O jogo na abordagem construtivista

Categories: Trabalhos

0

índice Introdução… Afinal, o que éo construtivismo?….. Características do modelo construtivista…………….. …………. 4 O jogo enquanto instrumento de ensino Aluno.. .. 6 construtivista. …. O brinquedo na escol anos…. Compreendendo o D Moral…. 1 orlo to view nut*ge de 2a 5 JOGO: O construtivismo, O protessor e O 10 Introdução Esse trabalho tem como objetivo esclarecer como se deu a abordagem construtivista na Educação, com a utilização do jogo. Iniciamos explicando o que é o construtivismo e sua proposta.

Logo após, no segundo subtitulo, são citadas as características judar no desenvolvimento do juízo moral na criança. Por fim, no sexto e ultimo subtitulo, conheceremos os diversos tipos de jogos, suas finalidades e na abordagem construtivista. Após as explicações, será apresentada a conclusão, deste trabalho, que têm como finalidade conhecer e ressaltar a importância do jogo na abordagem construtivista em alunos de Educação nfantil, apresentando seus benefícios.

O JOGO NA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA 1 . Afinal, o que é o construtivismo? É o nome pelo qual se tornou conhecida uma nova linha pedagógica que vem ganhando terreno nas salas de aula há ouco mais de duas décadas. As maiores autoridades do construtivismo, contudo, não costumam admitir que se trate de uma pedagogia ou método de ensino, por ser um campo de estudo ainda recente, cujas práticas, salvo no caso da alfabetização, ainda requerem tempo para amadurecimento e sistematização.

Em que se distingue a pedagogia construtivista, em linhas gerais? O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Rejeita a apresentação e conhecimentos prontos ao estudante, como um prato feito, e utiliza de modo inovador técnicas tradicionais como, por exemplo, a memorização.

Dai o termo “construtivismo”, pelo qual se procura indicar que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção do conhecimento que adquire. O construtivismo enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. O con a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. O construtivismo condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas a utllização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno. . Características do modelo construtivista Características gerais * A perspectiva construtivista averigua quais são os componentes efetivos de um processo de aprendizagem; * A construção do conhecimento ocorre em um contexto social, na interação com os outros; * Todo processo de aprendizagem implica nas relações sociais; * A mediação social dos adultos é necessário por que a leitura é uma aprendizagem cultural de natureza simbólica; * O professor trabalha na zona de desenvolvimento proximal da criança.

Vigostky postula dois nlVeis de desenvolvimento real O que a criança pode fazer de forma independente para resolver uma tarefa. b) Nível potencial O que a criança pode fazer com a ajudo do outro. A distancia entre os niveis constitui a zona de desenvolvimento proximal. 3. O jogo enquanto instrumento de ensino construtivista instrumento pedagógico, em um meio de ensino.

Por isso quando o conteúdo for jogos nas aulas de Educação Física devemos ter o cuidado para não colocar os alunos a jogar simplesmente para existir um ganhador ou perdedor, mas que através do jogo se busque o crescimento do aluno, como pessoa, omo ser humano, que este seja motivado para a aula, que participe do grupo, que se sinta valorizado e acolhido em todos os momentos, com oportunidade de livre expressão, respeitando suas limitações e valorizando suas experiências.

Os jogos podem ser individuais ou coletivos, a criança terá oportunidade de demonstrar sua cultura, além de construir seu aprendizado de uma forma leve e prazerosa. Além disso auxlliam no desenvolvimento da autonomia moral, no momento em que a criança respeita suas regras. Nos jogos individuais a criança tem que superar seus próprios limites e nos jogos cooperativos ela terá que respeitar a vez os colegas. Eles trabalham as frustrações da criança não saber tudo levando através do lúdico a procura da superação dos seus próprios limites.

Os jogos são importantes, mas precisam da intervenção do professor para que ele vá além do lúdico e tenha o seu papel fundamental na absorção do conhecimento. 4. O brinquedo na escola maternal — pré-escola de 2a S anos Durante a pré-escola os contatos com as crianças se tornam mais freqüentes e intensos. Há 6 tipos de respostas sociais, cada vez mais maduras e cooperativas: a) Comportamento sem objetivo : as crianças ficam sozinhas , esligadas dos brinquedo PAGF 10 brinquedos das outras. ) Brinquedo solitário : Brincam sozinhos c) Observam o brinquedo de outras crianças do qual não participam d) Brinquedo paralelo : Brincam acompanhando as outras, mas não em conjunto (3 a 8 m / 4 anos) e) Brinquedo associativo : Participam de tarefas conjuntas , dividem materiais, são incentivadas pelos das outras ( 4 ou 5 anos) f) Brinquedo cooperativo : Brincam organizadamente (4 a 5 anos h 6 anos) 5. Compreendendo o Desenvolvimento Moral…

O desenvolvimento moral, ou mais precisamente o desenvolvimento da capacidade de elaborar julgamentos morais, oi um dos temas psicológicos estudados por Jean Piaget no início da década de 30 do século passado. No seu livro chamado O Ju[zo Moral na Criança (Le jugement moral chez l’enfant), lançado em 1932, Piaget abordou de maneira original o tema da moralidade, entrevistando crianças em duas situações de jogos: o jogo de bolas de gude e o Jogo de amarellnha.

Nestas sltuações, Piaget indagava sobre o que as crianças pensavam das regras desses jogos. Piaget também entrevistou as crianças, tentando compreender qual a concepção destas sobre a mentira, a obediência e o castigo. Infelizmente, Jean Piaget não deu prosseguimento ? essa linha de investigação. “O Juízo Moral na Criança” passou a ser praticamente uma obra solitária em meio a vasta produção piagetiana, que abordou em sua quase totalidade a temátlca do desenvolvimento cognitivo.

Compreender o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes em idade escolar é de fundamental importância para aqueles educadores ma formação mais educadores que buscam uma formação mais integral de seus alunos, que não esteja ilimitada pelas competências cognitivas que são historicamente as mais valorizadas pela escola. Em um plano um pouco mais imediato, ajuda também a compreender e a lidar com um problema recorrentemente citado pelos professores como um dos que mais dificultam o trabalho pedagógico, a saber: a indisciplina. . JOGO: O Construtivismo, O Professor e O Aluno Os professores devem se atentar a algumas questões para tomar decisões sobre quais atitudes tomar em relação ao ensino, como, questlonarem a si mesmos sobre, o que significa aprender? O que ocorre quando um aluno aprende e quando um aluno não aprende? E como se pode ajudá-lo? Também devem levar em consideração, como realizar a interação o meio social com o educacional e o cultural, auxiliando na construção do conhecimento do aluno.

Outro fator a ser observado é a questão da diversidade, ligada à tarefa de ensinar, definindo um ensino de qualidade. No construtivismo em relação à criança, podem ser utilizadas diferentes formas der interação, como jogos, por exemplo. Piaget classifica em três tlpos os jogos que as crianças apresentam após a aquisição da linguagem. São eles: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras. “Os jogos de exercício são os primeiros a aparecer. Surgem antes mesmo do aparecimento da linguagem.

Esses exercícios lúdicos correspondem a uma espécie de simples funcionamento por prazer. Predominam por dois anos, mas reaparecem durante toda a infância e mesmo no adulto. (… ) Vejamos, como exemplo, uma das muitas observações realizadas por Piaget: (… ) „quando uma (… ) Vejamos, como exemplo, uma das muitas observações realizadas por Piaget: (… ) „quando uma pessoa pula um riacho pelo prazer de saltar e volta ao ponto de partida para recomeçar, etc. executa os mesmos exercícios que se saltasse por necessidade de passar para a outra margem”. (… ) Piaget divide os ogos de exercício em duas categorias: a) jogos de exercícios simples, que se conservam puramente sensório- motores (correr, pular, jogar bola, etc. ); b) jogos de exercício que envolvem o próprio pensamento (fazer perguntas só por perguntar, etc. )” Os jogos de exercício são interessantes de certa maneira para o aprendizado, na medida em que se repete aquilo que se aprende e se aprende fazendo, interaglndo, traço do construtivismo.

Nos jogos de exercícios simples, são realizadas atividades físicas repetitivas, por exemplo, no meu caso, quando vou ? academia e malho, repito o mesmo movimento diversas vezes no dia seguinte vou novamente e todo o processo se repete. Há também os jogos de exercício que envolvem o próprio pensamento, no qual são formuladas questões pelo prazer de perguntar . “Jogos simbólicos são brincadeiras em que um objeto qualquer representa um objeto ausente. or exemplo, uma criança que brinca de automóvel deslocando uma caixa está simbolicamente representando o automóvel pela caixa. Ela está imaginando, está „fazendo de conta” que a caixa é um automóvel. Em crianças bem novas (de 1 a 2 anos), esses brinquedos de „faz de conta” apresentam-se numa forma que Piaget chamou de „esquema imbolico”_ A criança limita-se a fazer de conta que exerce uma de suas ações habituais: faz de conta que dorme, que se limita-se a fazer de conta que exerce uma de suas ações habituais: faz de conta que dorme, que se lava, que está comendo, etc. … ) O esquema simbólico” é um exercício de atividades próprias, uma auto-imitação. ” (BARROS, 2002, p. 192) Os jogos simbólicos são interessantes para a imaginação da criança, eles estimulam a criação de situações diárias, ela realiza atos de autoimitaçáo, tendo consciência de suas atitudes, reafirmando seu espaço, é nteressante, pois a criança percebe o que ela consegue fazer e esta terá interesse em novos aprendizados para juntar aos que já possui. Os jogos de regras consistem em combinações sensorio- motoras (corridas, saltos, futebol, etc. ) ou intelectuais (xadrez, cartas, etc. ) com competição entre os participantes (sem o que a regra seria inútil) e regulamentados, quer por um código transmitido de geração a geração, quer por acordos momentâneos. (… ) O jogo de regras só é possível após um certo desenvolvimento da inteligência e é característico do indivíduo socializado.

Os jogos de regras são importantes para que as crianças tenham noção de que é necessário seguir as normas estipuladas não somente em um jogo, mas na vida social, como o que o governo estipula, ou o que a mãe estipula para seu filho, por exemplo, horário para estudar, tomar banho, se alimentar, “Os jogos infantis apresentam uma evolução até se aproximarem, por transições quase insensíveis, do trabalho. Vejamos a interferência e as diversas relações entre os jogos de construção ou de criação.

Ao armar uma pilha de cubos por suas dimensões crescentes ou decrescentes, uma criança começa a se atribuir arefas precisas, e se suas dimensões crescentes ou decrescentes, uma criança começa a se atribuir tarefas precisas, e seu jogo de exercício, se torna jogo de construção. Da construção lúdica, ela passará, muito gradualmente, às atividades adaptadas à Vlda real. Com a idade, vai-se enfraquecendo o simbolismo lúdico.

A criança passa a satisfazer suas necessidades de expansão do eu, de compensação e de liquidação de conflitos na sua própria vida real (se esta for normal), e não mais o fará, por meio de sua imaginação, nos jogos. A criança vai aos poucos se tornando mais exigente com seus símbolos. Ela procura cada vez mais aproximá- los do real. Passam, então de símbolos da realidade à imitação desta. Isso leva à transformação dos jogos de exercício simbólicos em jogo de construção, que, mals tarde, serão o trabalho.

Piaget termina seu capítulo sobre a Classificação dos jogos afirmando que somente os jogos de regras escapam a essa lei de involução e desenvolvem-se com a idade. “São quase os únicos que subsistem no adulto. ” Concluindo, todos esses jogos fazem parte de etapas da vida das crianças até a fase adulta. Todos são benéficos, na medida em que trabalham paralelamente om a construção do conhecimento, auxiliando de uma forma divertida na descoberta de habilidades, na construção de atitudes comportamentais e aquisição de conhecimento de mundo.

Conclusão Os jogos como princípios construtivistas surgem coma a proposta de fazer com que o aluno sinta-se satisfeito ao aprender e que este não apenas decore conceitos, mas realmente absorva um conteudo e saiba onde e como aplicá-lo. É importante fazer com que o aluno se interesse pelos estudos e que e saiba onde e como aplicá-lo. É importante fazer com que o aluno se interesse pelos estudos e que estes não sejam ealizados apenas por obrigação, sem um sentido específico na cabeça do aluno, mas que sejam maneiras divertidas/estimulante na busca pela aprendizagem e na aquisição de conhecimentos. ? necessário mostrar à criança que ela deve adquirir conhecimentos para saber como as coisas funcionam, o que ela é capaz de fazer, onde ela pode chegar e também para que ela possa perceber qual área ela tem mais afinidade para poder seguir uma carreira no futuro e ser uma pessoa feliz, realizada e bem-sucedida. Portanto, é possível e necessário juntar a prática ? teoria, pois quando isso ocorre é benéfico para ambos: professores e alunos. Webgrafia Site: http://www. slideshare. et/mayaravp/construtivismo-mayara -vellardi-pinheiro Data de acesso: 17/04/2012 às 18:20 Site: http://www. webestudante. com. br/we/index. php? option— com content=article=297:caracteristicas-do-modelo -construtivista=80:alfab-e-letramento=111 Data de acesso: 17/04/2012 às 18:25 http://wwwmdtbpiaget. blogspot. com. bM Data de acesso: 28/104/2012 ás 18: 29 http://www. slideshare. net/rosinalvaoliveiral 8/construtivism01 Data de acesso: 28/04/2012 às 18:33 http://vuww . partes. com. br/educacao/ojogocomoconteudo. asp Data de acesso: 1 7/041/2012 às 18: 38

Pipa 2 – unip

0

INTRODUÇAO O cenário mercadológico atual condiciona as empresas á preocuparem-se continuamente pela busca de otimização dos processos organizacionais, bem como

Read More

Segunda guerra mundial

0

Segunda Guerra Mundial Sentido horário, de cima para a esquerda: Forças chinesas na Batalha de Wanjialing• forças australianas durante a

Read More