O direito celta

Categories: Trabalhos

0

O DIREITO CELTA Na história do direito, podemos fazer uma ampla análise que nos levará a conhecer como o direito contemporâneo foi influenciado pelo direito costumeiro praticado por vários povos. Entre os povos que se destacaram quanto à história, na prática de uma legislação baseada nos costumes que regulamentavam o convívio do povo, está o povo celta. Esses costumes influenciaram vários povos, mas seus registros mais latentes estão sobre a Irlanda. Os costumes e a religião são os principais elementos que unificaram a cultura celta.

O direito celta era totalmente costumeiro. Portanto, não se encontra a sua nor aprofundados são ba convívio. Conclui-se ser aplicado pelos sa educados para tal ofi ar 2 Swipe to page studos mais tica de hábitos de fato de o direito lhidos, treinados e acerdotes tinham a incumbência de indicar o sucessor para o ofício de legislar. Estes não se preocupavam em escrever os ritos e práticas da legislação, pois mantinham o monopólio da interpretação das leis.

Os Druidas, como eram chamados os sacerdotes, eram “juízes” da época. Sua Swipe to view nexl aage Suas decisões eram supremas e inapelaveis. povo celta não confiavam a tradição da legislação aos escritos, posto que eram proibidos de faze-lo desta forma. Somente quando ocorreu o domínio do cristlanlsmo, a tradição dos sacerdotes juízes acabou, e assim sofreu o direito celta profunda influência do direito canónico. ? muito importante lembrarmos que, ao contrario de muitos povos, na sociedade celta, a mulher tinha maior liberdade, podia exercer varias funções, entre elas poetisas, médicas, sacerdotisas ou legisladoras. É de fundamental importância anotar que apesar do desprezo ela escrita, quanto ao registro da legislação, existem obras registradas que é referencial do direito e costumes dos celtas.

Vale citar que o Senchus Mór é um livro irlandês que registra costumes e leis, este feito por ordem do rei Laighaire. Além deste, existe o livro de Aicill, escrito na mesma época, e ainda o estatuto de Rudalham, de 1284. Por fim, o direito celta conseguiu se manter até o inicio do século XVII, por meio do sistema jurídico conhecido por Brehon Law ou Fenechas, segundo Janet Linder. A Irlanda é o país onde os celtas mantiveram seus costumes por mais tempo.

Ética na administração pública

0

Ética na administração Pública. Sheila Rodrigues Cardozo Caracas* RESUMO Este artigo objetivou estudar a ética na administração pública, ocorreu em

Read More

Instruções resenha critica

0

RESENHA CRÍTICA Resenha Critica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e

Read More