Jogos de empresas

Categories: Trabalhos

0

Aplicação de jogos de empresas Introducao Os jogos de empresas têm sido um importante instrumento no ensino de Política dos Negócios, nos cursos de Administração de Empresas e outros cursos afins. Além disso, eles têm desempenhado um importante papel no treinamento de estudantes e executivos de empresas, apresentando uma grande contribuição ao exercício da tomada de decisões e ao desenvolvimento de habilidades fundamentais à atividade eficaz de um executivo (Martinelli, 1987).

A teoria dos jogos tornou-se um ramo proeminente da matematica nos anos 30 do século XX, especialmente depois a publicação em 19 Behavior de John von eu orfi dos jogos distingue-s a encontrar estratégias depende não só da e es and Economic enstern. A teoria ‘m da em que procura em que o resultado agente e das condições de mercado, mas tambem das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objectivos comuns.

Definicao – JOGOS DE EMPRESAS, JOGOS DE NEGÓCIOS – BUSINESS GAME Teona dos jogos é um ramo da matematica aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Devido a interesse em ogos como o dilema do prisioneiro, no qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos. Nos jogos de empresas é criada uma empresa fictícia . com sua situação financeira, patrimonial, seu plano estratégico, seus recursos humanos e corpo gerencial, histórico e todas as informaçõe informações que se julgarem pertinentes à composição do contexto e da situação-problema).

Os participantes do jogo são levados a tomar decisões em rodadas sucessivas e a acompanhar os resultados das suas decisões. Os jogos de empresas são normalmente suportados por programas de computador. Eles ão, então, um jogo de simulaçãol voltado ao mundo dos negócios, que pode ser utilizado em treinamento de pessoal, no desenvolvimento de pessoal, na avaliação de potencial, em planejamento, na tomada de decisões e na formação de administradores.

Zoll apud Godoy ; Cunha (1997: 98) define jogos de empresas como um exercício em que, num dado contexto empresarial se tomam declsbes econômicas válidas para um período de tempo fixado, são comunicados os resultados dessas decisões e então se tomam novas decisões para o período de tempo subsequente”. Para Gramigna (1 993: g), além do aperfeiçoamento de habilidades écnicas, o jogo proporciona o aprimoramento das relações sociais entre as pessoas.

As situações oferecidas modelam a realidade social e todos têm a oportunidade de vivenciar seu modelo comportamental e atitudinal. Para atingir objetivos, os jogadores passam por um processo de comunicação Intra e intergrupal, em que é exigido de todos usar habilidades como: ‘k Ouvir, processar, entender e repassar informações; * Dar e receber feedback de forma efetiva; * Discordar com cortesia, respeitando a opinião dos outros; * Adotar posturas de cooperação; * Ceder espaço para os colegas; Mudar de opinião; Tratar idéias conflitivas com flexibilidade e neutralidade. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilid flexibilidade e neutralidade. 1 . Treinamento: desenvolver nos partlcipantes a habilldades de tomar decisões através do exercício e experiencias num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas. 2. Didático: transmitir conhecimentos específicos (conhecimentos, técnicas e instrumentos) do campo da Administração de Empresas de um modo prático e experimental. . Pesquisa: utilizar o cenário propiciado pelo jogo de empresas omo um laboratório para: descobrir soluções para problemas empresariais; esclarecer e testar aspectos da Teoria Económica; pesquisar aspectos da Teoria da Administração e investigar o comportamento individual e grupal em condições de tomada de decisões sob pressão de tempo e incerteza.

Em recente pesquisa, Faria (2000: 90) identifica as três mais importantes áreas de pesquisa através deste mecanismo, determinadas através do número de publicações: * Práticas que estimulam aumentos de performance; A efetividade dos jogos de empresas e * O quê jogos de empresas ensina. Tipos de Jogos Segundo Gramigna (1 993: 1 1), não há um referencial único para classificar os métodos de jogos de empresas.

Para efeito didático, apresenta uma sugestão: Jogos de comportamento: são aqueles cujo tema central permite que se trabalhem temas voltados às habilidades comportamentais. Neles, o facilitador enfatiza questões como: cooperação, relacionamento inter e intragrupal, flexibilidade, cortesia, afetividade, confiança e autoconfiança, dentre outras. Os jogos de comportamento são aqueles que compõem os programas de Desenvolvimento Pessoal; Jogos de aqueles que compõem os programas de Desenvolvimento

Pessoal; Jogos de Processo: nos jogos de processo a ênfase maior é dada às habilidades técnicas. São preparados de tal forma que, para atingir seus objetivos, as equipes passam por processos simulados, como negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros; ClJogos de mercado: reúnem as mesmas características dos jogos de processo, mas são direcionados para atividades que reproduzem situações de mercado, tais como concorrências, pesquisa de mercado, relação empresa-fornecedores, terceirização etc. Sauaia (1995: 56) apresenta um outro prisma de lassificação dos jogos de empresas com base em um modelo de aprendizagem sugerido por Keys (1977): ClJogos sistémicos: são os que abordam a empresa como um todo, incluindo decisões na maioria das principais áreas organizacionais e que requerem integração dessas funções com o acompanhamento do ambiente econômico e da flutuação da taxa de juros; Jogos funcionais: são os que focalizam a problemática de uma das grandes áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos ou contabilidade.

Mesmo havendo decisões oriundas de outras áreas e interesse secundário, o foco da aprendizagem se concentra apenas na área escolhida. fases de um jogo de empresas: opreparação: criação de um clima adequado, com um exercício, debate, ou mesmo alguma simulação. Esclarecimento do objetivo do jogo, como ele pode ajudar o curso, a atitude desejável, a atenção para certos comportamentos etc. C]lnstruçbes: definição de papéis, definição do cenário e regras do jogo.

CIEnsaio: em jogos complexos, faz-se uso de ensaio PAGF de papéis, definição do cenário e regras do jogo. DE-nsaio: em Jogos complexos, faz-se uso de ensaios, para o “aquecimento” do grupo. ogo em si: o professor e eventuais coordenadores deve acompanhar o transcorrer do jogo, para observar pormenores da dinâmica para posterior discussão e para fornecer eventuais esclarecimentos aos participantes e monitorar o andamento do Jogo.

DAnálise do jogo: troca de percepções dos participantes sobre o que ocorreu, com comentários neutros do professor. Assegura envolvimento e assimilação. DGeneralizações: o grupo envolvido procura transpor a vivência do jogo para situações da vida real. DFecho e complementação: balanço geral do jogo pelo professor com um resumo das principais conclusões do grupo. A complementação a fornecer aos participantes material que venha a reforçar a aprendizagem recém obtida pelo grupo.

Notas 1 . Simulação porque se procura criar situações semelhantes às que se vão encontrar na vida real. Jogo, porque estão presentes elementos lúdicos característicos – inclusive ganhadores e perdedores bem caracterizados. 2. A rápida evolução da tecnologia da informação nas últimas duas décadas propicia hoje a possibilidade de se efetuar tais rodadas e processamentos sem a necessidade da presença física dos participantes e do administrador.

Não é intenção este documento, entretanto, avaliar criticamente as vantagens e desvantagens da utilização de tais mecanismos de “ensino a distância” em jogos de empresas. descrição de um curso de jogos de empresas (adaptado de Tanabe, 1977:50) Dlniciaçào do logo – Regra rimeira atividade jogo — Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é a de fazer os alunos se familiarizarem com o meio ambiente simulado no qual irão, posteriormente, atuar.

Para tanto, praticamente todos os jogos de empresas são providos de um “manual do participante” que contém as “regras do jogo”. Nesta fase, o administrador do jogo procura esclarecer as dúvidas que estarem do estudo do manual. Além dessa leitura os estudantes podem ser estimulados a analisar os dados retrospectivos fornecidos e a descobrirem, por si mesmos, usando técnicas aprendidas em outros cursos, relações e parâmetros importantes nas suas decisões.

DFormação de Equipes: Familiarizados os participantes com o ambiente simulado, são, em seguida, divldidos em equipes de tamanho tão igual quanto possível, constituindo, cada uma delas uma empresa. uma vez formadas as equipes, solicita- se às mesmas que elaborem um planejamento de longo prazo no qual devem estabelecer os objetivos, as metas e as politicas a empresa, bem como compor a sua diretoria distribuindo os cargos criados entre si, após definir a estrutura organizacional supostamente capaz de levar a empresa aos seus objetivos.

DAS Decisões dos Jogos de Empresas: Cumpridas estas etapas preparatórias, tem inicio o Jogo. Ele se constitui da repetição de tantos ciclos quantos o administrador do jogo julgar conveniente aos objetivos educacionais. Em cada sessão, fornece-se a cada empresa, um conjunto de relatórios que consubstanciam os resultados alcançados pela equipe em função das suas decisões e das dos seus concorrentes na aula anterior.

Tolerancias

0

É muito difícil executar peças com as medidas rigorosamente exatas porque todo processo de fabricação está sujeitoa imprecisões. Sempre acontecem

Read More

Secundaria Instrumentacao Industrial Curso De P S Graduacao Em Engenharia Mecatronica

0

w’. n. nn. ‘. mecatronicadegaragem. blogspot. com Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica – Controle de Processos nstrumentaçao Industrial prof.

Read More