Futebopl

Categories: Trabalhos

0

Educação Física e Esportes > Educação Física Escolar Educação F(sica Escolar olhares a partir da cultura Organizador: Jocimar Daolio NO de Páginas: 152 pgs Nu da Edição: 1a edição (2010) ISBN: 978-85-7496-248-1 Disponibilidade: sim Sinopse Esta coletânea é composta por nove textos produzidos por integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (gepefic), coordenado pelo professor Jocimar Daolio, Swip to page na Faculdade de Edu pesquisas desenvolvi discussões realizados sp2 mais de dois anos.

O objetivo é alcançar . São frutos das e dos estudos e sta obra durante o fisica em tuação na educação b sica, subsidiando-o com argumentos que permitam reflexões que qualifiquem sua prática. Procura preencher uma lacuna na literatura acadêmica da área de educação física: a de aprofundar teoricamente questões relevantes para a área sem cair na teorização própria das teses e dissertações. Pretende ser um livro de apoio ao professor, que suscite novas questões sem cair na formula fácil das soluções prontas.

A linguagem utilizada nos textos pretende torná-lo de leitura mais ágil, sem perder a profundidade das análises realizadas. Além disso, levanta questões do cotidiano o professor com exemplos, sugestões e problematizações, tornando-se também importante para os alunos de graduação dos cursos de licenciatura em educação física, futuros professores. Indíc Indíce Veja o Indice completo deste Livro.

Apresentação Jocmar Da0110 A educação física escolar como prática cultural: tensões e riscos Jocimar Daolio A educação física e as práticas corporais: entre a tradição e a modernidade Emerson Luís Velozo A criança como sujeito social nas aulas de educação fisica Alan Marques da Silva A aula de educação física: espaço para encontro e confronto de iferentes saberes sobre a cultura corporal José Carlos Rodrigues Júnior “Eu sou filho do Ronaldinho! “: uma noção de mediação de saberes na aula de educação física Gilberto Leandro Busso “Não levo jeito, professor.. Rogério Cruz de Oliveira “Cadê a bola, dona? ‘. Ou sobre os significados de gênero nas aulas de educação física Simone Cecília Fernandes Educação física escolar e a prática esportiva: repensando a técnica Adalberto dos Santos Souza Educação do corpo e religião: questões à educação física escolar Ana Carolina Capellini Rigon Referências bibliográficas Educação Fisica e Esportes ; Educação do corpo na escola brasileira PREFÁCIO Carmen Lúcia Soares 1. A t[tulo de apresentação do corpo na escola apontamentos a partir da teoria crítica da sociedade Luciane Paiva Alves de Oliveira 4. Palmatoando” as fontes: os usos dos castigos físicos em nome da disciplinarização e da ordem nas escolas paranaenses da segunda metade do século XIX Talita ganck Dacin 5. A produção de uma forma escolar para o esporte: os projetos culturais da Associação Brasileira de Educação (1926-1935) como indicios para a historiografia da educação fisica Meily Assbú Linhales . Saúde e escolarização: representações, intelectuais, educação e educação fisica Omar Schneider e Amarílio Ferreira Neto 7.

Os programas de educação fisica no ensino secundário: algumas considerações sobre o ginásio paranaense (1931-1947) Sergio Roberto Chaves Junior 8. Educação musical: a concepção escolar para o ensino da música Vera Lúcia Gomes Jardim g. O ensino de canto orfeônico e sua perspectiva higienista na primeira metade do século XX Wilson Lemos Junior 10. Uma experiência de construção do currículo escolar para a educação fisica: das amarras da tradição à tentativa de eorientação Cássia Helena Ferreira Alvin e Marcus Aurelio Taborda de Oliveira Educação Física e Esportes& Educa ao física desta obra.

Publicação da segunda edição revista da obra. prefácio à 2a Edlção Denise Bernuzzi de Prefácio Dulce Maria Pompêo de Camargo Capítulo I – As bases políticas, econômicas e sociais da educação fisica 1 . A Ciência e a construção do homem novo necessário ao capital: homem produtivo/homem biológico 2. Da saúde do corpo biológico à saúde do corpo social: o pensamento médlco higienista e a definição dos hábitos da família moderna Capítulo II – Em nome da saúde do corpo social… . Instituição escolar e educação física: contribuição para manter e prevenir a saúde do corpo social 2.

O espaço da educação física na educação 3. As escolas de ginástica: saúde, disciplina e civismo Capítulo III – A educação fisica no brasil: saúde, higiene, raça e moral 1. Construindo um Brasil novo: a educação física como instrumento da ordem 2. A educação física na educação das elites: um distintivo de classe 3. A educação das elites, a educação do povo e o papel da 4. Em busca da educação e da saúde do povo… os olhares se oltam para a educação fisica 5. Pensamento médico higienista e educação física na Primeira República: o reforço cientifico a um instrumento da ordem 6.

Educação física e eugenia: algumas idéias de Fernando de Azevedo Considerações finais Copa de 70 Autores: Marco Antonio Santoro Salvador , Antonio Jorge Gonçalves Soares Na de páginas: 148 pgs NO da Edição: 1a EdiÇã0 (2009) ISBN: 978-85-7496-228-3 Disponibilidade: Sim No país cuja população se sente autorizada a opinar com conhecimento sobre o futebol, em especial com grande paixão, quando se trata da Seleção Brasileira, mantém-se o “mito” de ue a copa de 1970 foi vencida, sobretudo, porque a seleção foi composta por um “escrete” de craques.

Isso faz sentido numa leitura romântica do futebol brasileiro. O livro de Marco Antonio Santoro Salvador e Antonio Jorge Gonçalves Soares põe ? “prova” o legado construído de que os nossos jogadores são tão geniais por natureza que seria desnecessário o saber cientifico. Ancorados em suporte teórico consistente, em vasta pesquisa de fontes e documentação original, corroborados por depoimentos de atores relevantes (Lamartine, Zagallo, Gérson e Parreira) no processo que culminou com a conquista da Copa do Mundo de

Futebol de 1970, os autores demonstram que esse resultado seria improvável sem o conhecimento científico desenvolvido no Brasil por brasileiros que viriam, a partir de então, influenciar o futebol mundial e conferir, por sua vez, notoriedade profissional aos jogadores e à equipe de preparadores. Na obra, o futebol é visto como elemento-chave na constituição de uma identidade particular do Brasil no contexto das nações. (Depoimento de Amarllio Ferreira Neto – Professor da Universidade Federal do Espírito Santo) Veja video sobre o livro: http://w. ,w. ‘. youtube. com/u da Universidade Federal do Espírito Santo)

Veja video sobre o livro: http://wwm. youtube. com/user lautoresassociados Introdução Capítulo 1 Memória social e identidade Capítulo 2 As memórias do futebol nas narrativas esportivas e a formação da identidade nacional Capítulo 3 A cobertura jornalística da Copa de 1970 Capítulo 4 Memória jornalística da conquista de 1970 Capítulo 5 A Copa de 1970 e o período militar Capítulo 6 A memória de Lamartine Capítulo 7 A memória de Zagallo Capítulo 8 A memória de Gérson Capítulo g A memória de Parreira Conclusões preliminares Biografia dos autores http://www. autoresassociados. com. flivro/473/a-memoria-da -copa-de-70 http://cev. org. br/biblioteca/a-memoria-copa-7W Você acredita que futebol também é cultura? * http://compare. buscape. com. br/cultura-educacao-fisica-e -futebol-jocimar-daolio-85268071 96. html Autor Jocimar Daolio Editora UNICAMP CULTURA: EDUCACAO FISICA E FUTEBOL (2006 – EdiÇã0 3) * Descrição Coletânea de 14 textos, com uma abordagem cultural que permite a análise da educação física e do FUTEBOL como fenômenos integrantes da dinâmica social humana. Destina-se a estudantes e profissionais de educação física. * Dados Técnicos * ISBN-13:9788526807

Raquitismo

0

ntroduçao RAQUITISMO É UMA DOENÇA ÓSSEA Caracterizada pela diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento e a osteomalacia é

Read More

Jdjdjdjd

0

I djdjdjd 1 segundo FERRARI (2005; 2) a contabilidade “é a ciência que tem por Objeta o das entidades e

Read More