Gestao de pessoas

Categories: Trabalhos

0

1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1. Definiçao: A administraçao ou gestão dos recursos humanos é uma especialização administrativa que trata do planejamento, organização, direção e controle do setor de pessoal de uma organização. O processo de recursos humanos começa na verdade, com o planejamento de recursos humanos. É nesse ponto que a administração descobre se precisará contratar mais gente ou, se com excesso de pessoal, precisará dispensar funcionários. Independente do tamanho da organização, mesmo as de pequeno porte, têm uma função de recursos humanos.

Nem todas têm um departamento de ecursos humanos formalmente estruturado. Nesses casos, a função de recursos humanos é administrada pelo proprietário ou administrador geral 2. Planejamento de r administração asseg retamente ligado a OF6 p sso pelo qual a Idade e tipo de pessoal correto nos lugares adequados e nos momentos exatos, capazes de concluir com eficácia e eficiência as tarefas que ajudarão a organização a alcançar seus objetivos globais. 2. 1. Análise de cargos e salários Este é um processo que visa definir os cargos no interior da organização e os comportamentos necessários para desempenhá-los.

Permite analisar quais são os conhecimentos mínimos, aptidões e habilidades necessárias para o adequado desempenho desse cargo. A coleta de informações por meio da análise de cargos permite à administração redigir tanto uma descrição de cargo com Swige to víew next page como uma especificação do cargo. A especificação do cargo estabelece as qualificações mínimas aceitáveis que um funcionário deve possuir para desempenhá-lo a contento. A descrição do cargo é a declaração escrita do que faz o ocupante do cargo e de como e por que seu trabalho é realizado. 2.

Recrutamento: Se os gerentes descobrem que estão em escassez de pessoal, precisam começar a procurar candidatos capacitados para preencher as vagas. Recrutamento é o processo de localizar, identificar e atrair candidatos qualificados. 2 0 processo de recrutamento pode ocorrer por indicação (rede de relacionamentos network), convite, jornais, empresas e entidades especializadas. Os candidatos podem ser localizados em diferentes fontes como: funcionários atuais, funcionários de referência, exfuncionários, anúncios, agencias de empregos, recrutamento nas universidades, clientes e fornecedores, entre utros.

O recrutamento deve procurar atrair pessoas qualificadas (capacidade teórica, conhecimento prático e experiência profissional) e, pessoas polivalentes (responsáveis, organizadas, dinâmicas, persistentes, que buscam desenvolvimento e ascensão profissional, bom relacionamento interpessoal). 2. 3 Seleção: A seleção é um exercício de previsão. Ela busca prever quais candidatos serão bem sucedidos se contratados. O sucesso nesse caso significa desempenhar bem os critérios que a administração utiliza para avaliar seu pessoal.

Seleção é o ato e triagem, de como escolher, dentre os recrutados, o melhor candidato e o mais bem, qualificado para desempenhar o cargo. Existe os recrutados, o melhor candidato e o mais bem, qualificado para desempenhar o cargo. Existem alguns mecanismos que podem auxiliar os gerentes no processo de seleção, reduzindo assim erros de aceitação como: • • • • • A ficha do candidato; Teste com Lápis e Papel; Testes de Simulação e Desempenho; Entrevistas; entre outros. Após a seleção dos candidatos aprovados providencia-se o registro de acordo com as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CL T).

Toda a empresa é obrigada a registrar seus empregados em sistemas eletrônicos, livros ou fichas de modelo oficial, que serão autenticados e legalizados por órgãos públicos. Pela CL T, empregador é a pessoa física ou jurídica que desenvolve uma atividade econômica e para tanto admite pessoas (trabalhadores), paga-lhes um salário e administra seu desempenho ocupacional. O contrato individual de trabalho pode ser de forma tácita (por boca), expresso (por escrito), por prazo determinado (contrato de experiência, por exemplo) e por prazo indeterminado (sem previsão de prazo).

Para o Registro Legal é ecessário: • Carteira de Trabalho e Previdência Social; • Exame médico pré-admlssional; • Certificado militar para homens; • Documento de inscrição no Programa de Integração Social (PIS); • Cédula de identidade (RG); • Cadastro de Pessoa Física (CPF); • Documentos para salário família: certidão de nascimento dos filhos; • Solteiro: termo de responsabilidade no qual constará a inexistência de filhos, de que tem sob sua dependência os pais, enteado, menor sob sua tutela ou guarda. 3 2. 4 Treinamento: O treinament 3 sua dependência os pais, enteado, menor sob sua tutela ou uarda. 2. 4 Treinamento: O treinamento é importante para o resultado financeiro de uma organização. Hoje em dia com competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento da produtividade estão exigindo cada vez mais a qualificação dos funcionários. O ideal seria que funcionários e gerentes fossem trenados constantemente para manter suas aptidões em dia. Na realidade poucas organizações têm assumido um compromisso de fornecer formação contínua a seu quadro de pessoal, e tampouco os funcionários assumem voluntariamente a iniciativa e buscar oportunidade de treinamento.

O treinamento pode incluir tudo, desde o ensino de aptidões básicas de leitura aos operários até cursos avançados sobre liderança para executivos. Algumas técnicas de treinamento são: • • • • • Aptidões de Alfabetização Básica; Aptidões Técnicas; Aptidões Interpessoais; Aptidões de Resolução de Problemas; outras dinâmicas que podem ser feitas no próprio ambiente de trabalho ou fora dele, tais como: seminários, painéis, mesas-redondas, fóruns, workshops, colóquios, brainstorming, coaching (treinamento o trabalho), mentoring (conhecimento e experiência de um mentor).

O treinamento gera vantagens para o empregado e para o empregador. para o empregado gera maior eficácia no seu desempenho, possibilitando que o mesmo trabalhe de forma racional e com menor esforço. Para a empresa o treinamento possibilita aumentar e melhorar a produção através dos aumentos ou ganhos de produtividade. O treinamento pode ser realiz melhorar a produção através dos aumentos ou ganhos de produtividade.

O treinamento pode ser realizado na própria empresa durante as horas normais de trabalho através de nsinamentos do treinador ou instrutor. Ou, em cursos especializados fora do horário de trabalho. Durante o treinamento, o processo de aprendizagem acontece em três etapas, que consiste em conhecer novas informações, incluí- las em nossa experiência e aplicalas em nossa atividade prática. 2. 5 Avaliação de desempenho: Uma das responsabilidades mais importantes de um gerente é avaliar o desempenho de seus funcionários.

As avaliações são utilizadas para tomar decisões fundamentais relativas às pessoas, tais como promoções, transferências e rescisões, para identificar necessidade de reinamento, para dar feedback aos funcionários sobre como a organização encara o seu desempenho e, frequentemente, como base para ajustes salariais. A administração pode avaliar os desempenho dos funcionários utilizando três conjuntos de critérios: resultados individuais das tarefas, comportamento e características Individuais.

Esta avaliação pode ser feita pelo superior imediato, colegas de trabalhos, por autoavaliação, pelo subordinados mediatos ou pela avaliação de 360 graus. A avaliação 3600 é a mais abrangente na coleta de informações dos funcionários. Mais pessoas participa na 4 avaliação do funcionário, como chefes, supervisores, colegas, clientes ou consumidores. A palavra final cabe aos dirigentes superiores. É utilizado por cera de 10% das empresas americanas, ou seja, praticamente somente as grand S utilizado por cera de 10% das empresas americanas, ou seja, praticamente somente as grandes corporações que utilizam esta avaliação.

Outras abordagens podem ser utilizadas para obter o feedback, tais como: utilização correta do método de avaliação de desempenho, avaliação de desempenho de equipes entre outros. 2. Assistência e benefícios: A politica salarial de uma empresa pode ser complementada com outras condições que ela proporciona aos trabalhadores. Em cargos de direção, as empresas podem oferecer outras vantagens aos administradores, tais como: aluguel de residência, automóvel com motorista, viagens ao exterior durante as férias, cartão de crédito, carro blindado.

Essas vantagens podem ser englobadas no salário indireto, em contraposição ao salário direto que consta da folha de pagamentos da diretoria. Além dos benefícios prestados pela Previdência Social, são inúmeros os exemplos de assistência benefícios que as empresas prestam a seus empregados: • assistência aos empregados junto ao INSS; • assistência médica por meio de médico particular ou contrato com organizações médico-hospitalares; • empréstimos para aquisição e reformas de moradias, compra de automóveis, viagens, etc. • complementação de salário quando o empregado recebe auxilio-doença previsto na Consolidação das Leis da Previdência Social (CLPS); • adiantamento de salários (“vale”) para despesas imprevistas; • pagamento de mensalidade escolar ou taxas de inscrição em cursos especializados.

A política econômica do brasil – estado grande x estado forte

0

“Os Tentáculos do Estado” A polltica Econômica do Brasil – Estado Grande X Estado Forte Trabalho em grupo, apresentado à

Read More

Resumo cap. ideologias jurídicas livro (o que é direito – lyra filho)

0

A princípio o autor faz uma análise cronológica do significado da palavra ideologia, em que em um momento da história

Read More