Aspectos introdutorios em ciencias contabeis

Categories: Trabalhos

0

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ SOC – Sistema de Ensino Presencial Conectado Chanceler: Profa Elisabeth Bueno Laffranchi Reitora: Profa Wilma Jandre Melo Pro-Reitora de EAD: Profa Elisa Maria Assis Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis: Prof. José Manoel da Costa Elaboração: prof. José Manoel da Costa Dlagramação: Léla Olas Sab01a Coordenação Pedagógica: Profa Samira Kfouri Revisão Textual: 6 objetivo profa Ana Maria Valle UNOPAR – Londrina S Conectado Rua Tietê, Te’: (43) 3371-7430/ SUMÁRIO

ApresentAção íficos oras c 08 – 60 Presencial 230 – Londrina – -7459 7 ObjetivOs espec AtuAçãO prOfissiOnAl . 7 perfil do egresso . . 8 estruturA do Curso 8 suA semAnA de cursO 9 profissiOnAs envOlvidOs 11 bibliOtecA digitAI 12 orgAnizAção do Curso . 13 MAtriZ curnculAr 14 eMentAs . „ 16 10 semestre — 16 20 semestre . 17 30 semest CURSO DE GRADUAÇAO EM CIENCIAS CONTABEIS 40 semestre „ 20 50 semestre . 21 60 semestre . 3 70 semestre . „ 24 80 semestre 26 sisteMA de AvAliAção . 28 regrAs de AprovAção . 29 estágio CurriCulAr obrigAtório . 30 estágio CurriCulAr não obrigAtório PAGF 0 estágio CurriCulAr não obrigAtório 31 trAbAlho de ConClusão de Curso 31 ACO – AtividAdes CoMpleMentAres obrigAtóriAs 32 AVAIiAç-ao institucionAI 33 Guia de Percurso – ciências contábeis CARO ALUNO, Bem vindo ao Sistema de Ensino Presencial Conectado da UNOPAR. ? com grande satisfação que apresentamos o Guia de Percurso do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, na modalidade a distância. Temos como objetivo atender a você que deseja uma formação de qualidade assim, desenvolvemos uma proposta de ensino e aprendizagem composta por diferentes processos e práticas para seu processo educativo.

Para isso apresentamos as informações sobre seu curso e o modo como vamos trabalhar juntos, assim como as possibilidades entre os encontros presenciais, nossas relações virtuais e o conhecimento que delas deve resultar. O Curso de Graduação em Ciências Contábeis fundamenta-se em base teórica e científica, exigida na malona das situações pelo mercado de trabalho e provê ao aluno instrumental suficiente para acompanhar as mudanças que ocorrem atualmente. ara tanto, fornecemos formação humanística e visão global; propiciando sólida formação técnica e cientifica ara atuar na administração as organizações, desenv s específicas da prática Iniciando a sua trajetória é necessário que você compreenda a organização do seu curso, seus espaços presenciais no pólo de apoio presencial assim como os espaços virtuais, pelos quais seu estudo e seus compromissos acadêmicos serão cumpridos. Assim apresentamos, neste guia de percurso, o funcionamento do curso e suas especificidades. ela leitura atenta e necessária esperamos que você possa obter dicas importantes para um processo acadêmico de qualidade. Orgulhamo-nos de sua presença e participação na UNOPAR e esperamos construir juntos om você um excelente curso superior. Abraços. A coordenação. GLIia percurso – ciências contábeis 4 Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. Provérbios 3:13-14 plenitude do Ensino Superior.

Os docentes com os quais você desenvolverá seu processo de ensino e aprendizagem são altamente qualificados e preparam os matériais didáticos e os conteúdos de seu curso. Juntamente com o acompanhamento tutorial nos pólos de apoio presencial e a mediação pedagógica distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA,os docentes compõem a equipe multidisciplinar que irá acompanhá-lo e auxiliá-lo em seu percurso. Estudar a distância tem como princípio o estudo autônomo, ou seja, que o aluno organize seu tempo para o estudo, com leituras e com pesquisas de materiais didáticos e conteúdos das disciplinas.

Para tanto, a UNOPAR disponibiliza a você a Biblioteca Digital, com espaços pedagóglcos para pesqulsas bibliográficas do material dldático, das teleaulas, de livros digitais, de periódicos e todo aceN0 da bibliografia básica e complementar. Além disso, na biblioteca física nos pólos de apoio presencial, você pode consultar a bibliografia definida em seu curso, segundo os critérios de acesso disponibilizados para sua utilização.

O curso, embora na modalidade GAD, tem também momentos presenciais, como já destacamos anteriormente, por meio das teleaulas e das aulas atividade, possibilitando, a você aluno, interatividade ao vivo com o professor, tutores e os colegas, Modalidade ead e é muito importante que você participe, esclarecendo suas Segundo o MEC – Ministério da Educação e dúvidas e colaborando om suas opiniões sobre os conteúdos das Cultura, “educação a distância é caracterizada disciplinas e suas experiências de vida, enriquecendo o processo por um processo de ensino e aprendizagem formativo de forma colaborativa. ealizado com mediação docente e a utilização É importante neste momento esclarecer que a modalidade de recursos didáticos sistematicamente EAD oferecida pela UNOPAR a você, cumpre a legislação vigente, organizados, apresen PAGF s OF sistematicamente EAD oferecida pela UNOPAR a você, cumpre a legislação vigente, organizados, apresentados m diferentes suportes tecnológicos de informação e que propõe a integralização da carga horária obrigatória por meio comunicação, os quais podem ser utilizados do uso da tecnologia para a realização de mediações didáticode forma isolada ou combinadamente, sem a pedagógicas e a realização de atividades presenciais obrigatórias. freqüência obrigatória de alunos e professores, Da mesma forma que na modalidade presencial, ocorrem na nos termos do art. 47, S 30, da Lei de Diretrizes EAD, os registros acadêmicos dos históricos escolares, e ao final e Bases. ” do curso a devida diplomação de sua formação. CONCEITO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNC AS CONTÁBEIS Os cursos a distância são projetados para alcançar os alunos dispersos geograficamente, oferecendo uma maior flexibilidade de horário e atendendo aos diversos ritmos de aprendizagem. OBJETIVO DO CURSO O curso de Graduação em Ciências Contábeis da LINOPAR, na modalidade EaD, realizado pelo Sistema de Ensino Presencial Conectado tem como objetivo geral a formação de profissionais ca azes de integração no ambiente empresarial, penas atender às PAGF 6 nserido; • Propiciar formação técnica e científica para atuar na gestão das organizações além de desenvolver atividades específicas da prática profissional da contabilidade; • Desenvolver competências e habilidades empreendedoras, antecipando e promovendo transformações nas organizações; • Desenvolver a capacidade de compreensão interdisciplinar; e • Fazer com que o acadêmico depois de titulado, compreenda a necessidade de aperfeiçoamento prossional constante.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL Você, aluno, ao obter o Grau de Bacharel em Ciências Contábeis ormado pela UNOPAR, por meio do Sistema de Ensino presencial Conectado, EaD, pode atuar de pelo menos três formas: empregado: nas empresas, a contabilidade é uma das áreas profissionais que mais proporciona oportunidades, as alternativas são: planejador tributário, analista financeiro, contador societário, auditor interno, contador de custos, contador gerencial; profissional liberal: na terceirização de serviços contábeis, as alternativas são: consultor, empresário da contabilidade, auditor independente, perito contábil e investigador de fraudes; e funclonário público: na área pública, pode ser. ontador público, auditor interno, agente fiscal de rendas, oficial contador, auditor fiscal da fazenda e Analista de contas do tribunal de contas. para o exercício da profissão, você tem em sua formação valores de responsabilidade social, justiça, ética e a formação humanística fundamentais para a compreensão do meio em que atuará, seja ele social, político, econômico ou cultural. PAGF 7 linguagem contábil como meio eficaz de desempenhar suas atividades profissionais; na visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade; no uso de raciocínio lógico e ritico-analitico para a solução de problemas; na elaboração de relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários; ser capaz de analisar e implantar com sucesso sistemas, eficientes e eficazes, de informação contábil e de controle gerencial; exercer com ética as atribuições e prerrogativas, que lhes são prescritas através de legislação; ter formação profissional dotada de competências e habilidades que viabilizem aos agentes econômicos e seus prepostos tomada de decisões corretas; ter capacidade e preparo para assmllar a cultura e objetos organlzacionais e interpretar as endências de mercado, sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais; ter compreensão das especialidades da profissão contábil, sendo capaz de absorver a massa de informação necessária para se tornar especialista em qualquer uma das áreas de ação da profissão; ter conhecimento técnico e científico para exercer a atividade contábil nas micro, pequenas, médias e grandes empresas. ESTRUTURA DO CURSO O desenvolvimento do seu curso envolve um total de 3. 270 (três mil, duzentas e setenta) horas, integralizadas em um período ínimo de 8 (oito) semestres.

A estrutura do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da IJNOPAR, apóia-se no Sistema de Ensino Presencial Conectado, com recursos multimidiáticos, pelos quais se promove a interação, comunicação, troca de idéias e experiências entre os sujeitos envolvidos, tendo como foco a sua formação. Para garantir a comunicação entre alunos, professores e tutores, o desenho do curso propõe o seu desenvolvimento nas modalidades a distância e presencial, tendo como base uma metodologa interativa e recursos MultiMldiáticos problematizadora. Tele a ase uma metodologia interativa e recursos MultiMidiáticos problematizadora. Tele aula via satélite, Webaulas, Ambiente virtual de aprendizagem “Colabora”‘, Esta metodologia caracteriza-se pela articulação entre conceitos Biblioteca digital, Laboratórios virtuais; e situações problema, levantamento de hipóteses, orientações e material impresso. roposições de planejamento de situações experimentais para testagem de hipóteses através do desenvolvimento compartilhado e que culminem em atividades e projetos interdisciplinares. No decorrer de sua semana, o desenvolvimento das disciplinas ocorrerá onforme cronograma apresentado em seu ambiente virtual “Colaborar, no Icone Iniciando o semestre. Para sua organização de tempo e prazos a serem cumpridos para a entrega das atividades, é necessário que você aluno, tenha disciplina e administre seu tempo e também tenha responsabilidade no cumprimento das atividades propostas. Para o cumprimento das atividades Web do seu curso, a UNOPAR disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o “Colaborar”.

Para acesso ao Ambiente você terá login e senha específicos, através dos quais terá o acesso aos materiais das teleaulas e de apoio, para as eb aulas, para participar do fórum de discussão das disciplinas com os professores, tutores, e seus colegas do curso, para os chats agendados pelos docentes, participar da sala de tutor e tirar suas dúvidas com os tutores a distância, e ainda orientações que se fizerem necessárias. O mesmo login, possibilita o seu acesso à Biblioteca Digital, onde são disponibilizadas as teleaulas, bibliografia básica e complementar do curso, sugestões de leituras complementares, entre outras opções importantes para apoiar você em seus estudos. ciências contábeis SUA SEMANA DE CURSO Semanalmente, você possui momentos presenciais, nos quais ocorrem as teleaulas e aula atividade. Para tanto você deve assistilas no pólo de apoio no qual você está matriculado. A frequência ava – aMbiente Virtual de é obrigatória, e você deve ter no mínimo 50% de presença em cada uma das disciplinas.

Estes encontros presenciais são momentos de aprendizageM aprendizagem compostos por aulas ao vivo com os professores das Ambiente tecnológico na Internet. Nele é possível disciplinas, transmitidas via satélite nos quais, em tempo real, você entrar em contato com os conteúdos, web aula e poderá comunicar- e com os professores por meio de chat e voz. pelo fórum e chat ter uma interação com colegas e orientadores (professores e tutores) durante todo Portanto, não deixe de participar! o processo de ensino e aprendizagem. Nos demais dias da semana, ocorrem os momentos não presenciais, E assm que, através desse ambiente, os alunos que devem ser realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem constroem o conhecimento e são acompanhados “Colaborar”.

Tais momentos são compostos por atividades web como pelos docentes por meio de fóruns, web aulas e as webaulas, avaliações virtuais, produções textuais, ivros digitais, mensagens. Tais ações, realizadas no Ambiente fórum de discussão e sistema de mensagens. virtual, criam uma rede colaborativa em que por meio da interatividade são ultrapassadas as No Ambiente Virtual de Aprendizagem, você terá o acompanhamento limitações da distância física, aproximando alunos, por meio da mediação pedagógica tutorial a distância. As interações docentes e tutores, em um processo de ensino serão efetivadas intensivamente ela web na sala do tutor e no fórum de aprendizagem autôno vo, o da disciplina. que 10

Intituição

0

Visita ao Lar Vicentino Descrição do local: O lar vicentino é uma organização filantrópica, fundada em 1972, com intuito de

Read More

Pedagogia

0

EMENTAS DAS DISCIPLINAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA 1. Estudos linguísticos 1 EM ENTA Noções fundamentais acerca da relação entre Linguística

Read More