Lógica

Categories: Trabalhos

0

Objetivo Estudar técnicas adicionais para aplicabilidade em casos nos quais a Lógica proposicional não se aplica. O estudo da teoria dos conjuntos é apresentado, como ferramenta auxiliar para o entendimento da lógica dos predicados. ógica dos predicados Sentenças abertas São aquelas para as quais não se pode atribuir valor lógico verdadeiro ou falso. Exemplo: xé menor que 8 OF4 Ele foi jogador do pa eit , Swip next page Lógica dos predicado Sentenças fechadas São aquelas para as quais se pode g é menor que 8 (F) Ademir Da Guia foi Jogador do Palmeiras.

Lógica dos predicados Revisão de teoria dos conjuntos Definição de conjunto: É uma coleção de zero ou mais objetos distintos, chamados elementos do conjunto, os quais não possuem qualquer ordem associada. Em outras palavras, é uma coleção não ordenada de objetos. Segundo Angel Martinez e Akio Barbosa extensão: Os elementos são listados exaustivamente. Vogais = {a, e, i, o, u} Denotação por compreensão: Definição de um conjunto por propriedades comuns aos seus elementos. De forma geral, escreve-se: {x P(x)}, onde P(x) representa a propriedade.

Denotação por compreensão: Pares = {n I né par}, Conjunto de todos os elementos n, tal que n é um número par. Enumeração e omissão: Dígitos: {0,1 pares: Relação de pertinência “a” é elemento de um conjunto A então podemos escrever: “a” A (“a” pertence ao conjunto A) “a” não é elemento de um conjunto A “a” A (“a” não pertence ao conjuntos importantes N conjunto dos números naturais; Z conjunto dos numeros inteiros; Q conjunto dos números racionais; I conjunto dos números irracionais; R conjunto dos números reais; C conjunto dos números complexos.

Relação de inclusão: Se todos os elementos de um conjunto A são também elementos de um conjunto 3, ntão dizemos que: A B (A está contido em B) B A (B contém A) são também elementos de um conjunto Be e existe b B tal que b A, então diz-se que: A B (está contido propriamente em B) B A (B contém propriamente A) Conjunto Universo: Definição: É o conjunto que contém todos os conjuntos que estão sendo considerados, ou seja, define o contexto de discussão.

A U, qualquer que seja o conjunto A 3 conjuntos Sentença aberta: Definição: Dá-se o nome de sentença aberta de uma variável em um conjunto A, ou apenas sentença aberta em A. a uma expressão p(x) tal que p(a) é falsa (F) u verdadeira (V) para todo a A. p(x) é uma sentença aberta em A se e somente se p(x) torna-se uma proposição (falsa ou verdadeira) todas as vezes que se substitui a variável x por qualquer elemento a do conjunto A (a A).

Sentença aberta: Exemplos x é divisor de 50; z nao e pnmo; ké múltiplo de 7; u é capital da Argentina. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com uma variável Dá-se o nome de conjunto verdade (Vp) de uma sentença aberta p(x) em um conjunto A ao conjunto de todos os elementos a A tais que p(a) é uma proposição verdadeira (V). Observação: VP A Revisão de teoria dos coni 4DF4

Resumo da carta da terra

0

Os problemas da nossa época não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa dizer que estão interligados

Read More

Bolsa familia em umuarama-pr

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM GESTAO PUBLICA – MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA : INDICADORES SOCIOECONOMICOS NA GESTAO

Read More