Glossario de matematica

Categories: Trabalhos

0

1) Álgebra: Em matemática, álgebra é o ramo que estuda a manipulação formal de equações, operações matemáticas, polinómios e estruturas algébricas. A álgebra é um dos principais ramos da matemática pura , juntamente com a geometria, topologia, análise combinatória, e Teoria dos números. Exemplo: 2) Amostra: Amostra é um subconjunto de elementos pertencentes a uma população. A informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população.

Nem sempre as amostras refletem a estrutura da população de onde foram retiradas ou são repr evar nesses casos a i dos resultados. E com por exemplo o candi e se o governo esta a OF8 p lações, podendo o enviesamento ossível determinar ioria de votos. eu mandado a populaçãom Invasão. As amostras podem ser aleatórias ou não aleatórias, representativas ou viciadas. 3) Aritmética: A aritmética (da palavra grega ápL9vóq, arithmós, “número”) é o ramo da matemática que lida com números e com as operações posslVeis entre eles. ? o ramo mais antigo e mais elementar da matemática, usado por quase todos, para tarefas que vão desde a contagem do dia-a-dia simples de ciência vançada e cálculos de negócios. Matemáticos profissionais, por vezes, usam o termo “aritmética superior” quando se refere a resultados mais avançados relacionados à teoria dos números, mas isso não d Swipe to next deve ser confundido com a aritmética elementar. , é uma progressão aritmética em que a razão (a 1,4, 7, 10, 13 diferença entre os números consecutivos) é igual a 3. „ é uma P. R em que . -2, -4, -6, -8, -10 „ é uma p. A. com 4) Arredondamento: As regras de arredondamento aplicam-se aos algarismos decimais situados na posição seguinte ao número e algarismos decimais que se queira transformar, ou seja, se tivermos um número de 3 algarismos decimais e quisermos arredondar para 2, aplicar-se-ão estas regras de arredondamento. Algarismo menor que 5: Se o algarismo decimal seguinte for menor que 5, o anterior não se modifica. 12,652.

Arredondando a 2 algarismos decimais deveremos ter em atenção o terceiro decimal: 12,65. 5) Equação: Em matemática, uma equação é uma afirmação que estabelece uma igualdade entre duas expressões matemáticas. x +8=15 3sen(x) + 25 cosoq = 18 Tg (3y – 25) + seng (cos(y2 + 4y -1)) = 255 ) Estatística: Estat[stica é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa.

Uma apresentação como essa tende a reforçar a idéia de que estatística é uma espécie de álgebra burocrática, cujas fórmulas incompreensiVeis são utilizadas para defender conclusões suspeitas. Função é um dos conceitos mais importantes da matemática. Existem várias definições, dependendo da forma como são escolhidos os axiomas. Uma relação entre dois conjuntos, onde á uma relação entre cada um de seus elementos.

Também pode ser uma lei que para cada valor x é correspondido por um elemento y, também denotado por Existem inúmeros tipos de funções matemáticas, entre as principais temos: função sobrejetora, função injetora, função bijetora, função trigonométrica, Função linear, função modular, função quadrática, função exponencial, função logarítmica, função polinomial, dentre inúmeras outras. Cada função é definida por leis generalizadas e propriedades especificas. 8)Incógnita: Em matemática, uma Incógnita é uma variável cujo alor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação.

Normalmente, é representada pelas letras x, y e z, e as constantes pelas primeiras letras do alfabeto (a, b, c, etc). 9) Inequação: Inequação é uma sentença matemática, com uma ou mais incógnitas, expressas por uma desigualdade, diferenciando da equação, que representa uma Igualdade. Elas são representadas através de relações que não são de equivalência. É representada pelo sinal 10) Interpolação: Em matemática denomina-se interpolação o método que permite cons conjunto de dados a 3 conhecidos. Em engenharia e ciência, dispõe-se habitualmente de dados pontuais obtidos a partir de uma amostragem ou de um experimento.

Tal conjunto de dados pontuais (também denominado conjunto degenerado) nao possui continuidade, e isto muitas vezes torna demasiado irreal a representação teórica de um fenômeno real empiricamente observado. Através da interpolação, pode-se construir uma função que aproximadamente se “encaixe” nestes dados pontuais, conferindo-lhes, então, a continuidade desejada. 1 1) Média Aritmética: Arquitas de Tarento, um matemático pitagórico que floresceu por volta de 400 a. C. , definiu que existiam três tipos de média.

Um número é a média aritmética de dois outros quando o excesso do primeiro para o segundo é igual ao excesso do segundo para o terceiro, a média geométrica quando a proporção do segundo para o terceiro é igual ? proporção do primeiro para o segundo, e a média harmônica quando a quantidade que o primeiro excede o segundo em relação ao primeiro é igual à quantidade que o segundo excede o terceiro em relação ao terceiro; em notação moderna, sendo o primeiro x, o segundo m e o terceiro y (x > m y > 0): 2) Média Ponderada: Alguns cálculos envolvendo média podem ser efetuados utilizando os critérios de média simples ou média ponderada. Na utilização da média simples, a ocorrência dos valores possui a mesma importância e no caso da média ponderada são atribuídos aos valores importâncias diferentes. Na média simples os valores são somados e dividas pela quantidade de termos adicionados. 4DF8 média simples os valores são somados e dividos pela quantidade de termos adicionados.

A média ponderada é calculada através do somatório das multiplicações entre valores e pesos divididos elo somatório dos pesos. Na escola de Gabriel, a média anual de cada matéria é calculada de acordo com os princípios da média ponderada. Considerando que o peso das notas esteja relacionado ao bimestre em questão, determine a média anual de Gabriel sabendo que as notas em Matemática foram iguais a: 10 Bimestre: 7,0 20 Bimestre: 30 Bimestre: 8,0 40 Bimestre: 7,5 13) População: Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa.

Esse público alvo recebe o nome de população e onstitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias, por exemplo: os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, os eleitores de um município, estado ou país, os alunos de uma escola, os associados de um sindicato, os integrantes de uma casa e várias situações que envolvem um grupo geral de elementos. A população também pode ser relacionada a um conjunto de objetos ou informações. Na estatística, a população é classificada como finita e infinita. Exemplo: População finita: nesses casos o número de elementos de m grupo não é muito grande, a entrevista e a análise das informações devem abordar a todos do grupo.

Por exemplo: As condições das escolas particulares na cidade de S devem abordar a todos do grupo. Por exemplo: As condições das escolas particulares na cidade de Goiânia. Se observarmos o grupo chegaremos à conclusão de que o número de escolas particulares em Goiânia é considerado finito. População infinita: o número de elementos nesse caso é multo elevado, sendo considerado infinito. por exemplo: A população da cidade de São Paulo. 14) Porcentagem: A porcentagem é de grande utilidade no ercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionários e deflacionários, descontos, aumentos, taxas de juros, entre outros.

No campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais. Os números percentuais possuem representações na forma de fração centesimal (denominador igual a 100) e quando escritos de maneira formal devem aparecer na presença do símbolo de porcentagem Também podem ser escritos na forma de numero decimal. 15) Potenciação: Exponenciação ou potenciação é uma operação atemática, escrita como an, envolvendo dois números: a base a e o expoente n. Quando n é um número natural maior do que 1, a potência an indica a multiplicação da base a por ela mesma tantas vezes quanto indicar o expoente. 6) Progressão Aritmética: Uma progressão aritmética (abreviadamente, P. A. ) é uma se uência numérica em que cada termo, a partir do segundo a do termo anterior com uma constante . O número é chamado de razão ou diferença comum da progressão aritmética. é uma progressão aritmética em que a razão (a 1, 4, 7, 10, 13, . , é uma p. A. em que -2, -4, -6, -8, -10 , 6, 6, 6, 6, é uma P. A. com 17) Progressão Geomérica: Uma progressão geométrica é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao produto do termo anterior por uma constante . Esta constante é chamada razão da progressão geométrica. A letra q foi escolhida por ser inicial da palavra quociente. ue ,em que , em que 18) Proporção: A proporcionalidade, para a matemática, a química e a física, é a mais simples e comum relação entre grandezas. A proporcionalidade direta é um conceito matemático amplamente difundido na população leiga pois é bastante ?til e de fácil resolução através da “regra de três”. Quando existe proporcionalidade direta, a razão (divisão) entre os correspondentes valores das duas grandezas relacionadas é uma constante, e a esta constante dá-se o nome de constante de proporcionalidade. Em regra, a ro orcionalidade é uma relação binária que pode ocorrer n e funções reais de mesmo as valorações.

Isso é: 19) Sequência: Uma sequência é uma lista ordenada de objetos, numeros ou eventos[carece de fontes]. Frequentemente nos deparamos com situações em que enumeramos elementos de um conjunto seguindo uma determinada ordenação): ?? Da sucessão dos presidentes de um pais; Da sequência dos episódios de uma minissérie de televisão; Repare que há dois aspectos importantes na seqüência: o tipo[carece de fontes] e a ordem dos elementos. Todos os elementos de uma sucessão são do mesmo tipo[carece de fontes] (por exemplo: apenas presidentes) e obedecem uma ordenação (por exemplo: primeiramente ocorre o primeiro episódio da minissérie, depois o segundo episódio, depois o terceiro episódio… ).

Em matemática, uma sequência (ou uma sucessão) é uma lista (conjunto) de números (ou variáveis que os representem). Formalmente, a seqüência é uma lista cuja ordem é definida por uma “lei”, uma função específica. 20) Variável: Variável, na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido. Na definição de José Adelino Serrasqueiro: Diz-se que uma quantidade x é variável quando passa por diferentes estados de grandeza. Por convenção, as primeiras letras do alfabeto, a, b, c, são usadas para representar quantidades conhecidas, e as últimas letras do alfabeto, x, y, z, t, para representar quantidades desconhecidas. É utilizado para representar um número ou um conjunto. 8

Sicronismo organizacional

0

CASES Novo conceito de gestão já tem aplicação prática nas empresas O Sincronismo Organizacional é um novo conceito de gestão

Read More

Relatorio da bancada

0

Centro de Educação Profissional Itaqui-Bacanga CEPIB Técnico em Mecânica Relatório do alinhamento da bancada de redução Heverson João Otavio Jorge

Read More