Itapetinga

Categories: Trabalhos

0

Serviços básicos de Itapetinga ficaram defasados pela Industrialização. O rápido crescimento de Itapetinga com a industrialização não foi acompanhado de uma melhoria na estrutura do território. O desempenho de atividades essenciais, como o abastecimento de água, a saúde e a segurança, não se desenvolveram junto com a economia e constituem um dos entraves para que a região se desenvolva. Um dos constrangimentos é a inexistência de um Instituto Médico-Legal (IML) na região, o que obriga as prefeituras a levarem os falecidos para Vitória da Conquista, a 95 km de Itapetinga. Quando retornam, o egradação que os enterrados.

Também or13 to view m estado de ndo que ser logo preclsam ser levados para Conquista, ja que o hospital municipal não dá conta desses atendimentos. “Vamos lutar por um hospital regional”, diz o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT). Falta água – O abastecimento de água, projetado há décadas, também já começa a se tornar deficitário, afetando atividades industriais (empresas preclsam furar poços artesianos para suprir suas demandas) e também o dia-a-dia da população. No bairro de Vila Aurora, a aposentada Maria Alves Lima, 68 anos, acorda meia- oite todos os dias para encher os baldes de casa com água.

Esse é o único horário que o líquido chega aos moradores do local, uma das zonas de baixa renda dentro da cidade. “De manhã a água já fica fraquinha, não dá pra nada”, conta ela, que mora com um filho já adulto e sofrecom problemas de pressão. Aurora e bairros vizinhos ainda têm ruas sem asfalto e cheias de mato. Casas pequenas e sem acabamento compõem uma paisagem de pobreza. Na rua onde mora dona Maria, a grande queixa é em relação a um esgoto a céu aberto, do qual se exala um fortemaucheiro. “Vai azer 11 anos que moro aqui, mudam os políticos, eles dizem que vão resolver,masfica tudona mesma”, diz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS • Itapetinga luta para diversificar economia. Itapetinga luta para diversificar economia O desenvolvimento industrial da região de Itapetinga, apesar de ter trazido mais de 15 mil empregos e se tornado a principal atividade econômica local, já aponta para a necessidade de diversificação. A maior parte do complexo industrial, composto por mais de 20 empresas, está ligada à indústria de calçados da Azaleia, que sozinha emprega diretamente 12 mil profissionais e movimenta oda a economia local.

Devido à imensidão do empreendimento, lideranças políticas e empresariais defendem o incentivo governamental à instalação de industrias de outros ramos, para que a economia do território não dependa exclusivamente de uma única empresa. A indústria calçadista chegou a tapetinga durante o governo Paulo Souto (2003-2006), movida por incentivos fiscais. A cidade, conhecida pela pecuána, mudou então o foco de sua renda. “O fato positivo da instalação da Azaleia aqui foi justamente a diversificação da economia, porque antes Itapetinga só vivia da pecuária.

Só que, pela falta de novos investimentos, a cidade tornou-se novamente dep a de somente uma 13 da Associação Industrial de Itapetinga. NOTICIAS RELACIONADAS • pecuária de Itapetinga solicita maior suporte técnico do governo em 11/08/2010 às 14:29 • Serviços básicos de Itapetinga ficaram defasados após industrializaçao em 11/08/2010 às 13:50 Pecuária de Itapetinga solicita maior suporte técnico do Governo Com cerca de 900 mil cabeças de gado, o rebanho da região de Itapetinga é o maior da Bahia e dá fôlego a uma pecuária que necessita de desenvolvimento técnico.

A escassez das chuvas no território piorou a qualidade do asta nos últimos anos e tem exigido dos criadores um itamento dos recursos PAGF 13 um acompanhamento que ajude os produtores a aplicar de forma correta a vacina”, explica Alcântara. As grandes extensões territonais das fazendas, necessárias para que os animais se fortaleçam e ganhem maior valor econômico, marcam fortemente a paisagem da região. Para qualquer lado que se olhe, pastos imensos são ocupados por bois que posteriormente se transformarão em carne para abastecer todaagahia.

Umexemplosão os dois mil hectares da Fazenda Bela Vista, uma das mais antigas de tapetinga, que também já sente as dificuldadesdafaltadeágua. ” O pasto seca e o gado não engorda, também não se reproduz”, expllca Carlito de Jesus, responsável pelo manejo dos animais na fazenda. Propostas dos candidatos para a região de Itapetinga Geddel Vieira Lima (PMDB): A pecuária é a principal fonte de renda dos municípios da região, como Maiquinique e Potiraguá. Macarani possui uma pujante bacia leiteira e já chegou a produzir mais de 16 mil litros de leite/ dia.

Devido a isso, o município sem re se destacou como grande fornecedor de matéria-pri tantes indústrias de e criação e produção de protótipos, contribuindo para fixar o polo na região, para isso será melhorada também a infraestrutura do distrito industrial de Itapetinga, ampliando a oferta de lotes e a instalação de fábricas de componentes em outros municípios. Pretende-se ainda dinamizar a pecuária de corte e leiteira; investir em pesquisa com a reabilitação, em Itambé, do Centro de Pesquisa Agropecuária e da propriedade rural modelo (e instalação de outras, através de parcerias público-privadas – PPP).

Implantação de projetos de melhoria de suplementação alimentar nimal (produção de ração). Em relação à palma, o programa de governo de Geddel vai intensificar a pesquisa para nutrição animal, difundir seu plantio como reserva estratégica, criar unidade de propagação de uma vanedade sem espinho e com alta produtividade. Em relação à infraestrutura está prevista a restauração dos trechos Macarani-ltapetinga da BA-130 e Vitória da Conquista- Itambé da BA-263.

Os órgãos responsáveis pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário terão que melhorar seus serviços. O Programa de Apoio aos Municípios vai recuperar regularizar todos os aterros sanitários, implantar novos e implementar um programa de reciclagem. A rede universitária será reestruturada, com mais vagas, sobretudo nos cursos noturnos e nos municípios-sedes microrregionais. As universidades estaduais serão utilizadas na qualificação e requalificação dos professores da rede pública.

Na segurança, a criação de unidades capacitadas e outras ações poderão resolver casos como o de Itororó, onde o número de homicídios por 100 mil habitantes é proporcionalmente cinco vezes maior que o de São Paulo e quase o dobro do Rio de Janeiro. abitantes é proporcionalmente cinco vezes maior que o de São Paulo e quase o dobro do Rio de Janeiro. Jaques Wagner (PT): Construir Pronto Socorro e laboratório no território. Recuperar acessos municipais e estradas vicinais. Ampliar as vagas em formação profissional. Mais Água para Todos. Apoio às cooperativas de agricultores.

Apoio à organização de Arranjos Produtivos Locais. Incentivar a produção leiteira e implantar tanques de expansão para refrigeração. Programa Industrial, com adensamentos das cadeias produtivas, e integração das pequenas e médias empresas. Luiz Bassuma (PV): Itapetinga era chamada de Capital da Pecuária, devido ao grande número de criadores rurais. Atualmente a cidade é movimentada por algumas indústrias na sua periferia, como a Azaléia, o Frigorífico do Grupo Bertin, entre outras indústrias de menor porte, que fomentam o comércio.

Vamos apoiar o aumento do efetivo policial e a melhoria na qualidade da formação, além de realizar junto à comunidade, projetos de inclusão social, palestras sobre os prejuízos do uso de drogas e incentivar a instalação de uma pol[cia comunitária. Na área de saúde, vamos modernizar e ampliar o Hospital Cristo Redentor, para que a população da cidade e região passe a ter um atendimento de melhor qualidade, além de Investir em prevenção e aumento do número de médicos nos postos de saúde.

Para as questões ambientais vamos incentivar a despoluição do rio Catolé, implementar u esgotamento sanitário, como o RECICLA, no intuito de gerar emprego e renda, e a melhoria do atendimento ao turista nos eventos juninos. Na educação, vamos incentivar a participação dos pais e mestres, visando o comprometimento das famílias em relação à melhoria na qualidade do ensino. Vamos procurar desenvolver parcerias om as escolas públicas, para promover ou implantar no currículo escolar, disciplinas voltadas para a educação ambiental no município.

Sabemos que o município é um centro econômico e social do sudoeste baiano que além da atividade pecuária, também conta com um razoável parque industrial. Apoiaremos projetos de sustentabilidade para estes setores, visando aumento da produção e outros meios de manter o homem no campo. Vamos viabilizar parcerias com os órgãos estaduais e federais para implantar escolas técnicas e desenvolver a região sem degradação ambiental e diminuir o emprego rural, inviabilizando êxodo rural.

Marcos Mendes (PSOL): Reforma agrária para o povo do campo com insumos, apoio técnico e acompanhamento para o cultivo orgânico, baseado na policultura, na agro-floresta, permacultura, e de biocombustíveis na agricultura familiar, apoiando a fruticultura, piscicultura, apicultura, horticultura, bem como a criação de bovinos, caprinos, suínos e ovino; efetivar as ações de sustentabilidade da agricultura familiar com boa assistência técnica, com mais agregação de valor aos produtos e sua comercialização para promover a sustentabilidade dos agricultores, objetivando a usca de novos mercados, fazendo uso racional do crédito rural; incentivar a organização e fortalecimento em associações dos quilombolas, comunidades tradicionais e agricultores familiares; criar alternativas d associações dos quilombolas, comunidades tradicionais e agricultores familiares; criar alternativas de subsistência para os extrativistas; fortalecer a economia solidária junto à agricultura famlliar; fortalecimento das feiras e renegociação das dívidas dos agricultores familiares; recuperação das estradas estaduais e vicinais para o escoamento; criação de Centros de Abastecimento oltados para a agricultura familiar; regularização fundiária das terras de posseiros e pequenos agricultores; implantação e estruturação de viveiros para a produção de mudas de essências florestais e frutíferas; fomentar e apoiar a criação de ações de sustentabilidade das cooperativas e associações familiares; criação de um programa estadual de irrigação inteligente e consciente (gotejamento) voltado para a agricultura familiar; construção de unidades de beneficiamento para agregação de valor e para que os produtos sejam absoNidos pelo governo ara comercialização na Cesta Povo, Conab, Merenda Escolar e Hospitais; promover o zoneamento agrícola em todos os municípios do Território de Identidade, a fim de planejar e facilitar o plantio; promover o beneficiamento para o aproveitamento de frutas como manga, jaca, cajá, goiaba, jenipapo, etc. , na fabricação de polpas nos municípios do território.

Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação com desvinculação de indicação pelas prefeituras e com independência e autonomia para fiscalização do dinheiro público destinada à educação; fiscalização e auditoria da educação, nos ?ltimos oito anos, para apuração de responsabilidade e devolução das verbas aos cofres públicos; pagamento da IJRV; Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira para os profissionais públicos; pagamento da URV; Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira para os profissionais de educação; concurso público para substituição de REDA ‘ s; seleção para contratação temporária de professores, com salános equiparados, para substituição de férias, licenças prêmios, licenças médicas, licença maternidade e aposentadorias; férias para professoras(es) de 15 ias entre junho e julho e de 30 dias entre janeiro e fevereiro; redução da carga horária em sala de aula: professores 20 horas teriam 10 horas na sala de aula e 10 horas para elaboração e pensar educação; redução da relação aluno/sala de aula: infantil, 20 alunos/sala, fundamental 1, 25 alunos/sala, fundamental 2 e ensino médio, 30 alunos/sala; seis meses de licença maternidade para as mulheres da educação; garantia do direito de tirar licença prêmio e de se aposentar; aumento salarial baseado na inflação mais Índice de aumento do PIB do ano anterior; eleições diretas ara escolha de diretor, com paridade entre professores, alunos e servidores; expansão do ensino médio para os municípios e distritos que possuem demanda reprimida; alfabetização de jovens e adultos, com ou sem necessidades especiais, através de turmas regulares, presenciais, na proporção de um facilitador para cada 20 alunos; criação de creches e escolas de tempo integral para fortalecimento do aprendizado, contato com o esporte cultura, lazer, meio ambiente integrado e assistência médica, odontológica, psicológica e fonoaudióloga para os alunos mais carentes; Inclusão digital para as(os) professoras(es) e para s(os) alunas(os) nas escolas; promover programa de formação continuada das(os) Professoras(es) com ênfase na educação ambiental e na aplicação d ambiental e na aplicação da Lei 1 1. 645/08, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; incentivo ao esporte nos ensinos, infantil, fundamental 1 e 2 e médio, com ênfase na formação de atletas amadores; fortalecimento das escolas família agrícola, além de revitalização e adequação das escolas agrícolas existentes; fortalecimento da Universidade

Estadual do sudoeste baiano em Itapetinga e nos municípios do território de identidade, com autonomia e investimento em ensino, pesquisa e extensão; investimento na área de assistência estudantil e residência universitária, para que os estudantes passem a reallzar pesquisas imbuídos de espírito questionador e investigador e não como a forma de prover suas necessidades mais elementares e instintivas; Fortalecimento da politicas de ações afirmativas; criação da meia passagem intermunicipal para estudantes carentes; criação de um programa de incentivo à aplicação ou utilização do conhecimento produzido nas niversidades para beneficio da população; módulos específicos, transporte e adequação de estruturas fisicas para os portadores de necessidades especiais; incentivar, de forma transversal, o associatlvismo e cooperativismo na cultura educacional proporcionando a inserção dos jovens na sociedade civil. Desprivatizaçao do sistema de saúde; fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saude com desvinculação de indicação pelas prefeituras e com independência e autonomia para fiscalização do dinheiro público destinado à saúde; priorizar a saúde preventiva, a exemplo do saneamento ambiental, enquanto política púb

Fundamentos, política e legislação do ead

0

4. JUSTIFICATIVAS LEGAIS 5. CONCLUSÃO 1 -INTRODUÇÃO Educação é a promo dimensões da nature Fundamentos, política e legislação do ead

Read More

Eclusa

0

1 – Introdução O presente Trabalho de por objetivo apresentar e analisar as eclusas, sua importância, e como funciona. Será

Read More