Iniciação à pnl

Categories: Trabalhos

0

INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA INTRODUÇÃO O que é PNI- – Programação Neurolinguística? “Programação Neurolinguística” é uma expressão um tanto obscura que na verdade compreende três ideias simples. A parte “Neuro” da PNI_ reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfacto, paladar, tacto e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois agimos.

A Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas Swipe to page também as reacções eflectem os outros unidade inseparável, A parte “Linguística” para ordenar os noss comunicarmos com os outros. 1 or 94 contecmentos. Uns ente formam uma os a linguagem ortamentos e A “Programação” refere-se à maneira como organizamos as nossas ideias e acções a fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjectiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos.

Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agmas, intencionalmente ou não, para produzir resultados. Afinal, o que é PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA? Esta pergunta é simples e ao mesmo tempo complexa, pois cada um de nós pode ter uma ideia ou um conceito diferente e a maioria deles pode ser útil em algum contexto. Agora, ter uma noção clara, precisa e palpável serve para desmistifica desmistificar a PNL ao mesmo tempo que serve para eliminarmos resistências por parte de pessoas que têm preconceitos negativos sobre ela.

O ganho importante em saber o que é PNI_ é o seu própno aumento de entusiasmo e vontade de aprender algo que está bem definido na sua mente. Segundo Bandler PNI_ é: “0 ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO O QUE PODE SER FEITO COM ELA. Este conceito é baseado na pressuposição de que todo o comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Bem, esta definição, enquanto precisa e técnica, pode ser um pouco complexa para algumas pessoas, portanto eis outra mais simplificada: “PNL É O ESTUDO DE COMO REPRESENTAMOS A REALIDADE NAS NOSSAS MENTES E DE COMO PODEMOS PERCEBER, DESCOBRIR E ALTERAR ESTA REPRESENTAÇÃO PARA ATINGIRMOS RESULTADOS DESEJADOS. Assim gostaria de enfatizar que uma das consequências da própria definição é que “A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos às pessoas coisas sobre como os seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar. Richard Bandler. Finalmente o que espero e desejo aos praticantes de PNI_ é que eles, conhecendo a definição, cada vez mais saibam como o nosso sistema neurológico (NEURO) representa a realidade, como perceber e usar isso através da linguagem (LINGUÍSTICA) e da comunicação não verbal e como ajudar as pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (PROGRAMAÇÃO). Os pressupostos básicos da PNL O mapa não é o território. Os nossos mapas mentais do mundo não são PNL Os nossos mapas mentais do mundo não são o mundo.

Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir directamente ao mundo. Mapas mentais, especialmente sensações e interpretações, podem ser actualizados com mais facilidade do que se pode mudar o mundo. As experiências possuem uma estrutura. Nossos pensamentos e recordações possuem um padrão. Quando mudamos este padrão ou estrutura, a nossa experiência muda automaticamente. Podemos neutralizar lembranças desagradáveis e enriquecer outras que nos serão úteis. Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.

Podemos aprender como é o mapa mental de um grande ealizador e fazê-lo nosso. Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca ter se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se existir um limite fisico ou ambiental, o mundo da experiência vai mostrar-nos isso. Corpo e mente são partes do mesmo sistema. Os nossos pensamentos afectam instantaneamente a nossa tensão muscular, respiração e sensações. Estes, por sua vez, afectam os nossos pensamentos. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro. As pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam.

Imagens mentais, vozes interiores, sensações e sentimentos são s blocos básicos de construção de todos os nossos recursos mentais e físicos. Podemos usá-los para construir qualquer pensamento, sentimento ou habilidade que desejarmos, colocando-os depois nas nossas vidas onde quisermos ou mais precisarmos. É impossível NÃO se comunicar. Estamos sempre a comunicar, pelo menos de forma não PAGF3r)F4d mais precisarmos. É impossivel NÃO se comunicar. Estamos sempre a comunicar, pelo menos de forma não-verbal, e as palavras são quase sempre a parte menos importante. Um suspiro, sorriso ou olhar são formas de comunicação.

Até os nossos pensamentos são formas de nos comunicarmos connosco eles revelam-se aos outros pelos nossos olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais. O significado da nossa comunicação é a reacção que se obtém. Os outros recebem o que dizemos e fazemos através dos seus mapas mentais do mundo. Quando alguém ouve algo diferente do que tivemos a intenção de dizer, esta é a nossa oportunidade de observarmos que a comunicação é o que se recebe. Observar como a nossa comunicação é recebida permite-nos ajustá-la, para que da próxima vez ela possa ser mais clara e eficaz.

Todo o comportamento tem uma intenção positiva. Todos os comportamentos nocivos, prejudiciais ou mesmo mpensados tiveram um propósito positivo originalmente. Gritar para ser reconhecido. Agredir para se defender. Esconder- se para se sentir mais seguro. Em vez de tolerar ou condenar essas acções, podemos separá-las da intenção positiva daquela pessoa para que seja posslVel acrescentar novas opções mais actualizadas e positivas a fim de satisfazer a mesma intenção. As pessoas sempre fazem a melhor escolha disponivel para elas. Cada um de nós tem a sua própria e única história.

Através dela aprendemos o que querer e como querer, o que valorizar e como valorizar, o que aprender e como aprender. Esta é a nossa xperiência. A partir dela, devemos fazer todas as nossas opções, isto é, até que outras PAGFar)F4d nossa experiência. A partir dela, devemos fazer todas as nossas opções, isto é, até que outras novas e melhores sejam acrescentadas. Se o que está a fazer não está a funcionar, faça outra coisa. Faça qualquer coisa. Se sempre faz o que sempre fez, sempre conseguirá o que sempre conseguiu. Se você quer algo novo, faça algo novo, especialmente quando existem tantas alternativas.

A análise do sucesso na vida de algumas pessoas leva-nos a conclusões incríveis. Começa por encontrarmos, na sua grande aioria, pessoas que não tem formação académica, ou seja, uma quantidade esmagadora de pessoas que tem sucesso na vida e nem sequer frequentaram uma universidade. Este facto serve, tão somente, para que saibamos que o estudo e o sucesso nem sempre se encontram intrinsecamente ligados e que o facto de termos uma formação académica não é garantia a ninguém lograr êxito na caminhada da vida, mas com o estudo, adquirimos cultura.

Poderíamos gastar algumas páginas citando personalidades internacionais como Henry Ford, Thomas Edson e outros que jamais frequentaram um banco universitário, e possuíam apenas escolaridade básica e, mesmo assim, detiveram o poder e a fortuna durante suas existências exemplos fantásticos da perspicácia de pessoas simples e sem estudo, que escreveram a nossa história de forma brilhante e com certeza algum anónimo que talvez conheça e admire pela facilidade com que transforma em ouro, num toque de Midas, tudo aquilo em que põe as maos.

Analisando os factos expostos e não podendo contestá-los questionemo-nos para sobre alguns aspectos para os quais este curso procurou re PAGF5r)F4d podendo contestá-los questionemo-nos para sobre alguns aspectos para os quais este curso procurou respostas: O QUE ESSAS PESSOAS TÊM OU TIVERAM QUE EU NÃO TENHO? – O QUE EU DEVO FAZER PARA CONSEGUIR O MESMO RESULTADO DE SUCESSO DESSAS PESSOAS? – QUANTO TEMPO EU LEVARIA PARA CONSEGUIR RESULTADOS REAIS QUE MODIFICASSEM A MINHA VIDA?

As respostas a estas perguntas e muitas outras que surgirão, vai poder encontrar de forma simples nos capítulos a seguir. Faça deste momento o seu momento de mudança, pois a proposta deste curso não se baseia em técnicas de auto-ajuda teóricas e generalizadas muito comuns de se encontrar embora difíceis de se aplicar. Este curso é o resultado de mais de vinte anos de pesquisa a realidade no relacionamento humano, toda a teoria aqui ensinada, foi aplicada inúmeras vezes e a sua eficiência pode ser sentida logo nas primeiras sessóes.

TODA MUDANÇA. REQUER ATENÇAO, VONTADE E FE, POIS QUANDO VOCE DIZ “EU POSSO”: COMEÇOU A PODER! A vida do jovem casal, ainda no início da convivência matrimonial, parecia ir bem, não fosse pelo fato do marido ser viciado em comer ovo frito, arroz e feijão todo santo dia. A jovem esposa se esforçava e se esmerava na preparação do almoço, mas por mais que caprichasse sempre ouvia: Está bom, mas não é igual ao que a minha mãe faz!

Ela procurava novas receitas, conversava com as vizinhas mais experientes, trocava a marca do arroz e comprava vários tipos de óleo para fritar os ovos, tudo em vão, pois ouvia sempre a mesma ladainha: Ai que saudades da comida da minha mãe! Já desanimada e sem vislumbrar uma solução Já desanimada e sem vislumbrar uma solução para seus dotes culinários, resolveu ir até a casa da sogra, e pedir-lhe ajuda. A sogra morava longe, e não tinha telefone, mas a jovem disposta a não mais ouvir as lamentações do marido deixou um bilhete sobre o fogão e saiu em busca da solução para os seus problemas.

Parecia porém que aquele não era seu dia, a sogra não estava em casa e ela perdeu a viagem, bem como a hora de preparar o almoço; voltou, e às pressas nervosa e já chorando, começou a cozinhar: o arroz ficou uma “papa”, o feijão “duro” e o ovo “queimou” (tragédia total)! Trancou-se no quarto e não quis encarar o marido que entrara e já se servira, pois tinha pressa em voltar ao trabalho. Ele a chamou, mas ela com medo não respondeu, dando a impressão de que havia saído. Ele encontrou um bilhete dizendo: “Fui até a casa da sua mãe” O marido almoçou e se foi.

Ela envergonhada saiu do quarto, qual não foi a sua surpresa quando, ao chegar à cozinha, encontrou uma flor colhida às pressas do jardim da casa, e um bilhete do marido dizendo: “Obrigado amor! Agora sim está a cozinhar igualzinho à mlnha mãe. Amo-te! ” Veja como é difícil agradar alguém quando não percebemos o que esse alguém espera de nós. Por outro lado, às vezes é mais simples do que esperamos. Ser um vencedor do segundo milénio, significa muito mais do que prover de produtos e serviços um mercado competitivo. Significa, antes de tudo, entender sobre as pessoas! Descobrir exactamente o que as pessoas querem e dar-lhes mais do que elas esperam de nós. Não importa o (Descobrir exactamente o que as pessoas querem e dar-lhes mais do que elas esperam de nós. ) Não importa o produto ou serviço que você pretende vender, se você entender de gente e souber fazer isso com maestria, você não será um vendedor, mas sim um especialista, uma máquina de fazer sucesso! Os bons profissionais são poucos, são disputados a preço de ouro e para eles não existe o fantasma do desemprego ou das crises.

Eles entendem de gente e sabem como funciona a cabeça das pessoas e fundamentalmente sabem como conduzi-las a desejarem os seus produtos ou serviços mais do que os da concorrência. Estabelecem laços profundos de relacionamento que os transformam em profissionais requisitados e desejados por qualquer empresa. Vamos começar a abrir as cortinas deste palco maravilhoso que é o cérebro humano e já de pronto aprenderemos que a comunicação entre pessoas se dá através dos nossos sentidos: VISAO, AUDIÇAO, GUS AÇO, TATO E OLFATO.

Nada pode chegar ao nosso cérebro sem antes passar por um destes sentidos, chamaremos a gustação, tacto e olfacto de cinestésicos e veremos a seguir como funcionam. perceberemos que o processo tem inicio com um evento externo que nós experimentamos através de nossos sentidos ou canais ensoriais de entrada que são: • CANAL VISUAL: incluindo o que vemos, ou o modo como somos olhados. • CANAL CINESTÉSICO: ou sensaçoes externas, que incluem, toque, textura, temperatura, cheiro, sabor, etc. • CANAL AUDITIVO: inclui sons, palavras que ouvimos, tom e timbre dessas palavras. De acordo com a P. N. L. ada um de nós comunica através de um desses três ca PAGF8r)F4d palavras. desses três canais: ou somos mais visuais, ou mais auditivos ou mais cinestésicos. As nossas respostas para o mundo actuam por esse três canais. PROGRAMAÇÃO DE NEUROLINGUAGEM Se actuamos através do canal visual por exemplo, tudo que nos hama a atenção, que nos marca, é a cor, o modelo, a estrutura, a ordem, a limpeza, o brilho, etc. Enfim fazemos imagem de tudo o que nos é dito. Exemplo: ao recordarmos algo que nos aconteceu no passado, a imagem nos vem com todos os detalhes, uma palsagem por exemplo, ou uma roupa aparecenos na mente com toda a sua cor. ?? Se observarmos o sistema de comunicação que nós os humanos usamos então, se você estiver a vender um carro, e o seu cliente for mais visual, não adianta tentar convencê-lo que o carro é macio, ele vai se interessar pela cor, pelo modelo, os detalhes ue fazem o carro mais bonito e é lógico que imediatamente vai aparecer em sua mente a imagem dele, já dirigindo o carro. • Se actuamos através do canal auditivo o que nos chamará a atenção será uma música, uma palavra, um som, um barulho, etc.

Aqui a imagem ficará gravada em nosso subconsciente e nós nos lembraremos dela assim que o mesmo som for emitido. Por exemplo ao lembrarmos de uma festa, todas as imagens gravadas estarão ligadas a alguma música tocando no fundo. • Seguindo o mesmo exemplo da venda do automóvel, se neste caso o seu cliente for mais auditivo, assim que você lhe mostrar o arro, o que chamará sua atenção será o barulho que o carro faz, então de imediato ele precisará da chave para fazer o c PAGFgr)F4d o barulho que o carro faz, então de imediato ele precisará da chave para fazer o carro funcionar e ouvir o seu motor. ?? Se actuamos através do canal cinestésico o que nos chamará a atenção será um abraço, um toque, o sentimento. por exemplo, algo que ficou na nossa memória, nós nos recordaremos dando ênfase a todos os sentimentos bons ou ruins relacionados aquele facto. Se o seu cliente for mais cinestésico, ele nem notará muito beleza do carro que está a sua frente, mas passará a mão nos bancos, apertará o volante para sentir se é macio, sentar-se-á imediatamente para sentir se é confortável.

Depois de a informação ou evento externo serem captados pelos nossos canais sensoriais, fazemos uma “filtragem” ou “triagem” dessas informações antes de formarmos uma Representação Interna (R. 1. ). A RI. determina o nosso comportamento exterior ou resposta aos estímulos. SISTEMA DE FILTRAGEM Os nossos filtros internos de processamento, determinam como nós omitimos, distorcemos ou generalizamos as informações ecebidas de forma visual, auditiva ou cinestésica.

OMISSAO É quando selectivamente prestamos atenção a certos aspectos de nossas experiências e omitimos outros, ou simplesmente os anulamos, pois não poderíamos tratar de forma consciente um excesso de informações. DISTORÇÃO É quando fazemos mudanças nos dados recebidos pelos nossos sentidos, através de uma representação distorcida da realidade e aceite como verdadeira pelo nosso consciente. É também um filtro usado no processo de auto motivação. GENERALIZAÇÃO É o processo de globalizarmos as conclusões baseadas em uma, duas ou mais e PAGF ge

Aula-tema 2: teoria geral do estado

0

niciado emquarta, 21 marзo 2012, 16:47 Completado em quarta, 21 marзo 2012, 16:48 Tempo empregado 1 minuto 27 segundos Notas

Read More

Glandulas hipofeses

0

2. o que sao glandulas hipofeses A hipófise, também chamada de glândula “mestra” do organismo, é um órgao pequeno, tendo

Read More