Gestão de estoques
GESTÃO DE ESTOQUES Fundamentação A gestão de estoques é nos dias atuais uma questão de estratégia competitiva. Este trabalho tem por objetivo verificar o impacto da gestão de estoques de no ramo de automóveis e no retorno sobre o investimento. A gestão de estoques tem grande importância dentro das to view empresas, uma vez q disponibilizar os prod os ora das empresas. Os se es • de suma importânci deles que se sabe qu ues é a forma de arte da estratégia , e ques têm papel pois, é por meio oque rmrnmo de segurança para evitar falta de produtos, além de evitar nvestimento de capital de giro em estoques desnecessários.
Outra vantagem da gestão eficiente é possibilitar ajustes eficazes em seu processo, resultante em redução de custo e economia nas aquisições. O estoque tem efeito impactante no êxito das empresas. Um dos motivos é o alto volume de dinheiro empregado”. (MOURA, página 1) . Com base nisso, pode-se refletir sobre a influência de uma excelente gestão de estoques para o sucesso de uma empresa.
Além disso, para tornar a gestão de estoques eficaz, é vital que o gestor tenha acesso a informações brangentes e de qualidade relativas a Estoques De acordo com Moura, estoque é um conjunto de bens armazenados, com características próprias, que atendem aos objetivos e necessidades da empresa. Viana (2000) afirma que a gestão dos estoques é um conjunto de atividades que visa atender as necessidades da empresa, com o máximo de eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em materiais, tendo como objetivo fundamental a busca do equilíbrio entre estoques e consumo.
Tornou-se fundamental para as empresas, estabelecer programas ntegrados de sua cadeia logística, com o intuito de obter maior competitividade dos seus processos operacionais e de um melhoramento continuo no nível de serviços prestados ao cliente final. O controle de estoques competente é um dos fatores de maior importância para reduzir custos e aumentar a produtividade em uma empresa. Isto porque as organizações encontram-se inseridas em um cenário extremamente competitivo. Atualmente estamos vivendo em um mundo globalizado que exige para a sobrevivência de qualquer negócio conquistar e, principalmente, manter os clientes.
Os produtos oferecidos stão muito similares ou facilmente copiáveis o que requer um diferencial para as empresas manterem-se competitivas. Essa realidade provocou profundas mudanças nas empresas. As exigências requeridas aliadas as novas necessidades dos clientes, que hoje mais do que nunca sabem o que querem somadas ? dinâmica provocada pela evolução cientifica e tecnológica, tem forçado as empresas dinâmica provocada pela evolução cientifica e tecnológica, tem forçado as empresas a assumirem novas posturas de competição.
Neste sentido, tanto a qualidade quanto a competitividade eixaram de ser apenas uma diferença entre as companhias para se tornarem fator de sobrevivência no mercado global. Neste cenário, entregar o automóvel escolhido pelo cliente, que a ele significa a realização de um sonho, uma conquista, não somente uma compra , o que no caso seria o produto certo, no dia e forma combinados , o que seria o local certo, na hora certa, pelo menor preço é a grande meta a ser alcançada. Diante deste contexto, a gestão de estoques representa uma poderosa arma que pode afetar a satisfação do consumidor. No entanto, manter estoques gera custos.
Assim, a redução de estoques sem afetar o processo produtivo e sem aumentar os custos é um dos grandes desafios que as empresas deparam- se. Neste sentido, a gestão de estoques em ambientes cada vez mais complexos, exigente e competitivo vem despertando a atenção das empresas devido ao fato de ser uma tarefa de difícil gerência. A solução mais eficaz para se obter sucesso, é controlar o reabastecimento de estoque inicial de acordo com a necessidade, tempo e a demanda, conseqüentemente reduzindo custo de armazenamento ou de falta de produto comercializado e material e primeira necessidade.
A logistica é fato fundamental de competitividade, pois aumenta a produtividade da empresa, além de uma redução significativa de custos, agrupando as diversas a PAGF3ÜFd aumenta a produtividade da empresa, além de uma redução significativa de custos, agrupando as diversas atividades da empresa, permitindo melhor controle e maior integração entre os setores, elminando a visão limitada da área de atividade.
Logística é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente, a custo correto, o transporte, movimentação armazenagem de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usuários e clientes. (TOSCANO, 2007) Deve-se fazer uma analise na alocação e atualização de recursos levando-se em conta fatores de produção, insumos e capital. Essas informações, voltadas especificamente para o ramo de controle de estoques poderão facilitar na operação da empresa, viabillzar uma analise de desempenho e, conseqüentemente, alcançar melhores resultados.
A correlação entre demanda, produtividade e stoques quando mal controlada gera custo. Como evitar potenciais problemas em uma empresa provenientes do reabastecimento e perecividade de insumos? Qual o importância da relação entre o estoque o setor de compras? Referências Bibliográficas TOSCANO. Fernando: Logística e vendas, ago. 2007. Disponível em: . Acesso em 15 de abril de 2012 VIANA João José, Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2000. MOURA Cássia E. de. Gestão de Estoques. 1a. Edição. Rio de janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. , 2004.