Identificando oportunidades

Categories: Trabalhos

0

1. Idéias x Oportunidades. A atividade empreendedora envolve identificar oportunidades dentro do sistema econômico. O empreendedor percebe o que cliente necessita e, em seguida, diferencia o produto ou serviço para ele. Uma idéia parada não vale nada, mas uma idéia em movimento sim, que cresce e contamina todos os que entram em contato com ela.

Uma idéia contagiante começa com um manifesto de idéia, um ensaio, lógico e poderoso, que reúne uma série de idéias existentes e as transformam em uma idéia nova e mais ampla, mais unificada e atra formato de um ensai uma canção, um pro O empreendedor pre ferta de novos prod PACE 1 org to next;Ege ifesto assume o ser uma Imagem, ciente e eficaz. mercado com a eendimento envolve as “atividades necessarias para criar ou continuar uma empresa onde os mercados ainda não estejam bem estabelecidos ou definidos claramente elou em que parte relevante da função de produção não está completamente conhecida ou estabelecida” 2.

Timing’ da Idéia – Slgniflca o momento em que a idéia foi gerada; – Aplicável principalmente em áreas de tecnologia; – Preocupação está no ciclo de vida dos produtos/serviços. Outro fator que deve ser considerado é o timing da idéia momento em que a idéia foi gerada). Principalmente em empresas de base tecnológica o timing é crucial, pois a tecnologia evolui muito rapidamente e, com isso, o ciclo de vida de produtos tecnológica é cada vez mais curto, exigindo ainda maior inovação e agilidade das empresas para se manterem competitivas no mercado.

Já nos mercados que evoluem em menor velocidade que os de alta tecnologia o que mais importa é o serviço prestado ao cliente. 3. O novo empreendedor A experiência como um ramo diferencial Procure criar negócios em áreas que você conhece em que já tem alguma experiência, já trabalhou, ou tem sócios que já rabalharam no ramo. Não arrisque tudo em negócios cuja dinâmica do mercado e forma operacional de tocar a empresa você desconhece, só porque simpatiza com o assunto, ou porque é uma área na qual você poderá ganhar muito dinheiro.

Lembre- se que em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro é conseqüência disto. O que deve ficar claro é que o empreendedor deve pensar muito bem em que vida quer levar, projetando mentalmente as dificuldades pelas quais passará e se está disposto a encarar o desafio. 4. Avaliando uma oportunidade Novas idéias só surgem quando a mente da pessoa está aberta ara que isso ocorra, ou seja, quando está preparada para experiências novas. Assim, qualquer fonte de informações pode ser um ponto de partida para novas idéias e identificação de oportunidades.

Informação é a base de novas idéias. Estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor. Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas e veículos diferentes. O difícil é selecionar a informação relevante, que realmente importa. As pes a dar mais importância realmente importa. As pessoas tendem a dar mais importância àquilo que mais gostam, excluindo ou não notando potenciais portunidades em seções de jornais que não lêem, programas de televisão que não assistem, sites de internet que não acessam. Isto é natural.

Mas o empreendedor curioso e criativo sempre está à procura de novas oportunidades e atento ao que ocorre ? sua volta. Apesar de existirem muitas fontes de informações, identificar uma nova oportunidade pode não ser fácil. No entanto, existem algumas dicas que auxiliam o empreendedor nesta tarefa. Uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias é o método de brainstorming (tempestade de idéias), que se baseia no fato de as pessoas erem estimuladas a gerar novas idéias quando estão em grupo, reunidas com outras pessoas. ara não se perder, o grupo define algumas regras básicas, mas sempre evitando inibir a criatividade dos demais. Ao final, muita coisa não é aproveitada, mas geralmente surgem novas formas de se produzir um produto, soluções mais simples para um determinado problema, concepções de novos produtos, etc. Existem outras forma e técnicas para gerar idéias, mas um requisito básico é que o empreendedor tenha sua mente estimulada e esteja preparado e “antenado” para o que ocorre no ambiente onde vive.

Exemplos são apresentados a seguir: Conversa com pessoas de todos os níveis sociais e idade, sobre os mais variados temas. Pesquisar novas patentes e licenciamento de produto, em áreas onde o empreendedor tem interesse de atuar com um novo negocio. Estar atento aos a PAGF3rl(Fq em áreas onde o empreendedor tem interesse de atuar com um novo negocio. Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferência da população, mudanças no estilo e padrão de vida das pessoas e hábitos dos jovens.

Visitar institutos de pesquisa, universidades, feiras de negócios, empresas, etc. Participar de conferencias e congressos da área, ir a reuniões e ventos de entidades de classe e associações. 5. Mercado Aos mercados de maior potencial e que possam trazer escalabilidade que é bom potencial de crescimento, são os mais atrativos para a criação de novos negócios, pois possibilitam o crescimento rápido na partipação do produto ou serviço e também de uma marca forte.

Os demais aspectos a serem considerados referem-se á concorrência, em mercados com o crescimento também esta buscando seu espaço, não havendo predominância de um ou outro concorrente, havendo oportunidade para empresas criativas e bem planejadas atingirem o sucesso rapidamente. Havendo possibilidade de etornos significativos sobre o que foi investido e a possibilidade clara de se atingir a liderança do mercado. Uma estrategia acertada pode colocar a empresa rapidamente á frente dos demais competidores, com seus produtos e serviços sendo preferidos pelos clientes.

Deve-se atentar ainda para a estrutura desse mercado, mais especificamente para as seguintes características: O numero de competidores. – O alcance (capilaridade) dos canais de distribuição desses mesmos competidores. Os tipos de produtos e serviços que se encontram no mercado. – O potencial de compradores (n – O potencial de compradores (número de clientes potencia quanto consome, com que periodicidade, onde costumam comprar, quando e como). – As políticas de preço dos concorrentes. . 1. Analise Econômica É importante que se faça uma criteriosa analise das reais possibilidades de retorno econômico do empreendimento, pois não adianta simplesmente ser lider de mercado se o retorno financeiro não compensar o esforço empreendido. Ás vezes é preferível ser segundo ou terceiro em outro mercado que lhe tr5aga mais compensação financeiro, que ser líder em um mercador com estrutura cara, alto custos de manutenção e pequenos lucros.

Deve ser analisado o lucro final do empreendimento. Muitos egócios são criados em mercado de alta competitividade e até proporcionar receitas consideraveis no final do mês, o que geralmente não significa altos lucros. Um caso clássico são os postos de combustíveis que já foram negócios multo lucrativos no passado, mas atualmente as margens são mínimas, a concorrência é muito forte e o gerenciamento eficaz desse tipo de empreendimento se faz cada vez mais necessário.

Uma alternativa que muitos proprietários de postos de combustíveis têm adotado para se diferenciar no mercado é complementar seus serviços com lojas de conveniência, que correspondem em muitos casos, a mais de 0% a 40% da receita total dos postos. Quando se fala em ponto de equilíbrio, fluxo de caixa positivo e prazo de retorno do investimento, para muitos pequenos empresários está se falando em conceitos muito complicados, mas n investimento, para muitos pequenos empresários está se falando em conceitos muito complicados, mas não deveria ser assim.

Esses conceitos são a base para a tomada de decisão quando se efetua uma analise de viabilldade de um empreendimento. O fluxo de caixa positivo só ocorrera quando a e, presa retornar o investimento inicial e estiver andando com as proprias pernas, u seja, quando a empresa puder evoluir sem a necessidade de reinvestimento externos maciços. A quantidade de investimento inicial pode determinar se o empreendedor tem condições de começar o negocio ou nao. A decisão de investir muito dinheiro em negocio que proporcionam pouco retorno e demoram alguns anos para recuperar o investimento inicial pode ser considerada uma decisão errada.

Em qualquer negócio,quando se usa a criatividade é posslVel obter um grande negocio,sempre com possibilidade de crescimento e retornos consideráveis. 6. Vantagens Competitivas As vantagens competitivas estão necessariamente ligadas a iferenclais que proporcionam um ganho para o consumidor. Isso pode ocorrer por meio de um custo menor de produção, de criatividade no processo de obtenção do produto, que ao final levam a um produto ou serviço de menor preço final. Neste caso o diferencial esta sendo o menor custo.

Existem algumas barreiras de entrada para os novos competidores, ate mesmo para os atuais, como por exemplo; uma regulamentação governamental, uma concessão, acordos com fornecedores e distribuidores, que deixam a empresa em sltuação cômoda perante a concorrência. 6. 1. Equipe Gerencial A equipe gerencial é a pri PAGFsrl(Fq situação cômoda perante a concorrência. A equipe gerencial é a principal característica que um capitalista analisa em um negócio que está sendo criado.

De nada adianta identificar uma oportunidade, criar um protótipo de um produto, o mercado ser espetacular e promissor, se ele e sua equipe não estiverem à altura do negócio que esta sendo criado. Outro fator que deve ser considerado é a formação da equipe. Se os membros da equipe tiverem formação eclética, multidisciplinar, será um grande diferencial, mas de nada adianta a equipe ter todas estas características se as pessoas estiverem o negócio apenas atrás das compensações financeiras, sem paixão e orgulho pelo que estão fazendo, ou seja, sem comprometimento. . 2. Critérios Pessoais Procure identificar-se com a idéia e a oportunidade de negócio. Faça a si mesmo todas as perguntas possíveis para ter certeza se esta no caminho certo, como por exemplo, as perguntas a seguir: 1 Está disposto a largar o emprego atual para encarar o desafio, mesmo sabendo que pode ficar anos sem receber uma remuneração compatível com a que recebia antes, os mesmos benefícios e regalias? 2Esta é a oportunidade da sua vida? 3Sua família te apóia nesta iniciativa?

Está disposto a se desfazer de bens pessoais para investir nesta idéia? Enfim, deve-se procurar evitar que o entusiasmo sobressaia em relação à análise crítica do negócio. 6. 3. Roteiro para análise de oportunidades 3 M’s como é considerad sico que serve para PAGFarlfq roteiro básico que serve para auxiliar o empreendedor a analisar o potencial da oportunidade. Os 3 M’s são definidos como “Demanda de Mercado”, “Tamanho e Estrutura de Mercado” e “Análise de Margem”. (DORNELAS, 2003).

Ao analisar 0 1a “M”; que é Demanda de Mercado, o empreendedor deve procurar responder algumas questões do tipo: 1 Qual é a audiência-alvo? QuaI a durabilidade do produto/serviço no mercado? (Ciclo de Vida) 3Como os clientes vêem o relacionamento com a minha empresa? (Valor agregado) 0 20 “M”, que é o Tamanho e Estrutura do Mercado, esta relacionado a outras questões criticas, listadas a seguir: 1 Existem barreiras proprietárias de entrada? Ou excessivos custos de saída? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Em que estágio do ciclo de vida esta o produto? 3Qual é o tamanho do mercado monetariamente e o potencial para se conseguir uma boa participação de mercado? E por fim o último “M”, que é Análise de Margem, que aplica-se as seguintes atividades: 1 Determine as forças do negócio; 21dentifique as possibilidades de lucros (exemplo a margem bruta maior do que 20% ou 40%); 3Mapeie a cadeia de valor do negócio; 4Procure saber como seu produto/serviço chega até o cliente final.

Isso ajudará a entender a sua cadeia de valor e a de seus competidores, lhe permiti cisões e implementar respondidas e bem entendidas, com toda certeza serão úteis na avaliação e na seleção das melhores oportunidades para serem desenvolvidas e captalizadas pelo empreendedor. 7. conclusao Os empreendedores devem ser extremamente observadores ao que ocorre ao seu redor. ? através da percepção que eles têm que decidir o rumo do negócio a ser elaborado.

No decorrer da pesquisa, vimos que os autores frisam a característica da percepção nos empreendedores, estar de olho nos acontecimentos que os circundam é fundamental no processo de elaboração de oportunidades. As características descritas para identificação de oportunidades demonstram como e ariscado e oneroso iniciar um empreendimento, porém o Brasil é um dos países que mais tem pessoas com o espírito empreendedor, falta para elas uma espécie de orientação, o SEBRAE e um caminho muito utilizado pelos futuros empreendedores.

Vimos que não é impossivel desenvolver criatividade para conseguir inovar nos mercados cada vez mais competitivos, a inovação é a chave dos novos empreendimentos de sucesso, não estamos apenas falando de inovação tecnológica, mas de todos os tipos de inovações como, por exemplo, inovar no atendimento, na decoração, nos serviços prestados. Esperamos ter atingido o objetivo central da pesquisa, tornando mais fácil a identificação das oportunidades. Não expomos aqui modelos ou padrões a serem seguidos como verdades únicas e sim explanamos aspectos que demonstram o como se podem identificar as oportunidades. PAGFgrl(Fq

Seguraça do trabalho

0

Apresentar o levanta alternativas viáveis q po PACE 1 ora financeiros. e) Osv ponto. f) Em aberto Critério de Avaliação

Read More

Departamento pessoal

0

ADMISSAO Após o candidato ter passado pela fase de seleção, responsabilidade esta do departamento de recrutamento e seleção ou eventualmente

Read More