período, remunerando o capital aplicado pelo proprietário na entidade.

Para efetuarmos a análise de formação do preço de venda de um produto, é necessário que conheçamos o tipo de mercado em que atuamos ou desejamos atuar. (SCHIER, 2006, p. Existem alguns fatores que influenciam a formação do preço de venda de produtos ou serviços, sendo que o grau de influência de cada fator varia ao longo do tempo. Podemos citar nesse processo: concorrência, clientes, gastos, governo entre outras. Concorrência: nos mercados onde há oferta de produtos semelhantes por muitas empresas, a tendência é que o preço seja menor do que se não houvesse competição. – Clientes: o cliente é fator constante de preocupação por parte das organizações no que tange à fixação de preços, pois em decorrência de majoração de preços, ele pode diminuir o onsumo, deixar de consumir ou adquirir produtos substitutos que custem menos. Gastos: o empresário espera recuperar todos os gastos efetuados para produzir seu produto e ainda auferir lucros. – Governo: o governo influencia sobremaneira a política de preços, quer seja de forma positiva, por meio de subsídios e incentivos, quer seja de forma negativa, por meio de majoração de impostos, criação de novos impostos, dminuiç¿o de prazos de recolhimento de impostos etc. Porém um dos fatores mais importantes a ser observado na elabo impostos etc. a elaboração do preço de venda é o custo do produto, ma vez que “um valor de venda inferior ao custo implica automaticamente perdas” (BERTO, BEIJLKE, 2005, p. 264). O custo obtido pela subtração de um preço estimado (ou de mercado) da margem de lucratividade desejada, com o objetivo de atingir um custo de produção igualmente desejado denomina-se custo meta. Para sua determinação, é utilizado, basicamente, a análise das condições mercadológicas por meio de estimativas.

Para fins de cálculo de preço de venda, considera-se as despesas de funcionamento, custos de aquisição de mercadorias, despesas de comercialização, margem de lucro, Mark-up (taxa de arcação), entre outros conceitos. Para o cálculo do custo de aquisição, deve-se levar em consideração o que segue: – custo bruto unitário na nota fiscal de compra; – valor ou percentual do ICMS, que deverá ser deduzido, pois entra como crédito na contabilidade da empresa; – o IPI, se houver deve ser considerado como custo; – custo do frete.

Logo, a fórmula para cálculo do custo de aquisição de mercadorias para revenda é a seguinte: Custo bruto da mercadoria – ICMS + IPI + frete = custo líquido unitário da mercadoria. No cálculo das despesas de comercialização, são onsiderados todos os percentuais incidentes para que haja a respectiva e efetiva mensuração do custo unitário do produto que está em perspectiva de ser comercializado, para que possamos precificar de forma adequada nossa mercadoria.

No mecanismo de precificação da venda da mercadoria, os impostos incidentes sobre a comercializaçã No mecanismo de precificação da venda da mercadoria, os impostos incidentes sobre a comercialização são elencados percentualmente para a composição do custo total de venda da mercadoria em conjunto com as despesas de comercialização preestabelecidas, de acordo com o disposto no processo implificado de formação do preço de venda constante no livro Custo e Formação de Preço de Venda no Comércio, editado pelo Sebrae/RS.

Pode também ser efetuar o cálculo das despesas de comercialização dispondo de forma individual as despesas propriamente ditas necessárias para a obtenção da receita, as quais são impostos incidentes sobre a venda das mercadorias. Mas em que pese sejam calculadas de forma indlvidual, todas essas despesas são consideradas para fins de cálculo de preço de venda, sob pena de que, se não as considerarmos, nosso produto terá fatalmente o preço distorcido. Normalmente são as seguintes: Imposto de Renda Pessoa juridica (I RPJ); Pis; confins; contribuiçao social; ICMs; simples; Comissões Frete; Propaganda.

A fórmula de cálculo apresentada serve também para fins de controle individual, para que possamos identificar em quanto incide percentualmente o total de impostos sobre venda e quanto representam também em termos percentuais as demais despesas referentes à comercialização que são aplicadas para precificaçao do produto que será comercializado. Cálculo da incidência administrativa Fórmula: despesas fixas (estrutura administrativa) ivididas pela receita de vendas: Exemplo: Mark-up ou taxa de marcação É o índice com o qual calculamos o preço de venda. Podemos obter esse indice por intermédio 16 o preço de venda.

Podemos obter esse Índice por intermédio da multiplicação ou da divisão. Para formação do Mark-up, consideramos os seguintes elementos: incidência administrativa (IA), despesas de comercialização (DC) e margem de lucro (ML): Fórmulas Multiplicação: DiVisao: 1-(IA+DC+ML) O cálculo da formação de preços proposto na questão foi realizado com base nos custos, denominado MARK-I_JP. Neste álculo iremos considerar os custos de produção pelo Custeio por absorção (que inclui custos variáveis e fixos). – custo unitário do produto: R$ 320,00 – Impostos Incidentes sobre venda: 20% – Despesas: – Margem de lucro desejada: 20%.

Preço de venda: R$ 3. 200,00 2 segunda etapa do trabalho Diante da situação hipotética ocorrida, solucione as seguintes questões: 1 É possível uma demanda judicial, por parte da cliente, com base no Código de Defesa do Consumldor? Quais disposltivos e princípios teriam sido violados pela empresa em que trabalha? Sim. A cliente pode mover uma ação judicial contra a gência de turismo baseada no códi o de defesa do consumidor, iá que a atitude da vende cionaria da agência PAGF 16 face da agência, já que o pedido de financiamento partiu da agência e está assegurado no Art. 4 do código do consumidor, que o fornecedor de serviços, responda independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeito relativo á prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. 3 Quais os danos que Maria poderia alegar que sofreu? Maria pode alegar danos morais e sociais por ter seu CPF nscrito em órgão de restrição ao credito: SERASA e SPC, além do desconforto perante colegas, causando constrangimentos. 4 De quem seria o ônus da prova neste caso?

O Ônus da prova deve ser da cliente, baseado no art. 6, VIII do Código do Consumidor que prevê a inversão do ônus da prova em favor do consumidor como uma forma de facilitar a sua defesa no processo desde que estejam presentes determinadas condições, já que nesse caso o consumidor é a parte mais fraca da relação de consumo, uma vez que a cliente se submeteu ao poder da agência para satisfazer suas necessidades de consumo. Como administrador, que atitudes você poderia tomar a fim de minar ou reduzir esses conflitos judiciais que envolvem a agência de turismo que administra?

Como já vimos o erro foi humano no caso da funcionária da agência de turismo. Em primeiro lugar deveria ser feito um acordo com a equipe de trabalho para que aja mais diálogo entre funcionários e a gerencia para resolver esses tipos de conflitos sem envolver terceiros. Deve-se sanar e esclarecer as dúvidas dos funcionários e lembrar que ambos sejam conscientes das suas obrigações dentro da empresa, sela o próprio gerente, e PAGF entro da empresa, seja funcionários ou o proprio gerente, e assim procurar em comum acordo com a equipe, buscar resolver o conflito perante a justiça.

Em seguida deve-se orientar que os mesmos usem esse erro independente de quem errou como um aprendizado, evitando assim que outros venham a ocorrer, enfatizando que erros e conflitos fazem parte da vida social, pessoal e empresarial e temos que juntos aprender a superar, já que esse tipo de conflito é desgastante para as duas partes. 3 terceira etapa do trabalho Diante da situação, solucione as seguintes questões: 1 Percebendo que o erro foi humano, como você e o gerente oderiam solucionar os problemas apresentados que estão impactando diretamente no desempenho das pessoas dentro da organização apresentada?

Para solucionar os problemas apresentados, após um grave erro humano, juntamente com o gerente de vendas, vamos implementar o programa dos 5S. 0 5S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas. Ao implantar o programa faremos uma reunião com todos do grupo, para explicá-lo e apresentar os seus benefícios. Vamos eleger alguns lideres para ajudar na avaliação dos resultados da implantação dos SS. Faremos um rodízio de lideres, pois isto ajudará a criar um elo maior com a implantação do programa.

Motivaremos o grupo a participar e agir conforme cada etapa. Faremos reuniões penódicas apresentando os resultados, parabenizando os mais atuantes e comprometidos. Lembrando que o programa tem como pontos principais eliminar o desperdiço, o custo extra, o cansaço em excesso, os problemas de saúde e a falta de produtividade e ualidade no ambiente de trabalho, alguns dos mo problemas de saúde e a falta de produtividade e qualidade no ambiente de trabalho, alguns dos motivos apresentados pelos uncionários como desmotivação do grupo.

Esse programa é uma das etapas do novo sistema de qualidade, adotado a partir de agora pela empresa, que serão complementadas com outros aspectos como a excelência no atendimento, a qualidade dos serviços e produtos, a imagem e reputação da empresa no mercado, a eficiência e eficácia na realização das tarefas, fatores estes que já eram trabalhados com os funcionários 2 Para que haja melhora no desempenho das pessoas que trabalham na Vida Boa, identifiquem quais as ações que devem ser tomadas com relação ao comportamento organizacional bjetivando melhora no desempenho.

Com a aplicação do programa 5S, o qual baseia-se em S conceitos. O nome deste programa vem de palavras japonesas, iniciadas com a letra S. Traduzi-las para uma única palavra em português é difícil, porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos. Várias palavras foram utilizadas para representar cada S, no entanto, alcançaram-se as palavras relacionadas abaixo: 1 Seiri – Senso de utilização e descarte. Conceito: “Separar o útil do inútil, eliminando e desnecessário O primeiro passo para se colocar ordem na casa é separar útil do inutil.

O que realmente é utilizado nas tarefas diárias e aquilo que raramente ou nunca usamos. Essa arrumação começa a dar sentido à filosofia de uma nova cultura. O que não é necessáno pode e deve ser descartado, transferido para outro departamento, doado, ou simplesmente jogado fora. Ao iniciar este trabalho as pessoas verão que a maioria dos objetos ou papéis guardados realmente são sem im as pessoas verão que a maioria dos objetos ou papéis guardados realmente são sem importância, que estavam simplesmente tumultuando o local de trabalho ou ocupando espaço que servem ara organizar objetos utillzados constantemente. . 0 S – Seiton – Senso de arrumação e ordenação. Conceito: “Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente Apás organizar e separar o útil do inútil chegou a hora de arrumar e ordenar todo o material de trabalho. Nesta etapa é importante classificar todos os objetos conforme sua necessidade de uso, aqueles usados constantemente devem ficar sempre mais acessíveis do que os objetos usados raramente. É muito bom que os objetos sejam identificados, rotulados para que qualquer pessoa que necessite, possa ncontrar com facilidade e rapidez.

Esta etapa auxilia a administração do estoque, pois os materiais são identificados com facilidade e se torna mais prático saber quando está acabando determinado item. E evita também a compra em duplicidade de qualquer material. 3. ” S – Seiso – Senso de limpeza. Conceito: “Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar”. Um ambiente limpo pode até ser simples, mas proporciona conforto as pessoas que ali trabalham. Esta etapa consiste na conscientização dos funcionários que primeiro nao sujem e segundo, se sujar limpem.

Se cada um contribuir com a limpeza do local de trabalho muitos desperdícios de tempo e dinheiro serão evitados. Implante esta cultura: “Usou, limpe e guarde”. 4. 0 S – Seiketsu – Senso de saúde e higiene. Conceito: “Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene”. Conceito: “Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene” Cada pessoa tem que cuidar da sua aparência e higiene pessoal, justamente porque também, é a imagem da empresa. É importante eliminar hábitos de comer no local de trabalho ou fumar. Coisas deste tipo incomodam tanto o cliente interno uanto o externo.

Ninguém precisa usar roupas de grife, mas necessita ter cuidado com suas vestimentas. Procurando sempre ter cuidado com o básico. 5. 0 S – Shitsuke – Senso de autodisciplina. Conceito: “Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os SS num modo de vida”. Esta ultima fase é a fase da aceitação e comprometimento das equipes de trabalho. Apesar de ser um programa implantado para beneficio conjunto, tanto a empresa como os funcionários terão melhorias, como redução de tempo na execução das tarefas, facilidade na comunicação interna e maior organização, omo um todo.

Existirão algumas resistências, mas a partir do momento onde a maioria do grupo se comprometer e os resultados começarem a aparecer, haverá a satisfação e motivação dos funclonários, neste momento a resistência irá diminur. 4 quarta etapa do trabalho Diante desta situação, solucione as seguintes questões: 1 Para elaborar esta pesquisa, qual deveria ser o tamanho minimo da amostra necessária aceitando um erro máximo permitido de 5%? Para calcular o tamanho mínimo de amostragem, utilizaremos o seguinte cálculo: [PiC] Onde: N = Tamanho da

Etica no trabalho

0

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia OF5 S. wp page ÉTICA NO TRABALHO O objetivo é atuar

Read More

Dasgj hyd

0

E-commerce Amazon Print A loja virtual Amazon Print atua oferecendo os mais modernos lançamentos de suprimentos e acessórios de informática,

Read More