Identidade corporativa

Categories: Trabalhos

0

O mundo das Marcas Mas o que é marca, como podemos definir essa entidade ? A marca é um nome, normalmente representado por um desenho ( Logotipo elou Símbolo ) posso dizer que gosto dos produtos da marca Natura, cujo logotipo é e que tem por símbolo. Quando nos referimos a marcas, quase sempre nos lembramos de empresas, seus produtos ou serviços, mas ela são igualmente importantes para designar religiões, partidos políticos, instituições, clubes e *Marca é a soma inta ar 8 Seu nome, embalage e Swip t page maneira como ela é mm ‘l um produto; reputação e a Marca = Aspectos Tang veis Aspectos Intangíveis

Marca Identidade + Imagem Tangíveis ou Identidade: Todas as formas que permitem vincular uma organização, ou seja, o logotipo, a arquitetura, os produtos e ou serviços que oferece. Intangíveis (Imagem): Suas atitudes, seus valores, a percepção da organização: como se percebe e como é percebida, ou seja, o somatório de Percepções (Interna + Externa). A marca é também definida pelas impressões dos consumidores, sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal. Exemp. A Coca Cola é associada a juventude, a alegria. ara o ato de uma pessoa marcar o gado, formalizando sua osse. O ato de marcar o gado representava também que o dono tinha a responsabllidade de alimentar e cudar Assim, desde o inicio havia uma relação direta entre propriedade e responsabilidade, como acontece com os produtos e serviços, que, quando têm uma marca, transmitem aos seus proprietários toda uma carga de direitos e deveres. Para se tornar proprietário de uma marca no Brasil, é necessário registrá-la no INPI – Instituto da Propriedade Industrial.

De acordo com o Código da Propriedade Industrial, Lei 5. 772, de 21 de dezembro de 1971 O INPI considera como marca um nome, símbolo ou figura tilizados para identificar empresas, entidades, produtos ou serviços. 1 De acordo com sua aplicação, as marcas podem ser: 2 De Produtos ou Serviços; 3 De Certificações; usada para atestar o cumprimento de normas e especlficaçbes técnicas. Coletivas; que representam uma entidade ou seus produtos ou serviços. Identidade visual: 1 .

Conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores. 2. A identidade visual é planejada e integrada por elementos isuais de aplicação coordenada. Imagem corporativa: 1. É a representação for pnGF 7 OF8 junto de percepções instituição, tanto a partir de seus consumidores como de seus funcionários. 2. E forma no qual a empresa é percebida pelo seu público e funcionários da empresa. 3. Percepção (interna e externa).

Isso vai desde a forma como os seus funcionários lidam e se apresentam para os clientes até as estratégias de marketing assumidas, as campanhas publicitárias, a decoração e a localização de seus pontos de venda ou de serviços, a embalagem de seus produtos etc. 4. OBS: É a forma como a empresa é percebida pelo público e Identidade corporativa: Identidade corporativa é a expressão visual da filosofia, da cultura da empresa, da imagem que ela pretende estabelecer e enfatizar junto ao seu público-alvo. Ela deve esta consoante com a estratégia de negócio da empresa e refletir o seu plano de negócios.

Plano de negócio: É um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. É a posição da empresa que o público identifica, formando uma imagem, que pode ser positiva ou não — trazer lucros ou prejuízo. Sistema de identidade visual: Formam o sistema todos os veículos que veiculem os elementos básicos da identidade visual: o logotipo, o símbolo, a marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional. Além de outros eventuais elementos acessórios, que são aplicados em itens específicos: Material de papelaria, letreiros, unformes, sinalização, embalagens e etc.

OBS: Esses veículos são chamados de aplicações. é formado por todas as aplicações, que veiculam aqueles elementos de identidade visual que es todas as aplicações, que veiculam aqueles elementos de identidade visual que estão normatizados. dentificam visualmente uma empresa (personalizando e diferenciando). 1. É a representação formada pelo conjunto de percepções em relação a uma empresa ou instituição, tanto a partir de seus consumidores como de seus funcionários. funcionários da empresa (percepção interna e externa).

Identidade corporativa: Identidade corporativa é a expressão visual da filosofia, valores e crenças com que a organização se identifica, e a imagem que ela pretende estabelecer e enfatizar junto ao seu público-alvo. É a forma que a empresa quer ser conhecida e ou percebida. Comportamento corporativo: consiste nas atividades esenvolvidas pela organização no seu relacionamento com o mercado, incluindo as políticas e relacionamentos comerciais, a comunicação institucional, entre outros; Cultura organizacional: representa o conjunto de valores e princípios partilhados e aceites pelos membros da organização.

Identidade visual: consiste no conjunto de símbolos e imagens que procuram traduzir graficamente alguns aspectos da identidade corporativa; geralmente estes elementos visuais são aplicados de acordo com um manual de normas gráficas que estabelece as regras para a sua utilização; Comunicação corporativa: diz respeito aos conjunto de fo egras para a sua utilização; Comunicação corporativa: diz respeito aos conjunto de formas de comunicação utilizadas pela organização no seu relacionamento com os seus diferentes públicos-alvo, quer internos, quer externos institucional.

Além de outros eventuais elementos acessórios, que são aplicados em itens específicos: Material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, embalagens e etc. O Objetivo do sistema 1 Influir no posicionamento da instituição junto aos similares ou a concorrencla. 2 Destacar-se e diferenciar perante a concorrência. Influenciar e persuadir clientes 2. Controle de estoque, de patrimônio e de pessoal por parte da instituição. O sistema facilita a identificação de produtos e funcionários dentro e fora da empresa. 3.

Persuasão para obtenção de lucros, promoção ou hegemonia. Sistemas bem aplicados tem maior poder de convencimento. Funções dos sistemas de identidade visual Quais as funções básicas que o sistema de identidade visual desempenha, para o alcance desses objetivo já explicados: Diferenciar o objeto de seus pares de forma imediata. Observe que a percepção visual, ainda que não garanta eficiência integral, é a mais imediata. função mais fundamental). Transmitir um dado concei os que sejam associados pnGF S 8 objeto, com o intuito de persuasão.

Determinados conceitos são mais importantes e devem ser evidenciados: Histórico, sua posição no mercado e o perfil do seu público. Esse conceito devem ser agregados à sua imagem corporativa. Associar o objeto a noções de solidez, segurança e organização. Esses conceitos transmitem, sistematicamente, as duas bases mais fundamentais para a consolidação de qualquer instituição: as idéias de coletividade e perenidade * Ninguém aceita como institucional algo que se refira xplicitamente a um grupo restrito dentro do grupo ao qual a instituição se destina. as idéias de coletividade) Da mesma forma, ninguém respeita uma Instltuição que pareça fugaz, transitória. (perenidade) Institucionalização do objeto, a fim de remetê-lo a um plano independente, mais abrangente e superior ao dos agentes que efetivamente o mantêm. A instituição passa a ter uma imagem própria e independente, que é diferente e superior à imagem isolada que possa ser veiculada por seu proprietário, seu funcionário ou qualquer outro indivíduo que esteja ligado a ela. Sistema de identidade visual:

Requisitos gerais para a projetação de sistemas para que a identidade visual prevista seja implantada por meios de um SIV, é necessário que ele siga os seguintes requisitos: 1 Originalidade Não significa necessariamente ineditismo – que se torna cada vez mais difícil, visto que sistemas de identidade visual são gerados a cada da, no mundo inteiro. OBS: Excelentes sistemas de identidade são baseados em elementos básicos primários que nada trazem efetivamente de reno identidade são baseados em elementos básicos primários que nada trazem efetivamente de renovador, inédito e revolucionário.

No entanto, é necessário que a solução encontrada se diferencie das já existentes e não remeta a nenhum outro referencial no mesmo ramo, que possa prejudicar sua pregnância. Um objeto com alta pregnância é um objeto que apresenta um maximo de equilíbrio, clareza e unificação visual, e um mínimo de complicação visual na sua organização de seus elementos ou unidades compositivas.

Repetição 4 A identidade só tem como se impor se os elementos básicos do sistema tiverem como ser repetidos para que possam ser memorizados. Por isso, quanto mais variados e numerosos sejam s itens de aplicação do sistema, melhor sera sua memorização. 5 Unidade É preciso que, na implantação, os elementos básicos projetados sejam aplicados seguindo as especificações do sistema – justamente para que o sistema como um todo seja estruturado na mente do usuário, através da repetição. Há casos em que o sistema se apóia na aplicação diferenciada de seus elementos básicos, ou mesmo num leque de variações expressivas destes elementos, previstas e normatizadas 7 8 Fácil identificação 9 É fundamental que o usuário final (público-alvo) possa identificar claramente os elementos básicos. ? necessário ter cuidado, durante a geração de soluções, para que os elementos tenham leitura — ou seja, que seus significados sejam compreensíveis pelo público almejado. 0 que esses elementos tecnicamente possam ser reproduzidos, reduzidos e tisfatori 10 É que esses elementos tecnicamente possam ser reproduzidos, reduzidos e ampliados satisfatoriamente, sem perder suas características que possibilitam a identificação e normatização. 11 Na maioria das vezes, a dificuldade de identificação decorre muito de mé aplicações do que propriamente pelo fato de os lementos básicos terem uma configuração difícil. 2 Por isso, é fundamental o controle da implantação do sistema, quando da produção e veiculação das aplicações. Viabilidade O sistema só se implanta totalmente se for viável — economicamente, operacionalmente e tecnicamente. por isso, é preciso que o levantamento de dados da situação de projeto indique quais as condições oferecidas para a implantação do sistema. (a condição econômica do cliente, sua estrutura operacional, sua capacidade de organização, as aplicações poss[veis e necessárias). 3 Flexibilidade 4 Um sistema de identidade visual deve prever sua correta aplicação em variadas condlçbes técnicas, de forma a assegurar uma implantação o mais uniforme possível de seu elementos. Assim, o sistema deve incluir: Variações adaptações do símbolo, do logotipo e da marca para monocrômica e para fundos claros e escuros ou com cor semelhante a algumas das cores utilizadas; Previsão de especificações de cor para suportes e técnicas diferenciadas; Variações pesos do alfabeto visual (negrito, itálico) previsão de aplicações com uso de movmento e som (versão audiovisual);

O contraditorio no estado democratico

0

Na história de nosso direito constitucional a adoção expressa da garantia do contraditório apresenta-se quase que como uma tradição. Este

Read More

Introdução a adm

0

Faculdade Estácio de Sá de Goiás. Goiânia, 30 de Abril de 2012. Acadêmicos: Myllena Haynna Lima Silva. Flávio Alves Vieira.

Read More