Maria montessori

Categories: Trabalhos

0

Plano de Aula (Cada aula obedecerá a um plano específico) I. Plano de Aula: 26-03-2012 II. Dados de Identificação: I Instituiçao:Faculdade Salgado de Oliveira Professor (a):AIexandra P. T. Guimarães Professores (as) est I Disciplina:Contexto I Período:20 período I Turma:08 III. Resumo: ors Sv. i* to view nut*ge Renato cação I Maria Montessori, filha de Alessandro Montessori e Renilde Stoppani, nasceu como informa seu certificado de batismo, em 31 de lagosto de 1870 em Chiaravalle, Província de Ancona, Itália.

Desde menina manifesta interesse pelas matérias científicas, rincipalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus Ipais, que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora. I Responsável também pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a ‘própria criança (ou usuário) observa se está fazendo as conexões correta. IV. Objetivos: A educação, particularmente a do estágio pré- escolar, deve privilegiar a busca direta e pessoal do aprendizado, por I ‘meio do manuseio dos objetos e de atividades práticas.

Desta forma é possível se desenvolver a esfera motora e a das ensações do I aluno, não só em caráter individual, mas também coletivo movimento que estimula o desenvolvimento particular e o social. I Objetivo geral: O método visa a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responderl ‘pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber nao é infligido compulsoriamente ao aprendiz, mas sim construído por ele como I apoio de livros e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do I estudante.

O professor dispõe os alunos em formato circular, cercado de estantes com materiais lúdicos e pedagógicos disponlVeis para lo manuseio da criança, entre eles cubos confeccionados com madeira, os quais contribuem ara o desenvolvimento do espírito lógico. I Objetivos especificos: O aluno aprende a manipular este material, despertando em si o potencial inventivo e aliando-o ao desejo Ide conhecer e de erguer o véu do universo que ainda lhe é desconhecido, por meio deste aprendizado prático.

O professor não é o ser I que focaliza a concentração do aprendiz, e sim aquele que xamina atentamente o comportamento e o desenvolvimento das crianças, lestimulando-as a buscar o saber de forma criativa, prazerosa e lúdica. Ou seja, o mestre apenas conduz o estudante nesta camnhada em Idireção ao conhecimento, solucionando dúvidas e questionamentos. IV. Conteúdo: I *Apresentação do tema. I *Resumo para explorar o assunto. I *Desenvolvimento e respostas para dúvidas. I *Apresentação de métodos didáticos. *Avaliação e finalização do tema.

VI. Desenvolvimento do tema: O Método Montessori foi um dos primeiros métodos ativos quanto à criação e aplicação, tendo, como principal objetivo, as atividades motoras e sensoriais. Expoente do movimento da Escola Nova, em função de sua pedagogia ‘construiu-se, pela primeira vez, na história da educação, um ambiente escolar (a Casa dei gambini) com objetos pequenos para que a I É um dos métodos de educação infantil mais difundido e utilizado em escolas brasileiras, de forma pura ou mesclado com pnnc(pios I I construtivistas.

I Para Montessori, a criança é um ser dotado de poderes desconhecidos, que podem levá-la a um futuro luminoso. Acreditava ainda ser a I criança, ao nascer, totalmente incapaz, mas capaz de construir eu mundo num rápido espaço de tempo. De 03 a 06 anos, a criança conquista conscientemente seu meio ambiente; assim, um ambiente preparado permite à criança fazer escolhas le responsabilizar-se por sua própria aprendizagem, aprendendo a compartilhar e a esperar.

Centrada numa postura psicológica sensorial, a base de seu trabalho se dava através de estímulos externos, determinados e orientados Ipara cada objetivo a ser desenvolvido, da forma seguinte. II – Educação báslca ou de peso – era feita através de tabelinhas de diferentes qualidades, pesand012,1 8,24gramas. – Educação estereognóstica – reconhecimento de objetos pelos sentidos musculares e táteis, através de exerc[cios feitos com os I olhos fechados. – Educação do olfato e do paladar – exercícios muito simples: são apresentadas varias substâncias diferentes as quais as cnanças ‘cheiram ou provam, com os olhos vendados para identificá-las. 14 – Educação táctil e térmi em desenvolver as PAGF seguinte Imateriais: caixas com cartões, encaixes sólidos, objetos de diferentes tamanhos e espessuras. 16 – Educação do ouvido – realizada através de exercícios que ervem para a aquisição da linguagem treinando a atenção e Ireconhecimento dos sons, utilizando apitos, caixinhas cheias de material diferentes e campainhas.

Com educação do ouvido, cria- se um ‘introdução para a iniciação musical, gestual e de atitudes. 17 – Liçao do silêncio – em que as crianças são levadas a observar ruídos – desde o voar de uma abelha até o barulho percebido num parque. I Tais exercícios têm como objetivo fazer com que a criança ganhe concentração e disciplina. I Todos os exercícios motivadores são praticados com material conselhável para educação dos sentidos.

Alguns desses materiais são auto-didáticos, isto é, possibilitam ? criança, ao trabalhar com eles, observar seus próprios erros. VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc. ) e fontes histórico-escolares (filme, musica, quadrinhos, etc. ) VIII. Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos lestabelecidos para a aula: l- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, com reensão de gravuras, trabalho com

Fraude

0

monografia auditoria 2010 Enviado por: BRUNO DINAMARQUES ARME-MO O comentários Arquivado no curso de Ciências Contábeis na FATEPA Parte superior

Read More

Organização de eventos

0

AMAZONAS – 2006 Manual de Eventos Normas e Procedimentos MANUAL DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS EDUARDO BRAGA

Read More