Irrigação no brasil
DESENVOLVIMENTO COM A AGRICULTURA IRRIGADA: BRASIL INTRODUÇÃO Uma superfície territorial de 851 milhões de hectares, o país utiliza com agricultura, segundo o IBGE (1995), cerca de 220 milhões de hectares, dos quais 42 milhões com lavouras e 178 milhões com pecuária. A irrigação apresenta-se como tema estratégico para o desenvolvimento nacional O Brasil ocupa a 160 posição mundial, sendo responsável por pouco mais de 1% da área total irrigada no mundo que é de 277 milhões de hectares.
IMPORTÂNCIA DO S Cl No Brasil, os solos 30 milhões de hectar diretos e 3,2 milhões ?rea plantada do Brasil ora Sv. içx to view irrigada em torno de lhão de empregos Cerca de 6% da Produção acima de 16% do volume de alimentos Brasil: 3,2 milhões de ha irrigados 41 % MODELOS DE IRRIGAÇAO C] Irrigação privada – desenvolvida em propriedades particulares Apodi Pólo integrado de Açú-Mossoró São mais de 12 cidades Com destaque para Limoeiro do Norte Jaguaríbe-Apodi Cerca de 3000 ha ir igados 87,04% da área por pivô central 6,48 % da área por gotejamento 6,48 % da área por micro- aspersao.
Araguari- MG Lavouras de café (75%) Perímetro irrigado de Gorutuba Janaúba-MG Nova Porteirinha-MG Guarra -sp De 70 a 80 – liderança em soja Produção de inverno, plantação de tomate e feijão Vale do paraba -SP Levantamento Capacidade 30000 ha Instalados 14000 ha Estado de Goiás “Berço das águas” Concentra três das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil Condições excepcionais quanto à quantidade e qualidade de água para Irrigação C Agricultura irrigada está em pleno desenvolvimento em Goiás. C Área total irrigada: 198 mil hectares 145. 00 hectares sob pivôs (2000 pivôs) As principais culturas irri ás são: feijão, trigo, café, hidrológico da sub-bacia do Pamplona Sob orientação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) O projeto previu a construção de barragens para acumular grande volume de água Hoje: Volta da fartura de água e de produtos agropecuários C] Nos últimos dez anos a produção total do Vale mais que dobrou Vale do Rio Pamplona Localização: Cl 120 km de Unar – MG; 85 km de Brasília; 34 km de Luziânia e a 50 km de Cristalina – GO C] Com 4. 00 ha irrigados ao longo de 10 Km C] Seis propriedades que geram 2,5 mil empregos iretos e o dobro de postos de trabalho indireto. C] Destaque: Cooperativa Agrícola Centro-Oeste (Coopercentro) D sementes, feijão, adubo, soja e milho 80 produtores em de 12. 00 ha cristalina- GO CIDécada de 1970 – Novos “bandeirantes” DTecnologia, progresso e divisas acristalina tornou-se Capital Nacional da Semente de Soja DSegundo maior produtor de soja do estado de Goiás OMaior área irrigada da América latina em pivôs centrais + de 200 mil hectares de produção em sequeiro + de 40 mil hectares irrigados com pivôs centrais Mais de duzentos mil hectares virgens + de quarenta mil ha ?timos para irrigação DMIcro-região “Entorno de Brasilia” 019 cidades adjacentes CIMédia de chuvas: 1. 00 milímetros CII . 250 metros acima do nível do mar Maior produtora de alho PAGF’3tFd prega por safra: A produção é diversificada: algodão em caroço, feijão, batata, cebola, alho, tomate, milho, trigo, cevada, abóbora, ervilha e carne.
C] bovinocultura de corte (resíduos industriais) C] Esterco (adubo para a agricultura irrigada) Luziânia – GO Juntamente com a vizinha Cristalina, Luziânia possui a maior área irrigada do Brasil C] Segundo produtor de feijão e de batata nglesa de Goiás, perdendo apenas para Cristalina, além de ser o terceiro produtor de algodão, milho e feijão irrigados C] Na fruticultura, destaca-se como primeiro produtor de goiaba e quarto produtor de tomate e maracujá C] Seu potencial é rico também para a produção de tangerina, acerola, laranja, abacaxi, limão, sorgo, trigo irrigado, cevada, arroz, tomate industrial, cana- de-açúcar e mandioca Grandes indústrias Considerações finais “Agricultura é a arte de colher o sol e a água, ao utilizá-la com sabedoria estamos contribuindo para a transformação da região m referencia nacional. para tanto, adicionamos os ingredientes que temos em abundancia, ou seja, trabalho, tecnologia e dedicação de todos os envolvidos na atividade agrícola, em prol de um município justo e prospero” Jelson Bedin Engenheiro Agrônomo em Cristalina A irrigação possibilita aumento significativo da produtividade, reduz os riscos de perdas de produção e, em condições normais, viabiliza o retorno financeiro do investimento É indispensável a importância que a técnica de irrigação possui no cenário socioeconômico brasileiro e no agronegócio Obrigado!!