Nuvem

Categories: Trabalhos

0

UNA/UNATEC CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES 10. PERIODO NOITE PEQUENAS EMPRESAS E A NUVEM’ Pré-projeto de pesquisa referente ao Orientador: Thiérs Hofman Sistemas Operacionais em Nuvem Componentes: Felipe Eduardo Lim Erivaldo Lima Fran Martins Ferreira Henrique do Carmo ors to view nut*ge ucineia Filipe Armando Abel Soares da Silva Hebert Teixeira Reis Tiago Mol Godinho 1. Introdução – Descrição do problema A nova tendência no setor da Tecnologia é a Cloud Computing (Computação em Nuvem), vem com o objetivo de diminuir os custos das empresas com infraestrura e datas centers.

Hoje em dia várias empresas já aderiram à Computação em Nuvem, dentre elas estão as gigantes Google e Microsoft. E para as pequenas empresas como é esta novidade? para pequenas empresas. A tecnologia como serviço, já permite que as empresas contratem um serviço pagando exatamente o que consomem. Com Cloud Computing a empresa transfere parte do trabalho para um centro de dados terceirizado, não sendo necessário investir em equipamentos próprios.

Uma preocupação que as empresas devem ter é a questão da segurança de seus dados, a empresa OI, por exemplo, utiliza a egurança em 3 camadas, sendo que a primeira e a segunda estão na camadas física, a primeira separa o Cyber do mundo externo, a segunda protege o ambiente de rede em nuvem interna do data center e a terceira é a camada virtual implantada dentro do Cloud Computing que protege o acesso entre os clientes. Para esta segurança é utilizado uma criptografia em que o cliente recebe um código para que ele possa acessar seus dados, nem os próprios fornecedores tem acesso aos dados dos clientes (TAURION, 2010).

A questão é que a computação em nuvem traz facilidades que ntes pareciam impossíveis aos pequenos usuarios e torna sua experiência na web muito mais simples e produtiva. a computação em nuvem também auxilia as empresas que querem ter seu espaço dentro da rede. É muito comum encontrar serviços populares que rapidamente viram febre na web, trazendo consigo um numero inimaginável de usuários, o que pode se tornar um problema se a empresa que disponibiliza esse serviço não estiver preparada, é ai que entra a computação em nuvem.

Serviços que tem muitos usuários também demandam muito processamento, geram grande fluxo de dados, e precisam de spaço para armazenar essas informações. Isso se torna um problema, pois na maioria das precisam de espaço para armazenar essas informações. Isso se torna um problema, pois na maioria das vezes as empresas que disponibilizam esse serviço são compostas por alguns poucos funcionários e não tem condlçbes de investir alto em infra- estrutura.

A computação em nuvem é uma ótima saída, pois pode-se simplesmente contratar mais espaço ( mais servidores) na nuvem, isso mantém o serviço funcionando independente da demanda. Outra caracteristica fundamental da computação na nuvem é a onfiabilidade e disponibilidade, isso se deve a um dos fatores que estão por traz de toda essa maravilha, são os sistemas distribuídos, a base para a Cloud Computing. Como o próprio nome já dv, sistemas distribuídos funcionam utilizando-se várias técnicas para dividir as tarefas assumidas em vários computadores (ou conjunto de computadores).

A computação em nuvem é baseada nisso, não existe um único computador responsável por tudo, na verdade existem diversos computadores trabalhando ao mesmo tempo, todos interligado através da rede ( “internet’ ). Sistemas distribuídos são a base para toda essa inovação, e tornam possível todas as promessas da computação em nuvem, simplesmente pelo fato de que se existe demanda, basta distribuir o trabalho em mais computadores ( servidores ), e está tudo resolvido, o sistema é capaz de se manter usando mais infra-estrutura.

A Computação em Nuvem está no caminho das empresas que buscam eficiência, controle, agilidade e redução de custos. O modelo, que já se tornou padrão, facilita as metas de TI, que consistem em atender às necessidades dos negócios e gerenciar s recursos subjacentes da maneira mais PAGF3rl(FS os recursos subjacentes da maneira mais eficiente possivel. Enquanto muitas empresas adotam serviços de nuvem privada ou pública com sucesso, outras ainda resistem ao Cloud Computing no ambiente corporativo.

Pois confiamos na nuvem para gerenciar serviços desde emails até transições bancárias, mas só entendemos realmente o seu risco quando a segurança ou privacidade são violadas. A divergência de opiniões ou até falta de entendimento das companhias e consumidores demanda de um esclarecimento maior do método para as pessoas ntenderem os riscos e avaliarem se vale ou não à pena aderirem ao Cloud. O principal motivo para a discussão sobre a Nuvem é pelo método permitir que dados pessoais ou informações corporativas sejam acessadas por terceiros.

Apesar dos riscos, o Cloud Computing garante muitas oportunidades para evolução de serviços e redução de custos. Segundo Rodrigo Rezende’, engenheiro de sistemas da VMwaregrasil, o método deve ser visto como um conjunto eficiente de Infraestrutura virtual. “As nuvens fornecem um conjunto de computadores virtualizados ue permitem aos usuários iniciar e interromper servidores, ou, usar ciclos de computação somente quando necessário, às vezes pagando somente pelo uso, a Computação em Nuvem está no caminho das empresas que buscam eficiência, controle, agilidade e redução de custos.

O modelo, que já se tornou padrão, facilita as metas de TI, que consistem em atender às necessidades dos negócios e gerenciar os recursos subjacentes da maneira mais eficiente possfrv’el”, . dlZ o engenheiro. No nosso projeto PAGF subjacentes da maneira mais eficiente possível”, . diz o engenheiro. No nosso projeto de pesquisa abordaremos a seguinte pergunta: As empresas brasileiras de pequeno porte estão preparadas para a migração do sistema operacional em ambiente fisico para o ambiente operacional em Nuvem? . Objetivos: 2. 1 Objetivo geral: * Analisar a viabilidade da migração de Sistema Operacional fisico das empresas brasileiras de pequeno porte para Sistema Operacional em Nuvem. 2. 2 Objetivos específicos: * Identificar os pré-requisitos de Infraestrutura; * Fazer análise comparativa entre Sistema Operacional físico e Sistema Operacional em Nuvem; Determinar melhores práticas para Sistema Operacional em Nuvem Referências 2 TAURION, Cesar http://computingonclouds. ordpress. com/2010 101/ acessad0 em 25/03/2012. 3 REZENDE, Rodrigo http://www. added. com. br/noticia /nuvem:-tudo-esta-realmente-seguro. html acessado em 25/03/2012. TAURION, Cesar. Titulo. Publicacao. Editora. Ano Disponivel em < &gt, acesso em . http://www. arteccom. com. br/revistatidigital/downloads/12/1ink _ 1 2_4047. pdf http://mundoconectado. net/noticias/cloud-computing-uma-nova -realidade/ http://www. ms. agenciaseb 3162965/noticias

Pericia

0

Curso Polo Per[odo Data Aluno (a) Disciplina I Ciкncias Contбbeis — EAD ISEMESTRE – 2012. 1 Perna Contбbil e Arbitragem

Read More

Pi cbc

0

CBC tinha um sistema organizacional divido entre Claudio o diretor Presidente, era ele que tomava todas as decisões administrativas e

Read More