Intermodalidade logística

Categories: Trabalhos

0

1. INTRODUÇÃO Sabendo-se que o objetivo de qualquer organização empresarial é o lucro, diminuir os custos deve ser a meta a ser perseguida, resultando disso a maximização dos seus ativos, sempre tendo como foco o cliente e a satisfação deste, assim como a elevação do nível de serviço praticado. Neste contexto, analisar e escolher entre os diferentes modais de transporte, conciliar cada um deles com a realidade organizacional é de suma importância para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.

Em assim sendo, nasce, para algumas empresas, a necessidade da intermodalidade no ransporte das suas Esse trabalho visa e are ora intermodalidade nas quu:. dessa opção e o que optarem pela interm 2. CONCEITO DE INTERMODALIDADE ssidade da , quais as vantagens lisar quando das suas cargas. Segundo RUI RODRIGUES (2004) “O transporte intermodal representa o movimento de mercadorias que utiliza dois ou mais modos de transporte, sem manipular a mercadoria nos intercâmbios de modo.

O termo intermodalidade corresponde a um sistema em que dois ou mais modos de transporte intervêm no movimento de mercadorias de uma forma integrada. ” Em todos os conceitos estudados, existe a unanimidade em econhecer que a intermodalidade se caracteriza quando um determinado modal complementa a operação do outro, tendo como objetivo movimentar as mercadorias da origem até o destino final, em determinado tempo, ao menor custo possív possível. Ou seja, oferecer serviço integrado ao menor custo total.

Dessa forma, intermodalidade é vista no sentido de complementaridade, aonde são utillzados os melhores atributos/ benefícios de cada espécie modal. 3. QUANDO OPTAR PELA INTERMODALIDADE A empresa deve optar pela intermodalidade sempre que necessitar complementar o trajeto das suas cargas, seja por uestões de infraestrutura ou custos, propiciando a elevação ou manutenção do seu nível de serviço. Dessa forma, a intermodalidade é uma saida estratégica, a fim de burlar os obstáculos para que a carga chegue sempre em ótimas condições, no tempo previsto e no menor custo posslVel.

Esses obstáculos podem ser operacionais ou econômicos. 4. VANTAGENS DA INTERMODALIDADE As vantagens mais significativas da intermodalidade nos transportes dizem respeito à redução de custos, de tempo, o fornecimento de serviço integrado e o aumento da competitividade no mercado. A intermodalidade nos transportes possibilita a funcionalidade organizacional, trazendo consigo alternativas personalizadas na distribuição dos produtos.

A escolha da intermodalidade, para algumas empresas, é ferramenta de competitividade, principalmente em se tratando de empresas que desejem atuar em mercados globalizados, aonde a exigência/competitividade se torna cada vez malar. 5. O QUE ANALISAR QUANDO DA OPÇÃO PELA INTERMODALIDADE Partindo do princípio de que no fluxo de materiais, os objetivos globais da empresa devem ser considerados, a organização necessita analisar a infraestrutura, a disponibilidade, a frequência os meios de transporte, bem como o tempo gasto com a troca de modais de transporte, assim como o custo de cada um deles.

Combinar a análise de preço/custo e o desempenho operacional nos itens velocidade, consistência, capacitação, disponibilidade e frequência fará com que a organização opte pela intermodalidade correta para uma determinada origem-destino e tipo de produto. As empresas devem sempre analisar o tipo de mercadoria a ser transportada, a eficiência e a confiabilidade do tipo de modal, bem como os custos operacionais, já que os custos de transportes são responsáveis por cerca de dos custos ogísticos totais de uma organização.

Dessa forma, alguns itens necessitam ser considerados, tais como: • Tecnologia, • Infra-estruturas, • Posição estratégica e condições naturais • Qualidade do serviço • Sistemas e operação logística • Rede e cadeia de transportes • Tipo de operador • Agentes intermediários • Sistemas de comunicação e informação • Legislação e regulamentação • Custo da carga • Tempo de operação e fiabilidade • Risco para a carga 6.

EXEMPLO DE TRANSPORTE INTERMODAL PAGF3ÜFd Aires Rodoviário Pântano Grande, Rosário o Sul, Uruguaiana Aéreo porto Alegre, Buenos Ares Rodomar(timo Pelotas, Rio Grande Fonte: Universidade de Passo Fundo 7. CONCLUSAO A eficiência logistica deve sempre estar acompanhada da criatividade do gestor, uma vez que obstáculos podem surgir em um determinado modal/trajeto necessitando resposta rápida ? solução do problema.

Dessa forma, os gestores empresariais devem sempre analisar de uma forma global, qual o nível de serviço que esperam proporcionar e qual o seu custo. Cada organização tem a sua particularidade, seu público específico, seu produto. Desse modo, a opção pela ntermodalidade deve trazer consigo uma visão estratégica organlzacional, garantindo o nível de serviço desempenhado, uma vez que o foco de toda organização é a satisfação das necessidades dos seus clientes.

Planejar estrategicamente a intermodalidade de transportes, fazer escolhas otimizando os recursos escolhidos, driblando as limitações e aproveitando as oportunidades auxiliará no alcance dos objetivos organizacionais. 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGÁACAS DIAS, Marco Aurélio Pereira. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 4ed. São Paulo. Atlas, 1997. BAILOU, Ronald H. Logísti l: transportes,

Gestalt

0

A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia Iniciada no final do

Read More

A terapia sistêmica e a clínica da família

0

UNIVERSIDADE IGUAÇU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TERAPIA FAMILIAR JORGE ALVES DE ABREU Swipe to page A TERAPIA SISTÊMICA

Read More