Motores elétricos

Categories: Trabalhos

0

MOTORES ELÉTRICOS • ELETROMAGNETISMO Cargas Positivas e Negativas Os elétrons na faixa exterior de um átomo são deslocados facilmente pela aplicação de alguma força externa. Os elétrons que são forçados para fora de suas órbitas podem resultar na falta de elétrons no átomo de onde saem e em um excesso no átomo para onde vão. A falta dos elétrons cria uma carga positiva porque há mais prótons do que elétrons e o excesso dos elétrons cria uma carga negativa.

MOTORES ELÉTRICO • ELETROMAGNETISM • Atração e Repulsão cr Swipe to page Polos opostos se atraem. Todos os corpos carregados eletricamente possuem um campo invisível ao seu redor. MOTORES ELETRICOS ELETROMAGNETISMO Extraindo-se as linhas na maneira como as limalhas de ferro se arranjaram, teremos a seguinte imagem: principal. A força do campo pode ser aumentada adicionando mais voltas à bobina ou ainda, se ainda se aumentarmos a corrente que clrcula pela mesma.

Eletroímã • MOTORES ELETRICOS Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. O motor de indução éo mais usado de odos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica, baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

Os tipos mais comuns de motores elétricos são: • MOTORES ELÉTRICOS É uma máquina que converte a energia elétrica em energia mecânica (movimento rotativo), possui construção simples. A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas, equipamentos ecânicos, eletrodomésticos, entre outros, não menos importantes. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação. Motores de Corrente Alternada São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada.

Os principais tipos sao: Motor síncrono: Funciona com velocidade fixa, utilizado somente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores) ou quando se necessita de velocidade invariável. Motor de indução: Funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas, encontradas na prática.

Atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de freqüência. Constituição do Motor de Indução O motor assíncrono é constituído basicamente pelos seguintes elementos: um circuito magnético estático, constituído por hapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se dá o nome de estator; por bobinas localizadas em cavidades abertas no estator e alime ede de corrente encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos, nos quais são induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do estator.

O rotor é apoiado num veio, que por sua vez transmite à carga a energia mecânica produzida. O entreferro (distância entre o rotor e o estator) é bastante reduzido, de forma a reduzir a corrente em vazio e, portanto as perdas, mas ambém para aumentar o fator de potência em vazio.

Funcionamento de um Motor Assíncrono A partir do momento que os enrolamentos localizados nas cavidades do estator são sujeitos a uma corrente alternada, gera-se campo magnético estator, conseqüentemente, no rotor surge uma força eletromotriz induzida devido ao fluxo magnético variável que atravessa o rotor A f. e. m. induzida dá origem a uma corrente induzida no rotor que tende a opor-se à causa que lhe deu origem, criando assim um movimento giratório no rotor. Então o princípio de funcionamento do motor de indução baseia-se

Nascidos vivos mt

0

Os gráficos obtidos no datasus possibilitam uma análise demográfica e de indicadores de saúde. Através deles é possível medir o

Read More

Portfolio 2 eletrica

0

Engenharia mecatrфnica Marcos Y. Amamoto – 242022011 Eletricidade Aplicada Portfуlio N002 Guarulhos 2011 Marcos Y. Amamoto portfуlio N002 Trabalho apresentad

Read More