Nomenclaturas

Categories: Trabalhos

0

Ácidos Antes de nomear um ácido é preciso classificá-lo, veja como: Os ácidos se subdividem em dois grupos: • ácidos sem oxigênio: hidrácidos; • ácidos com oxigênio: oxiácidos. Hidrácidos: para nomeá-los siga a regra abaixo: Ácido . ídrico nome do elemento Repare que o sufixo – os exemplos: HBr – ácido bromídri HI – ácido Iodídrico HCI – ácido clorídrico 4 p final do nome, veja Oxiácidos: A nomeação destes ácidos é dada a partir das reações de ionização dos mesmos: Reação de ionização do ácido HCIO.

HCIO + CIO- O ânion CIO- é denominado de hipoclorito, a partir desse nome stabeleça uma comparação seguindo o quadro abaixo: Tabela de sufixos para Oxiácidos Ânionl Sufixo ITO oso ATO ico I Diácidos: presença de 2 H ionizáveis. H2S04 S042 Triácidos: presença de 3 H ionizáveis. H3P04 P043- – volatilidade Voláteis: são gasosos ou líquidos e com baixo ponto de ebulição: HN03, HCI e H2S Fixos: muito pouco voláteis, somente H2S04 e H3P04 – grau de ionização Representado pela letra grega alfa, o grau de ionização é a relação entre a quantidade de moléculas dissociadas e o total de moléculas dissolvidas.

Quanto maior o valor de alfa, mais alta a endência do ácido a se dissociar. alfa (%) = (na moléculas ionizadas / na moléculas dissolvidas) x 100 ácidos fortes (alfa maior que 50%): Hl, HBr, HCI, HN03, H2S04. ácidos médios (alfa entre 5 e 50%): H2S03, H3P04, HF. ácidos fracos (alfa menor que 5%): H2S, H3B03, HCN. ácidos organlcos. Formulação dos ácidos Juntam-se tantos H+ quantos forem necessários para neutralizar a carga do ânion. para um anion com carga x-, se utilizam x hidrogênios para formular o ácido.

Exemplos: N031- HN03 Nomenclatura dos ácidos Hirácidos (H A): a nomenclatura se baseia no nome do elemento e na terminação [DRICO. HCI ácido clorídrico Hl ácido iodídrico H2S ácido sulfídrico Oxiácidos (HxA Oy): a nomenclatura se baseia no elemento central e no número de oxidação do mesmo na molécula ou no número de oxigênios do ácido. Deve-se memorizar os cinco ácidos de referência e os tidos, conforme o caso, 2 OF diminui da esquerda para a direita. As posições ocupadas por X indicam formulações não existentes. áximo per+ co HC104 perclórico hipocloroso x intermed. alto HC103 clórico fosfórico hipofosforoso nítrico sulfúrico H2C03 carbonico intermed. baixo oso HC102 cloroso H3P03 fosforoso HN02 itroso H2S03 sulfuroso mínimo hipo+oso HCIO H3P02 Os ácidos que servem de referência para a nomenclatura são os da coluna intermediário alto. A partir dele se classificam e nomeiam os demais ácido do elemento. Quando se trata de ácidos que diferem entre si pelo número de hidratação, a nomenclatura pode se basear neste critério. ível de hidrataçao do ácido intermediário rnlnlmo O prefixo orto é dispensá 3 4 prefixo ORTO META PIRO indica que tal ácido pode O prefixo orto é dispensável e somente indica que tal ácido pode gerar outro por desidratação. O prefixo meta indica que tal ?cido foi obtido pela retirada de uma molécula de água de uma molécula do orto. O prefixo piro indica que tal ácido foi obtido pela retirada de uma molécula de água de 2 moléculas do orto. ?cido (orto)fosfórico ácido metafosfórico ácido pirofosfórico H20) H p03 ( H3P04- 1 H20 ) H4P207 (2 H3P04 oU H6P208 – 1 A nomenclatura também pode se basear na tabela de ânions. Este tipode abordagem serve para hidrácidos e oxiácidos. Ao se dar nome a um ácido, deve-se levar em consideração a terminação do nome do ânion que origina o ácido. terminação do ânion ETO ATO ITO cloreto S042- sulfato C121 clorita HCI terminação do nome do ácido íDRlCO ICO ácido clor[drico ácido sulfúrico ácido cloroso Um tipo de nomenclatura especiTica é a dos tioácidos.

O prefixo tio é utilizado quando o ácido representa a molécula de um outro, com um átomo de enxofre (S) substituindo um de oxigênio na molécula original. ácido ciânico HCNO Bases ácido tiociânico HCNS Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH – (hidróxido). O nome das bases é obtido a partir da seguinte regra: Hidróxido de . .. (nome do cátion) AGE 4 OF Exemplos: Naoy Cátion: Na+ (sódio) Ânion: OH- (hidróxido) …. nome do cátion) Nomenclatura: Hidróxido de sódio Al (01-03 Cátion: A13+ (alumínio) Nomenclatura: Hidróxido de alumínio ca (OH)2 Cátion: Ca2+ (cálcio) Nomenclatura: Hidróxido de cálcio Quando um mesmo elemento forma cátions com diferentes cargas, o número da carga do íon é acrescentado ao final do nome. Outra forma é acrescentar o sufixo -oso ao ion de menor carga e -ico ao íon de maior carga. Demonstração: Ferro Fe2+ e Fe3+ Fe2+ Fe(OH)2 = Hidróxido de ferro (II) ou hidróxido ferroso. Fe3+: Fe(OH)3 = Hidróxido de ferro (III) ou hidróxido férrico.

Veja mais exemplos: 4 LI Quanto ao grau de dissociação (força das bases) para que uma base se dissocie é necessário que esta base esteja dissolvida em água, com isso teremos: Exceção: O hidróxido de amônio (NH40H) é uma base solúvel, mas que apresenta um pequeno grau de ionização, desta forma, esta base é classificada como solúvel e fraca. Resumindo teremos: Bases fortes bases dos metais da família IA e 2A. Bases fracas bases dos demais metais, e NH40H. LI Quanto a volatilidade das bases Base volátil o hidróxido de amônio (NH40H) é a única base volátil (baixo ponto de ebulição).

Bases fixas — odas as demais bases são consideradas não voláteis ou fixas (alto ponto de ebulição). NOMENCLATURA DAS BASES Para cátions que formam uma única base: Os cátions que formam uma única base são: metais da família IA e 2A, Ag+, Zn2+, A13+ e NH4+ (amônio). NaOH — hidróxido de sódio AgOH hidróxido de prata Ca(OH)2 hidróxido de cálcio hidróxido de anco Al(OH)3 hidróxido de alumínio NH40H hidróxido de amônio Para montar a fórmula da base a partir dos nomes, é necessário sabermos que na formulação das base C(OH)x, o número de hidroxilas da base (X) dependerá da carga do cátion (C).

Desta forma, teremos: cétions com carga 1 à 1 OH na fórmula; cátions com carga +2 à 2 OH na fórmula e cátions com carga +3 à 3 OH na fórmula. 6 OF mais de uma base: Os cátions, mais importantes, que formam duas bases são: ouro (AUI+ e AL13+) cobre (CUI+ e cu2+) Ferro (Fe2+ e Fe3+) Chumbo (Pb2+ e Pb4+) Na tabela a seguir temos os principais cátions com suas respectivas valências: AuOH — hidróxido de ouro-l ou auroso Au(OH)3 hidróxido de ouro-lll ou aúrico CuOH hidróxido de cobre-l ou cuproso Cu(OH)2 hidróxido de cobre-ll ou cúprico Fe(OH)2 hidróxido de ferro-ll ou ferroso

Fe(OH)3 — hidróxido de ferro-lll ou férrico hidróxido de chumbo-ll ou plumboso Pb(OH)4 hidróxido de chumbo-IV ou plúmbico APLICAÇOES DAS PRINCIPAIS BASES DO COTIDIANO Hidróxido de sódio — NaOH Base conhecida como “soda cáustica” ou “lixivia” ou “diabo verde”. É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricado e consumido em grandes quantidades; Utilizado em produtos para desentupir ralos, pias e limpa forno; limpa forno utilizado soda cáustica no desentupimento de ralos É usado na fabricação do sabão.

Atualmente, o sabao é obtido de gorduras (de boi, de porco, de carneiro, etc) ou de óleos (de lgodão, de vários tipo de palmeiras, etc. ). A hidrólise alcalina de glicerídeos (óleos ou gorduras é denominada, genericamente, de reação de saponificaçã a reação desse tipo, 4 inúmeros processos industriais na petroquímica e na fabricação de papel, celulose, corantes, etc. É muito corrosivo e exige muito cuidado ao ser manuseado. Não existe soda cáustica livre na natureza, é fabricado por eletrólise (decomposição por corrente elétrica) de solução aquosa de sal de cozinha (NaCl).

Hidróxido de cálcio – LI Conhecido como cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada; É utilizado na construção civil no preparo da argamassa, usada na alvenaria, e na caiação (pintura a cal) o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa. cal hidratada utilizada na preparação da argamassa Hidróxido de magnésio – Mg(OH)2 LI um sólido branco multo pouco solúvel em água; Quando disperso em água, origina um líquido espesso, denominado de suspensão, que contém partículas sólidas misturadas à água denominado de leite de magnésia utilizado como laxante e antiácido. HCl(aq) MgC12(aq) 2 H20(l) acidez estomacal antiácido suspensão de hidróxido de magnésio denominado de leite de agnesla Hidróxido de alumínio – LI É um sólido gelatinoso insolúvel na égua; Utilizado no tratamento da Égua. O hidróxido de alumínio formado na superfície, como um precipitado gelatinoso, arrasta as impurezas sólidas para o fundo do tanque, no processo denominado decantação; + 3 2 + 3 CaS04 + 6 C02 Tanques de decantação o (hidróxido de alumínio 8 4 pois neutraliza o excesso de HCI no suco gástrico. HCl(aq) AIC13(aq) + 3 H20(l) Pepasamar – medicamento utilizado como antiácido estomacal Hidróxido de amônio – NH40H LI É obtido através do borbulhamento de amônia(NH3) em ?gua, originando uma solução conhecida comercialmente como amoníaco; NH3C) + H20(l) NH40H(aq) OH-(aq) amonia hldróxido amoniaco lon amonio lon É utilizado em produtos de limpeza doméstica tais como: ajax, fúria, pato, veja, etc. produtos contendo amônia dissolvida em água É utilizado na fabricação de sais de amônio, empregados na agricultura e como explosivos.

Indústria em Mejillones (Chile) que fabrica nitrato de amônio utilizado como explosivo. Hidretos Classificaçóes Basicamente, a classificação é definida pela eletronegatividade do elemento que está ligado ao hidrogénio. Os metais letropositivos, os alcalinos e os alcalinos terrosos, formam hidretos iônicos enquanto que os elementos eletronegativos formam hidretos covalentes. Hidretos iônicos Os hidretos iônicos são os ados pelos elementos cristalina.

As evidências do caracter iônico são basicamente: Os hidretos IôniCOS quando fundidos conduzem corrente elétrica, por exemplo o hidreto de lítio P. F. = 691 oc; os demais hidretos decompõem antes de alcançar o ponto de fusão. Submetidos a uma eletrólise, desprendem gás hidrogênio no ânodo. As propriedades destes compostos são: Agentes redutores NaH + 2C0 HCOO-Na++ C SiC14 NaH SiH4 + Naci Reativos em meio aquoso CaH2(s) + 2H20(g) + 2H2(g) Hidretos covalentes Os hidretos covalentes são os hidretos formados pelos elementos o bloco p (boro, alumínio e do grupo 4-7) e berilio.

Os metais fracamente eletropositivos do grupo III da tabela periódica geralmente formam hidretos covalentes. O hidreto de boro mais simples é o diborano ,B2H6, e o hidreto de alumínio é um polímero (AIH3)n. Observa-se que o B2H6 e o AIH3 são aceptores de elétrons pois os átomos de B e Al possuem orbitais disponveis: + H- [81-44]- borano => boroidrito AIH3 + H- [AIH4]- alano aluminoidrito Hidretos de metais de tra 0 DF 14

Dasgj hyd

0

E-commerce Amazon Print A loja virtual Amazon Print atua oferecendo os mais modernos lançamentos de suprimentos e acessórios de informática,

Read More

Norma tecnica – amonia

0

NOTA TÉCNICA NO 03/2004 REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL POR AMÔNIA RISCOS, SEGURANÇA E AUDITORIA FISCAL Brasilia 2005 @ 2005 – Ministério do

Read More