Noções de logica

Categories: Trabalhos

0

CONCEITO DE LÓGICA Lógica é a ciência das leis ideais do pensamento e a arte de aplicá-los à pesquisa e à demonstração da verdade. Diz-se que a lógica é uma ciência porque constitui um sistema de conhecimentos certos, baseados em princípios universais. Formulando as leis ideais do bem pensar, a lógica se apresenta como ciência normativa, uma vez que seu objeto não é definir o que é, mas o que deve ser, isto é, as normas do pensamento correto.

A lógica é também uma arte porque, ao mesmo tempo que define os princ[pios universais do pensamento, estabelece as regras práticas para o conhecimento da verdade. ra to view nut*ge Lógica – do grego log “‘pensamento”, “conc pressão”, Para Aristóteles, a lógica é a “ciência da demonstração”; Maritain a define como a “arte que nos faz proceder, com ordem, facilmente e sem erro, no ato próprio da razão”; para Liard é “a ciência das formas do pensamento”.

Poderíamos ainda acrescentar: “É a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-las corretamente na procura e demonstração da verdade. A filosofia, no correr dos séculos, sempre se preocupou com o conhecimento, formulando a esse respeito várias questões: Qual a origem do conhecimento? Qual a sua essência? Quais os tipos de conhecimentos? Qual o critério da verdade? É possível o conhecimento? À lógica não interessa nenhuma dessas perguntas, mas apenas dar as regras do pensamento correto. A lógica é, portanto, uma disciplina propedêuti propedêutica.

Aristóteles é considerado, com razão, o fundador da lógica. Foi ele, realmente, o primeiro a investigar, cientificamente, as leis do pensamento. Suas pesquisas lógicas foram reunidas, sob o nome de Organon, por Diógenes Laércio. As leis do pensamento formuladas por Aristóteles se caracterizam pelo rigor e pela exatidão. por isso, foram adotadas pelos pensadores ntigos e medievais e, ainda hoje, são admitidas por muitos filósofos. O objetivo primacial da lógica é, portanto, o estudo da inteligência sob o ponto de vista de seu uso no conhecimento. ? ela que fornece ao filósofo o instrumento e a técnica necessária para a investigação segura da verdade. Mas, para atingir a verdade, precisamos partir de dados exatos e raciocinar corretamente, a fim de que o espírito não caia em contradição consigo mesmo ou com os objetos, afirmando-os diferentes do que, na realidade, são. Dai as várias divisões da lógica. Assim sendo, a extensão e compreensão do conceito, o juízo e o aciocínio, o argumento, o silogismo e o sofisma são estudados dentro do tema lógica.

O silogismo, que é um raciocínio composto de três proposições, dispostos de tal maneira que a terceira, chamada conclusão, deriva logicamente das duas primeiras chamadas premissas, tem lugar de destaque. É que todos os argumentos começam com uma afirmação caminhando depois por etapas até chegar à conclusão. Estudemos a lógica, pois não basta conhecer a verdade, é preciso que saibamos refutar os erros. E só o conseguiremos com a exatidão do pensar. http://www. ceismael. com. br/filosofia/nocoes-de-logica. htm

Principais pontos turisticos do paraguay

0

Lago Ypacaraí O mítico “Lago Azul” já não é mais o mesmo. Contaminado por algas e cada vez mais verde,

Read More

Ciencias sociais

0

curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 20 semestre CIÊNCIAS SOCIAIS Circuncisão Feminina Prop Tutora Valéria B Coordenadora Virtual Érica de Campos Barros

Read More