Instrumentos para topografia

Categories: Trabalhos

0

utilizado o termo geodésia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção. É também muitas vezes utilizado como ciência necessária ? caracterização da intensidade sismica num dado local, visto que só em locais onde a topografia é conhecida, é que são possíveis identificações de intensidade.

Campo de atuaçaoA topografia atua em áreas relativamente pequenas da superfície da Terra, de modo que sejam epresentadas particularidades da área, como construções, rios, vegetação, rodovias e ferrovias, relevos, limites entre terrenos e propriedades e outros detalhes de interesse em duas dimensóes sobre os eixos Norte -lal Studia Instrumentos para topografia Premium By cristinas MapTa 18, 2011 14 pages TOPOGRAFIA Mapa topográfica de Mauna Kea, Havaí.

Topografia (do idioma grego topos, lugar, região, e graphein, descrever: “descrição de um lugar”) é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização eles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.

S vien A topografia é també implantação (chamad como: projeto viário, movimento de terra ( O termo só se aplica OF4 Swip view nent page ntal para a hamentos de obras s (loteamentos), quenas, sendo Norte (Y) Este (X), e representado por meio de cotas a altimetria As escalas de redução e detalhamento normalmente usadas na onfecção de plantas topográficas variam de acordo com o fim a que se destina o referido trabalho: desde 1:50 ( lê-se um para cinquenta ) e 00 em representações de lotes urbanos até cerca de 1:5000 para representações de propriedades rurais.

Topografia sendo realizada em uma construção. Um dos grandes desafios da cartografia é representar a Terra, que tem superf[cie curva (ela é um geóide), num plano. Isso é impossível de se fazer sem que ocorram deformações. E quanto maior a área representada, mais significativas são essas deformações. Como a topografia trata de áreas pequenas, o limite de actuação dela, o campo topográfico, é aquele em que seja possível desprezar o erro causado pela curvatura da Terra sem que haja prejuízo de precisão do levantamento topográfico.

Esse campo depende da escala do trabalho, pois o erro de medida é limitado ao erro de reprodução e de acuidade visual (ou seja, o erro deve ser tão pequeno que se fosse considerado seria menor que o erro de produção ou reprodução da planta ou ainda menor que o limite visual do olho humano), e para um limite fixo e erro e escalas diferentes, o alcance da área a ser levantada varia. Para uma precisão de 1:200000, o campo topográfico é uma area com um raio de 23 o que corresponde a mais de 1600 krn2.

DivisóesA topografia divide-se, basicamente, nas seguintes partes: Topometria, que trata da medição de distâncias e ângulos de modo que permita rep Topometria, que trata da medição de distâncias e ângulos de modo que permita reproduzir as feições do terreno o mais fielmente possível, dentro das exigências da função a que se destina o levantamento topográfico produzido com ssas informações. Ela subdivide-se, ainda, em planimetria e altimetria.

Na primeira, são medidos os ângulos e distâncias no plano horizontal, como se a área estudada fosse vista do alto. Na segunda, são medidos os ângulos e distâncias verticais, ou seja, as diferenças de nível e os ângulos zenitais. Nesse caso, os levantamentos elaborados são representados sobre um plano vertical, como um corte do terreno; opologia, como subdivisão da topografia, é a parte que trata da interpretação dos dados colhidos através da topometria.

Essa interpretação visa facilitar a execução do levantamento e do desenho topográfico, através de leis naturais do relevo terrestre que, quando conhecidas, permitem um certo controle sobre possíveis erros, além de um número menor de pontos de apoio sobre o terreno; aqueometria, a divisão que trata do levantamento de pontos de um terreno, in loco, de forma a se obter rapidamente plantas com curvas de nlVel, que permitem representar no plano horizontal as diferenças de níveis. Essas plantas são conhecidas como plani-altimétricas;

Fotogrametria é a ciência que permite conhecer o relevo de uma região através de fotografias. Inicialmente as imagens eram tomadas do solo, mas, atualmente elas são produzidas principalmente a partir de aviões e satélites. Nesses casos de sensoriamento remoto, são usa 3 principalmente a partir de aviões e satélites. Nesses casos de sensoriamento remoto, são usados os conhecimentos da estereoscopia, de modo que seja possível perceber o relevo da região fotografada ou imageada e medir as diferenças de nível, para se produzir as plantas e cartas;e tambem é muito comum m locaçao de adutora.

Instrumentos utilizados Fio de prumo eodolito – Equipamento onde se faz leituras angulares verticais e horizontais com precisão Nível – Equipamento utilizado para a leitura do nivel de uma superficie. Nível Topográfico – Equipamento instalado entre pontos a nivelar. Usado para a leitura de alturas sobre uma mira posicionada verticalmente sobre os pontos. Mira – Régua graduada de 0 a 4 m. Deve ser posicionada verticalmente sobre o ponto visado para leitura da altura entre o chão e o plano horizontal formado pela visada de niVel.

Estação Total – Teodolito que faz leituras angulares digitais, distancias e armazena internamente GPS – Receptor de sinais de satelites de uma ou dupla frequencia das orbitas GPS, Glonass ou Galileu Estádia – Equipamento para medir a distancia entre dois pontos em Taqueometria Baliza topográfica – Bastão utilizado juntamente como uma bolha de nivelamento para a verticalização da mesma. Usada para alinhamentos. Estaca – Vertice materializado em campo para futuras identificaçóes elou identificação de um eixo de um projeto, com distancias equidistantes normalmente de 20 em 20 metros 4DF4

Tecido epitelial de revestimento

0

EXERCÍCIOS DE HISTOLOGIA – TECIDOS BÁSICOS ‘-TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO 1 -Cite a origem embriológica do tecido epitelial com exemplos

Read More

Potugues

0

2 – O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE O conhecimento que apreende

Read More