Impactos no clima organizacional gerados por fusões e aquisições

Categories: Trabalhos

0

Clima organizacional é conceituado como uma ferramenta administrativa, que dentre outras, integra o Sistema de Qualidade, e que se utiliza para medir e até mesmo apurar o grau de satisfação e desempenho dos empregados de uma organização, considerando determinadas variáveis. Essas variaveis se tornam ainda mais pertinentes em empresas que adotaram o processo de fusão elou aquisição, e embora as relações humanas existam à algum tempo, lidar com “pessoas” ? algo complicado o que se agrava quando estas pessoas estão inseridas em organizações complexas e ambientes tensos.

Isto porque no começo as pessoas trabalhavam sozinhas ou em grupos tao reduzidos ser facilmente resolvi s, drasticamente. As fortes transforma mundial, influenciara ora to view nut*ge abalho poderiam modificou-se década, no cenário organizações, quer sejam públicas ou privadas, as quais, por estarem com sua sobreviv page sobrevivência efetivamente ameaçada pela falta de ompetitividade frente às outras empresas do mercado, e pelo uso de processos organizacionais obsoletos e inadequados, inlciam um processo de mudança capaz de impulsioná-las a reverter tal cenário.

A principal conseqüência está na reação à incerteza manifestada sob as diversas formas de resistência à mudança, tais como conflitos, crises organizacionais e até mesmo o insucesso de uma implantação de fusão elou aquisição. O tema escolhido para esta pesquisa aborda as reações em ma ambiente corporativo decorrentes do processo de fusão.

Trataremos especificamente a fusão entre Banco Real e Santander com o objetivo de relatar a atuação de colaboradores e gestores, bem como apresentar os principais impactos causados decorrentes de uma fusão. O tema selecionado tem como justificativa a preocupação em relação às problematicas que resultam do processo de fusão, frente à resistência, mudança, insegurança e ansiedade.

Direito

0

O PREGÃO COMO MODALIDADE DE LICITAÇÃO João Paulo Pinheiro Machadol RESUMO O presente artigo tem como objetivo tratar do tema

Read More

Resenha

0

O autor Alberto Oliva em O Primeiro Motor do Conhecimento, capítulo inicial do livro Filosofia da Ciência, explica o fator

Read More